Casa Fonte Boa / João Mendes Ribeiro

Casa Fonte Boa / João Mendes Ribeiro

Casa Fonte Boa / João Mendes Ribeiro - Imagem 2 de 55Casa Fonte Boa / João Mendes Ribeiro - Imagem 3 de 55Casa Fonte Boa / João Mendes Ribeiro - Imagem 4 de 55Casa Fonte Boa / João Mendes Ribeiro - Imagem 5 de 55Casa Fonte Boa / João Mendes Ribeiro - Mais Imagens+ 50

Fonte Boa, Portugal
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  180
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fotógrafo
    Fotografias:José Campos
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Louis Poulsen
  • Colaboradores: Joana Figueiredo, Catarina Fortuna, Filipe Catarino
  • Fundações E Estruturas: Paulo Maranha (ECA Projectos)
  • Instalações Hidráulicas: Paulo Sampaio (ECA Projectos)
  • Instalações Elétricas: Luís Ribeiro (ECA Projectos)
  • Empreiteiro: Civifran
  • Cidade: Fonte Boa
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Casa Fonte Boa / João Mendes Ribeiro - Imagem 12 de 55
© José Campos

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa Fonte Boa é uma habitação unifamiliar construída numa propriedade rural no lugar de Fartosa - Fonte Boa, no concelho de Penela, perto de Coimbra. O pequeno terreno agrícola, constituído maioritariamente por zonas de olival e vinha, situa-se no vale do Rabaçal, na confluência de formações rochosas como o monte Jerumelo, a Serra do Sicó ou a Serra do Espinhal.

Casa Fonte Boa / João Mendes Ribeiro - Imagem 11 de 55
© José Campos

A expressiva paisagem do vale, cuja ocupação com uma villa romana remonta ao séc. IV AC, é caracterizada por vegetação rasteira pontuada por oliveiras de grande porte.

Casa Fonte Boa / João Mendes Ribeiro - Imagem 36 de 55
© José Campos

A casa foi implantada no extremo poente da propriedade, protegida do caminho público que lhe dá acesso e tirando o melhor partido possível da exposição solar, da presença das árvores circundantes e da vista sobre os montes. O seu desenho procurou reduzir ao mínimo as alterações à morfologia do terreno (que descreve uma ligeira pendente no sentido Sudoeste-Nordeste) e manter o maior número possível de árvores pré-existentes no terreno.

Casa Fonte Boa / João Mendes Ribeiro - Imagem 51 de 55
Perspectiva Explodida

Reinterpretando a tipologia da habitação tradicional, a casa é formada por um corpo retangular de dois pisos, com cobertura de duas águas revestida a chapa de zinco, cujo volume se solta do terreno através de um corpo de embasamento em concreto (ocupado por uma pequena garrafeira).

Casa Fonte Boa / João Mendes Ribeiro - Imagem 20 de 55
© José Campos

A partir da rua, a entrada faz-se através de uma interrupção no muro de pedra que limita a propriedade, dando acesso a uma zona de garagem descoberta. A garagem, aberta abaixo da cota do terreno, é delimitada por muros de concreto aparente, pelo pequeno volume semienterrado da lavandaria e pelas escadas de acesso à cota superior.

Casa Fonte Boa / João Mendes Ribeiro - Imagem 28 de 55
© José Campos

Uma sucessão de plataformas conduz ao patamar de entrada na casa, protegida com uma porta corta-vento. No interior, os dois pisos têm uma organização tripartida, com um espaço central de circulações e serviços que articula, ao nível do piso térreo, uma sala de refeições no lado Sudoeste e uma sala de estar no lado Nordeste e, no piso superior, um quarto de cada lado. 

Casa Fonte Boa / João Mendes Ribeiro - Imagem 41 de 55
Planta Baixa - Térreo
Casa Fonte Boa / João Mendes Ribeiro - Imagem 37 de 55
© José Campos
Casa Fonte Boa / João Mendes Ribeiro - Imagem 42 de 55
Planta Baixa - 1º Pavimento

A comunicação entre os dois pisos é feita por um armário/escada que reforça a direção longitudinal da habitação. Todos os espaços interiores se relacionam com o exterior de modo particular, através de um conjunto de grandes vãos e pequenas janelas que intensificam, de formas muito diferentes, a ligação da casa com a paisagem.

Casa Fonte Boa / João Mendes Ribeiro - Imagem 5 de 55
© José Campos

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Fonte Boa / João Mendes Ribeiro" [Fonte Boa House / João Mendes Ribeiro] 04 Set 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/778793/casa-fonte-boa-joao-mendes-ribeiro> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.