O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Habitação Coletiva
  4. Canadá
  5. 5468796 Architecture
  6. 2015
  7. youCUBE / 5468796 Architecture

youCUBE / 5468796 Architecture

youCUBE / 5468796 Architecture
youCUBE / 5468796 Architecture, © James Brittain
© James Brittain

© James Brittain © James Brittain © James Brittain © James Brittain + 34

© James Brittain
© James Brittain

youCUBE é um projeto imobiliário de 18 unidades que explora o potencial de densidade e economia em um lote urbano estreito, de 20 por 80 metros. Situado no extremo norte da costa, o projeto encontra-se em um lote comum, descuidado com uma visibilidade limitada do rio próximo a um entorno industrial.

© James Brittain
© James Brittain

Com um orçamento modesto e experiência em construção de habitação, o arquiteto necessitava de um projeto que pudesse ser construído utilizando métodos comuns por empreiteiros residenciais. Em resposta, o projeto desafia o desenho de complexos multifamiliares convencionais com uma configuração modular e mais acessível de casas individuais, que vai além da demanda projetual para incluir um amplo espaço ao ar livre inspirado nos espaços internos.

Diagrama do Programa
Diagrama do Programa

A composição final une habitações de três e quatro pavimentos juntas em uma praça dividida que eleva-se 1,8 metros acima da calçada, para sugerir privacidade e segurança, sem perder uma conexão com a rua. A praça oferece acesso a todas as casas e agrida um novo caminho de entrada e estacionamento de veículos. Cada unidade culmina em um pátio superior com espetaculares vistas 360° ao horizonte, com visões do rio e da cidade. Juntos, esses espaços elevam aos residentes acima de seu entorno industrial, capturando vistas anteriormente inacessíveis, e formando uma comunidade permanente em um local de transição.

© James Brittain
© James Brittain

Com o objetivo de manter o custo-benefício positivo do projeto, o desenho consiste em duas unidades de tamanho padrão 5,5m x 6m ou 5,5m x 8,5m; cada um com duas opções de layout interior. O primeiro layout é o mais tradicional e distribui os espaços públicos no pavimento principal, enquanto o outro os implanta nos pavimentos superiores, para um maior acesso de luz e a possibilidade de ter vistas panorâmicas. Assim como em uma casa comum, os sótãos foram feitos de concreto in loco, enquanto que os pavimentos superiores são montagens tradicionais de estruturas de madeira.

Planta Primeiro Pavimento
Planta Primeiro Pavimento

Os cubos foram revestidos em estuque branco simples, o que reflete a luz na praça e oferece um contraponto moderno aos edifícios vizinhos. Além de agilizar o processo de construção, o desenho vertical dos condomínios também deixa mais espaço para instalações ao ar livre ao longo do limite com a calçada, incorporando pequenas entradas de espaços verdes, mini pátios e acessos aos recintos comerciais que oferecem oportunidade de emprego aos residentes.

© James Brittain
© James Brittain

No interior, cada unidade se define por um "envoltório" arquitetônico, um elemento de projeto que esculpe o interior de uma seqüência fluida de casas de planta livre dentro de um amplo volume repleto de luz. Tocando em apenas duas paredes por vez, o envoltório demarca pavimentos e meios níveis ao mover-se através do espaço, gerando vistas dramáticas aos espaços situados abaixo.

© James Brittain
© James Brittain

O "envoltório" relaciona-se às paredes do cubo, apoiando-se sobre si mesmo, ou continuando até acima para formar os vãos. As alturas das coberturas elevam-se até 11 metros, filtrando a luz do dia a partir do pavimento superior até chegar ao térreo. Esse envoltório torna-se o mediador entre a simplicidade da fachada do edifício e a complexidade da vida que ocorre em seu interior.

© James Brittain
© James Brittain
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato. Cita: "youCUBE / 5468796 Architecture" [youCUBE / 5468796 Architecture] 17 Dez 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Brant, Julia) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/778736/youcube-5468796-architecture> ISSN 0719-8906