Centro de Artes HOME / Mecanoo

Centro de Artes HOME / Mecanoo - Imagem 2 de 20Centro de Artes HOME / Mecanoo - Imagem 3 de 20Centro de Artes HOME / Mecanoo - Imagem 4 de 20Centro de Artes HOME / Mecanoo - Imagem 5 de 20Centro de Artes HOME / Mecanoo - Mais Imagens+ 15

  • Arquitetos: Mecanoo
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  7600
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fotógrafo
    Fotografias:Mecanoo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Steel Color, Trimo
  • Gestão De Projeto: MACE
  • Consultoria Engenharia Estrutural, Elétrica E Mecânica; Prevenção De Incêndio, Física Construtiva E Acústica: BuroHappold Engineering
  • Gestão De Projeto E Consultoria Em Orçamentos: AECOM Design Management
  • Consultoria Teatrografia: Theateradvies and Charcoalblue
  • Arquitetura Paisagística: Planit-IE
  • Construção: Wates Construction
  • Arquitetura Interiores: Mecanoo em colaboração com Concrete
  • Cliente: Prefeitura de Manchester
  • Cidade: Manchester
  • País: Reino Unido
Mais informaçõesMenos informações
Centro de Artes HOME / Mecanoo - Imagem 5 de 20
© Mecanoo

Casa Cultural

Localizada na First Street, HOME forma o centro cultural de uma das maiores áreas de desenvolvimento do centro de Manchester - um edifício que atua como catalisador de toda a área do entorno. Como base para uma nova organização formada pela fusão da Cornerhouse e The Library Theatre Company, HOME foi projetada para permitir a comissão, produção e apresentação de projetos artísticos criticamente engajados e tecnicamente complexos, assim como abrigar eventos culturais de grande escala. O orçamento geral para HOME foi de £25 milhões. Seu impressionante exterior atua como um forte atrativo, enquanto que seus espaços públicos e áreas sociais internas são agradáveis e aconchegantes. HOME é como um segundo lar, uma casa cultural: um lugar para produzir, encontrar e socializar, lado a lado com o melhor das artes visuais, teatro e filmes internacional e contemporânea.

Centro de Artes HOME / Mecanoo - Imagem 6 de 20
© Mecanoo
Centro de Artes HOME / Mecanoo - Imagem 15 de 20
Implantação
Centro de Artes HOME / Mecanoo - Imagem 3 de 20
© Mecanoo

Identidade

Conectando a zona da First Street com o centro da cidade, o edifício está localizado em um terreno triangular entre os arcos da linha férrea e uma nova praça pública. A forma característica do edifício cria forte identidade visual. A fachada em vidro adornada com brises irregularmente espaçados se abre onde áreas públicas estão localizadas, conferindo ao edifício uma aparência variada e dinâmica. Dependendo das condições climáticas, a cor de sua fachada varia de preto para azul e para verde. Um terraço está localizado protegido por um grande balanço, conectando o café com a praça pública que pode ser utilizada para eventos culturais externos. No interior do edifício, sua planta triangular resulta em uma série de salas únicas habitadas dentro de três esquinas, incluindo a galeria, o restaurante, e um dos cinco cinemas que possui uma tela curva. 

Centro de Artes HOME / Mecanoo - Imagem 2 de 20
© Mecanoo

Intimidade

O conceito interno e a disposição geral se assemelha a uma sala de estar urbana, com uma sensação de aconchego e intimidade. Os pisos de concreto e paredes em tons frios contrastam com o carvalho de cor quente dos bares. O uso de materiais crus como a madeira, concreto, aço e vidro destacam a identidade da HOME e a missão em proporcionar artes e cultura de ponta.

Centro de Artes HOME / Mecanoo - Imagem 14 de 20
© Mecanoo

Caixa de Escada

A grande escadaria central de HOME atua como um espaço social informal, conectando os diferentes usos do espaço: teatro, cinema e galeria. Encoraja os visitantes a usar as escadas ao invés dos elevadores como rota de circulação ao longo do edifício. Os bares em cada pavimento e o restaurante estão localizados entre estas áreas, integrados na característica escadaria. O restaurante no térreo é uma parte essencial do conceito de arte e cultura, onde os visitantes podem desfrutar de refeições antes de um espetáculo ou uma taça de vinho depois do trabalho. Ao oferecer comidas e bebidas em vários lugares, as diferentes partes do edifício podem facilmente ser independentes no caso de eventos.

Centro de Artes HOME / Mecanoo - Imagem 9 de 20
© Mecanoo

Isolamento acústico

O teatro principal no térreo contém 500 assentos coloridos dispostos em três níveis. Foi projetado de maneira a nenhum espectador estar mais do que 15 metros do palco. O foyer adjacente serve como espaço multifuncional que também pode ser utilizado fora do horário do teatro. O espaço de teatro menor e flexível possui 150 assentos e está localizado no primeiro pavimento. O terceiro pavimento abriga cinco salas de cinema de tamanhos variados para permitir grande flexibilidade de programações. O espaço de galeria flexível possui pé-direito de quatro metros no pavimento térreo e é destinado a acomodar as instalações de arte visuais contemporâneas das mais ambiciosas. A excelência no isolamento acústico evita que os ruídos da ferrovia próxima atrapalhem as operações dos teatros e cinemas, e permitem que todos sejam usados simultaneamente.

Centro de Artes HOME / Mecanoo - Imagem 10 de 20
© Mecanoo

­

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Manchester, Reino Unido

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Centro de Artes HOME / Mecanoo" [HOME Arts Center / Mecanoo] 29 Dez 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/778620/home-arts-center-mecanoo> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.