O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Centro De Artes Visuais
  4. Reino Unido
  5. Mecanoo
  6. 2015
  7. Centro de Artes HOME / Mecanoo

Centro de Artes HOME / Mecanoo

Centro de Artes HOME / Mecanoo
Centro de Artes HOME / Mecanoo, © Mecanoo
© Mecanoo

© Mecanoo © Mecanoo © Mecanoo © Mecanoo + 20

  • Gestão de Projeto

    MACE
  • Consultoria Engenharia Estrutural, elétrica e mecânica; Prevenção de Incêndio, física construtiva e acústica

    BuroHappold Engineering
  • Gestão de Projeto e consultoria em Orçamentos

    AECOM Design Management
  • Consultoria Teatrografia

    Theateradvies and Charcoalblue
  • Arquitetura Paisagística

    Planit-IE
  • Construção

    Wates Construction
  • Arquitetura interiores

    Mecanoo em colaboração com Concrete
  • Cliente

    Prefeitura de Manchester
  • Mais informações Menos informações
© Mecanoo
© Mecanoo

Casa Cultural

Localizada na First Street, HOME forma o centro cultural de uma das maiores áreas de desenvolvimento do centro de Manchester - um edifício que atua como catalisador de toda a área do entorno. Como base para uma nova organização formada pela fusão da Cornerhouse e The Library Theatre Company, HOME foi projetada para permitir a comissão, produção e apresentação de projetos artísticos criticamente engajados e tecnicamente complexos, assim como abrigar eventos culturais de grande escala. O orçamento geral para HOME foi de £25 milhões. Seu impressionante exterior atua como um forte atrativo, enquanto que seus espaços públicos e áreas sociais internas são agradáveis e aconchegantes. HOME é como um segundo lar, uma casa cultural: um lugar para produzir, encontrar e socializar, lado a lado com o melhor das artes visuais, teatro e filmes internacional e contemporânea.

© Mecanoo
© Mecanoo
Implantação
Implantação
© Mecanoo
© Mecanoo

Identidade

Conectando a zona da First Street com o centro da cidade, o edifício está localizado em um terreno triangular entre os arcos da linha férrea e uma nova praça pública. A forma característica do edifício cria forte identidade visual. A fachada em vidro adornada com brises irregularmente espaçados se abre onde áreas públicas estão localizadas, conferindo ao edifício uma aparência variada e dinâmica. Dependendo das condições climáticas, a cor de sua fachada varia de preto para azul e para verde. Um terraço está localizado protegido por um grande balanço, conectando o café com a praça pública que pode ser utilizada para eventos culturais externos. No interior do edifício, sua planta triangular resulta em uma série de salas únicas habitadas dentro de três esquinas, incluindo a galeria, o restaurante, e um dos cinco cinemas que possui uma tela curva. 

© Mecanoo
© Mecanoo

Intimidade

O conceito interno e a disposição geral se assemelha a uma sala de estar urbana, com uma sensação de aconchego e intimidade. Os pisos de concreto e paredes em tons frios contrastam com o carvalho de cor quente dos bares. O uso de materiais crus como a madeira, concreto, aço e vidro destacam a identidade da HOME e a missão em proporcionar artes e cultura de ponta.

© Mecanoo
© Mecanoo

Caixa de Escada

A grande escadaria central de HOME atua como um espaço social informal, conectando os diferentes usos do espaço: teatro, cinema e galeria. Encoraja os visitantes a usar as escadas ao invés dos elevadores como rota de circulação ao longo do edifício. Os bares em cada pavimento e o restaurante estão localizados entre estas áreas, integrados na característica escadaria. O restaurante no térreo é uma parte essencial do conceito de arte e cultura, onde os visitantes podem desfrutar de refeições antes de um espetáculo ou uma taça de vinho depois do trabalho. Ao oferecer comidas e bebidas em vários lugares, as diferentes partes do edifício podem facilmente ser independentes no caso de eventos.

© Mecanoo
© Mecanoo

Isolamento acústico

O teatro principal no térreo contém 500 assentos coloridos dispostos em três níveis. Foi projetado de maneira a nenhum espectador estar mais do que 15 metros do palco. O foyer adjacente serve como espaço multifuncional que também pode ser utilizado fora do horário do teatro. O espaço de teatro menor e flexível possui 150 assentos e está localizado no primeiro pavimento. O terceiro pavimento abriga cinco salas de cinema de tamanhos variados para permitir grande flexibilidade de programações. O espaço de galeria flexível possui pé-direito de quatro metros no pavimento térreo e é destinado a acomodar as instalações de arte visuais contemporâneas das mais ambiciosas. A excelência no isolamento acústico evita que os ruídos da ferrovia próxima atrapalhem as operações dos teatros e cinemas, e permitem que todos sejam usados simultaneamente.

© Mecanoo
© Mecanoo

­

Ver a galeria completa

Localização do Projeto

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Centro de Artes HOME / Mecanoo" [HOME Arts Center / Mecanoo] 29 Dez 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Santiago Pedrotti, Gabriel) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/778620/home-arts-center-mecanoo> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.