Escritórios CPC-IS / XYZ Arquitectos

Escritórios CPC-IS / XYZ Arquitectos - Imagem 2 de 26Escritórios CPC-IS / XYZ Arquitectos - Imagem 3 de 26Escritórios CPC-IS / XYZ Arquitectos - Imagem 4 de 26Escritórios CPC-IS / XYZ Arquitectos - Imagem 5 de 26Escritórios CPC-IS / XYZ Arquitectos - Mais Imagens+ 21

Escritórios CPC-IS / XYZ Arquitectos - Imagem 4 de 26
© Luís Ferreira Alves

Descrição enviada pela equipe de projeto. O prédio de térreo e 2 andares é uma edificação do final de século XIX, início do século XX. Apresentava a degradação normal, fruto das modificações não estruturantes das diversas ocupações que foi tendo.

Escritórios CPC-IS / XYZ Arquitectos - Imagem 9 de 26
© Luís Ferreira Alves

A ocupação funcional do imóvel ao longo dos anos foi diversa. Os pisos superiores encontravam-se devolutos, continuando o térreo com uma ocupação comercial. 

Escritórios CPC-IS / XYZ Arquitectos - Imagem 18 de 26
Planta - Pavimento Térreo

A intervenção teve como objetivo a recuperação desses pisos tendo em conta o programa proposto pelo proprietário para o uso pretendido e o controlo de custos.

Escritórios CPC-IS / XYZ Arquitectos - Imagem 11 de 26
© Luís Ferreira Alves

O espaço destinado a escritórios exigia uma libertação dimensional e funcional, que não viesse a comprometer futuras afetações.

Escritórios CPC-IS / XYZ Arquitectos - Imagem 3 de 26
© Luís Ferreira Alves

Uma análise minuciosa do existente orientou o trabalho no sentido de recuperar elementos caracterizadores do espaço e do tempo, introduzindo novos elementos de linguagem e conforto contemporâneos. Procurou-se um diálogo integrado dos respectivos tempos e espaços em relação aos valores estéticos, técnicas construtivas e funcionalidade, sem deixar de assumir claramente o momento da intervenção.

Escritórios CPC-IS / XYZ Arquitectos - Imagem 19 de 26
Planta - Primeiro Pavimento

Os pormenores decorativos dos estuques do tecto do hall foram valorizados com a introdução de iluminação indireta através do tecto falso ligeiramente afastado sob a claraboia existente.

Escritórios CPC-IS / XYZ Arquitectos - Imagem 2 de 26
© Luís Ferreira Alves

Todos os espaços foram reorganizados e tratados, com destaque para o pátio interior no piso 1, onde foi construída uma estrutura metálica com Deck transformando-se num amplo e funcional espaço valorizado pela luminosidade zenital.

Escritórios CPC-IS / XYZ Arquitectos - Imagem 20 de 26
Detalhe

Os espaços beneficiaram, na generalidade, da alteração cromática e da aplicação pontual de novos materiais conferindo-lhe maior contemporaneidade ambiental. A alteração mais significativa foi operada ao nível do piso 2, espaço mais degradado e com aparente menor funcionalidade.

Escritórios CPC-IS / XYZ Arquitectos - Imagem 12 de 26
© Luís Ferreira Alves

Em termos técnicos foi necessário recorrer à aplicação de gesso cartonado nas paredes e tectos, depois de isolados termicamente, conjugando no entanto esse material com elementos originais, deixando assim a memória das técnicas construtivas e materiais da época em pequenas áreas envidraçadas que resultaram em marcantes elementos no espaço.

Escritórios CPC-IS / XYZ Arquitectos - Imagem 7 de 26
© Luís Ferreira Alves

Todo o nosso esforço foi no sentido de procurar uma nova identidade para este espaço, sem perder a presença do passado que encontramos.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Porto, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Escritórios CPC-IS / XYZ Arquitectos" [CPC-IS Offices / XYZ Arquitectos] 08 Dez 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/778465/escritorios-cpc-is-xyz-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.