O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Escritórios
  4. Portugal
  5. XYZ Arquitectos
  6. 2007
  7. Escritórios CPC-IS / XYZ Arquitectos

Escritórios CPC-IS / XYZ Arquitectos

Escritórios CPC-IS / XYZ Arquitectos
Escritórios CPC-IS / XYZ Arquitectos, © Luís Ferreira Alves
© Luís Ferreira Alves

© Luís Ferreira Alves © Luís Ferreira Alves © Luís Ferreira Alves © Luís Ferreira Alves + 26

© Luís Ferreira Alves
© Luís Ferreira Alves

Descrição enviada pela equipe de projeto. O prédio de térreo e 2 andares é uma edificação do final de século XIX, início do século XX. Apresentava a degradação normal, fruto das modificações não estruturantes das diversas ocupações que foi tendo.

© Luís Ferreira Alves
© Luís Ferreira Alves

A ocupação funcional do imóvel ao longo dos anos foi diversa. Os pisos superiores encontravam-se devolutos, continuando o térreo com uma ocupação comercial. 

Planta - Pavimento Térreo
Planta - Pavimento Térreo

A intervenção teve como objetivo a recuperação desses pisos tendo em conta o programa proposto pelo proprietário para o uso pretendido e o controlo de custos.

© Luís Ferreira Alves
© Luís Ferreira Alves

O espaço destinado a escritórios exigia uma libertação dimensional e funcional, que não viesse a comprometer futuras afetações.

© Luís Ferreira Alves
© Luís Ferreira Alves

Uma análise minuciosa do existente orientou o trabalho no sentido de recuperar elementos caracterizadores do espaço e do tempo, introduzindo novos elementos de linguagem e conforto contemporâneos. Procurou-se um diálogo integrado dos respectivos tempos e espaços em relação aos valores estéticos, técnicas construtivas e funcionalidade, sem deixar de assumir claramente o momento da intervenção.

Planta - Primeiro Pavimento
Planta - Primeiro Pavimento

Os pormenores decorativos dos estuques do tecto do hall foram valorizados com a introdução de iluminação indireta através do tecto falso ligeiramente afastado sob a claraboia existente.

© Luís Ferreira Alves
© Luís Ferreira Alves

Todos os espaços foram reorganizados e tratados, com destaque para o pátio interior no piso 1, onde foi construída uma estrutura metálica com Deck transformando-se num amplo e funcional espaço valorizado pela luminosidade zenital.

Detalhe
Detalhe

Os espaços beneficiaram, na generalidade, da alteração cromática e da aplicação pontual de novos materiais conferindo-lhe maior contemporaneidade ambiental. A alteração mais significativa foi operada ao nível do piso 2, espaço mais degradado e com aparente menor funcionalidade.

© Luís Ferreira Alves
© Luís Ferreira Alves

Em termos técnicos foi necessário recorrer à aplicação de gesso cartonado nas paredes e tectos, depois de isolados termicamente, conjugando no entanto esse material com elementos originais, deixando assim a memória das técnicas construtivas e materiais da época em pequenas áreas envidraçadas que resultaram em marcantes elementos no espaço.

© Luís Ferreira Alves
© Luís Ferreira Alves

Todo o nosso esforço foi no sentido de procurar uma nova identidade para este espaço, sem perder a presença do passado que encontramos.

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato. Cita: "Escritórios CPC-IS / XYZ Arquitectos" [CPC-IS Offices / XYZ Arquitectos] 08 Dez 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Delaqua, Victor) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/778465/escritorios-cpc-is-xyz-arquitectos> ISSN 0719-8906