O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Arquitetura Cultural
  4. Argentina
  5. Airaudo
  6. 2013
  7. Novo Centro Cultural de Rafaela / Airaudo + Caballero + Giménez Rita + Llonch

Remodelaçao

Apresentado por the MINI Clubman

Novo Centro Cultural de Rafaela / Airaudo + Caballero + Giménez Rita + Llonch

Novo Centro Cultural de Rafaela / Airaudo + Caballero + Giménez Rita + Llonch
Novo Centro Cultural de Rafaela  / Airaudo + Caballero + Giménez Rita + Llonch , © Federico Cairoli
© Federico Cairoli

© Federico Cairoli © Federico Cairoli © Federico Cairoli © Federico Cairoli + 32

  • Colaboradores

    Pablo Leguizamón, Mariana Carnevale, Jaime Cumpa Lopez, Manuel Giró
  • Maquetes

    Guido Altuzarra
  • Construção

    Menara Construcciones
  • Cálculo Estrutural

    Orengo y Asociados
  • Mais informações Menos informações

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto para o Antigo Mercado Municipal nasce da premissa de devolver ao edifício sua elegância e orgulho com que foi projetado, restaurando suas fachadas originais e restabelecendo outra vez as entradas sobre seus eixos, recuperando seu caráter de mercado tombado.

© Federico Cairoli
© Federico Cairoli

Compreendemos também que para devolver ao novo espaço do antigo Mercado sua condição pública, e seu caráter histórico, precisaríamos dotá-lo com um programa diário e cotidiano, para que seu uso seja contínuo e permanente por parte da população.

Novo Centro Cultural de Rafaela  / Airaudo + Caballero + Giménez Rita + Llonch , © Federico Cairoli
© Federico Cairoli

Assim nasceu a ideia de transformar o antigo mercado nos programas culturais que operam diariamente e diferenciar-los da Área da Convenção e Eventos, onde seu uso é pontual e limitado. Este novo edifício Convenção da Área e Eventos/Hotel/Escritórios é projetado independente e especificamente para estas funções, e estará dotado acústica e tecnologicamente para tais programas.

© Federico Cairoli
© Federico Cairoli

Entorno Urbano

Entre o antigo mercado e o novo edifício da Área de Convenções / Hotel / Escritórios criamos uma praça única como uma entrada urbana ao novo complexo cultural, que se abre ao sul para a Rua San Martín, ao Cine Bergrano e de maneira mais conceitual ao Boulevard Santa Fe com uma geometria marcada pelos dois tecidos urbanos existentes da cidade.

© Federico Cairoli
© Federico Cairoli

Pensamos que este novo espaço de caráter claramente público gerará um percurso pedonal potenciado pela proximidade do Boulevard Santa Fe, assim como também a sua proximidade com o Parque "Feria de los Artesanos".

Planta Implantação
Planta Implantação

A nova entrada urbana, através desta nova praça pública, serve de expansão dos programas culturais e de eventos do novo complexo, lugar onde é possível gerar encontros casuais e o desenvolvimento de atividades educativas, lúdicas e artísticas tais como feira de livros, jogos infantis, leitura informal, concertos e exposições, etc.

© Federico Cairoli
© Federico Cairoli

Caráter do Complexo Cultural

A volumetria original do antigo Mercado é mantida e suas fachadas restauradas, os espaços de uso misto estão dispostos no perímetro do edifício, muitos deles com acesso independente quando necessário. O espaço central permanece aberto e apenas se constitui por um volume simples, como uma bandeja, que parece pairar sobre esta grande área. 

© Federico Cairoli
© Federico Cairoli

No térreo está o Museu de Belas Artes Urbano Poggi e o Museu da Fotografia, com entrada independente a partir da Rua Ciudad de Esperança à oeste do complexo, permitindo assim sua independência de uso quando os museus assim o necessitarem.

Planta Baixa Térreo
Planta Baixa Térreo

No grande espaço do antigo mercado está a Biblioteca “Lermo Balbi”, localizada no térreo com vistas para a nova praça de acesso e com sua expansão com o espaço de leitura e bar literário sob o grande teto do mercado. Sobre o volumes simples semelhante a uma bandeja do espaço central está localizado o Liceo Municipal "Miguel Flores", onde os ateliês são concebidos como grandes varandas em direção à área central e a nova praça urbana.

© Federico Cairoli
© Federico Cairoli

Área de Convenções Exposições e Eventos

A Área de Convenções, Exposições e Eventos está contida em um novo edifício à leste do antigo Mercado Municipal, com entrada independente e com conexão interna ao complexo cultural, podendo assim obter autonomia e conectividade interna quando o programa exigir.

Corte Transversal 4
Corte Transversal 4

Sobre a fachada leste,está o estacionamento de veículos, carga e descarga de equipamentos e serviços, se diferenciando da entrada geral através da praça pública

© Federico Cairoli
© Federico Cairoli

O Hotel / Escritórios está localizado na Rua Sarmiento, com sua fachada principal ao norte, aproveitando a luz natural e as vistas da cidade. Também conta com entrada independente e está conectado internamente com a área de Convenções, Exposições e Eventos.

Fachada 3
Fachada 3

Etapas

É de grande importância entender que um projeto de tal dimensão e magnitude não pode ser construído de uma só vez. Então nós achamos que um processo em etapas razoável que não impeça a funcionalidade clara do edifício, nem a interrupção dos programas vigentes no complexo.

© Federico Cairoli
© Federico Cairoli

A primeira etapa está destinada à restauração do antigo mercado municipal, devolvendo seu caráter original e de patrimônio, e a nova construção da plataforma em bandeja do espaço central. Uma vez terminada a primeira etapa, os programas que hoje funcionam nos edifícios anexos ao mercado foram realocados, interrompendo assim o funcionamento destes apenas no período de mudança.

© Federico Cairoli
© Federico Cairoli

A segunda etapa será a demolição de ditos edifício anexos por fora do antigo mercado. A terceira etapa está dedicada à construção da Área de Convenções e Eventos, por ser independente do restante, não impedirá que o resto do programa funcione com normalidade durante sua construção.

© Federico Cairoli
© Federico Cairoli

A quarta etapa constituirá da construção do Hotel / Escritórios, e devido a sua localização, o Centro Cultural e a Área de Convenções e Eventos são sofrerá mudanças até sua finalização.

© Federico Cairoli
© Federico Cairoli

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Airaudo
Escritório
Caballero
Escritório
Giménez Rita
Escritório
Llonch
Escritório
Cita: "Novo Centro Cultural de Rafaela / Airaudo + Caballero + Giménez Rita + Llonch " [Nuevo Centro Cultural de Rafaela / Airaudo + Caballero + Giménez Rita + Llonch ] 12 Dez 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Santiago Pedrotti, Gabriel) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/778392/novo-centro-cultural-de-rafaela-airaudo-plus-caballero-plus-gimenez-rita-plus-llonch> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.