O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Arquitetura Cultural
  4. Argentina
  5. Airaudo
  6. 2013
  7. Novo Centro Cultural de Rafaela / Airaudo + Caballero + Giménez Rita + Llonch

Remodelaçao

Apresentado por the MINI Clubman

Novo Centro Cultural de Rafaela / Airaudo + Caballero + Giménez Rita + Llonch

Novo Centro Cultural de Rafaela / Airaudo + Caballero + Giménez Rita + Llonch
Novo Centro Cultural de Rafaela  / Airaudo + Caballero + Giménez Rita + Llonch , © Federico Cairoli
© Federico Cairoli

© Federico Cairoli © Federico Cairoli © Federico Cairoli © Federico Cairoli + 32

  • Colaboradores

    Pablo Leguizamón, Mariana Carnevale, Jaime Cumpa Lopez, Manuel Giró
  • Maquetes

    Guido Altuzarra
  • Construção

    Menara Construcciones
  • Cálculo Estrutural

    Orengo y Asociados
  • Mais informações Menos informações

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto para o Antigo Mercado Municipal nasce da premissa de devolver ao edifício sua elegância e orgulho com que foi projetado, restaurando suas fachadas originais e restabelecendo outra vez as entradas sobre seus eixos, recuperando seu caráter de mercado tombado.

© Federico Cairoli
© Federico Cairoli

Compreendemos também que para devolver ao novo espaço do antigo Mercado sua condição pública, e seu caráter histórico, precisaríamos dotá-lo com um programa diário e cotidiano, para que seu uso seja contínuo e permanente por parte da população.

Novo Centro Cultural de Rafaela  / Airaudo + Caballero + Giménez Rita + Llonch , © Federico Cairoli
© Federico Cairoli

Assim nasceu a ideia de transformar o antigo mercado nos programas culturais que operam diariamente e diferenciar-los da Área da Convenção e Eventos, onde seu uso é pontual e limitado. Este novo edifício Convenção da Área e Eventos/Hotel/Escritórios é projetado independente e especificamente para estas funções, e estará dotado acústica e tecnologicamente para tais programas.

© Federico Cairoli
© Federico Cairoli

Entorno Urbano

Entre o antigo mercado e o novo edifício da Área de Convenções / Hotel / Escritórios criamos uma praça única como uma entrada urbana ao novo complexo cultural, que se abre ao sul para a Rua San Martín, ao Cine Bergrano e de maneira mais conceitual ao Boulevard Santa Fe com uma geometria marcada pelos dois tecidos urbanos existentes da cidade.

© Federico Cairoli
© Federico Cairoli

Pensamos que este novo espaço de caráter claramente público gerará um percurso pedonal potenciado pela proximidade do Boulevard Santa Fe, assim como também a sua proximidade com o Parque "Feria de los Artesanos".

Planta Implantação
Planta Implantação

A nova entrada urbana, através desta nova praça pública, serve de expansão dos programas culturais e de eventos do novo complexo, lugar onde é possível gerar encontros casuais e o desenvolvimento de atividades educativas, lúdicas e artísticas tais como feira de livros, jogos infantis, leitura informal, concertos e exposições, etc.

© Federico Cairoli
© Federico Cairoli

Caráter do Complexo Cultural

A volumetria original do antigo Mercado é mantida e suas fachadas restauradas, os espaços de uso misto estão dispostos no perímetro do edifício, muitos deles com acesso independente quando necessário. O espaço central permanece aberto e apenas se constitui por um volume simples, como uma bandeja, que parece pairar sobre esta grande área. 

© Federico Cairoli
© Federico Cairoli

No térreo está o Museu de Belas Artes Urbano Poggi e o Museu da Fotografia, com entrada independente a partir da Rua Ciudad de Esperança à oeste do complexo, permitindo assim sua independência de uso quando os museus assim o necessitarem.

Planta Baixa Térreo
Planta Baixa Térreo

No grande espaço do antigo mercado está a Biblioteca “Lermo Balbi”, localizada no térreo com vistas para a nova praça de acesso e com sua expansão com o espaço de leitura e bar literário sob o grande teto do mercado. Sobre o volumes simples semelhante a uma bandeja do espaço central está localizado o Liceo Municipal "Miguel Flores", onde os ateliês são concebidos como grandes varandas em direção à área central e a nova praça urbana.

© Federico Cairoli
© Federico Cairoli

Área de Convenções Exposições e Eventos

A Área de Convenções, Exposições e Eventos está contida em um novo edifício à leste do antigo Mercado Municipal, com entrada independente e com conexão interna ao complexo cultural, podendo assim obter autonomia e conectividade interna quando o programa exigir.

Corte Transversal 4
Corte Transversal 4

Sobre a fachada leste,está o estacionamento de veículos, carga e descarga de equipamentos e serviços, se diferenciando da entrada geral através da praça pública

© Federico Cairoli
© Federico Cairoli

O Hotel / Escritórios está localizado na Rua Sarmiento, com sua fachada principal ao norte, aproveitando a luz natural e as vistas da cidade. Também conta com entrada independente e está conectado internamente com a área de Convenções, Exposições e Eventos.

Fachada 3
Fachada 3

Etapas

É de grande importância entender que um projeto de tal dimensão e magnitude não pode ser construído de uma só vez. Então nós achamos que um processo em etapas razoável que não impeça a funcionalidade clara do edifício, nem a interrupção dos programas vigentes no complexo.

© Federico Cairoli
© Federico Cairoli

A primeira etapa está destinada à restauração do antigo mercado municipal, devolvendo seu caráter original e de patrimônio, e a nova construção da plataforma em bandeja do espaço central. Uma vez terminada a primeira etapa, os programas que hoje funcionam nos edifícios anexos ao mercado foram realocados, interrompendo assim o funcionamento destes apenas no período de mudança.

© Federico Cairoli
© Federico Cairoli

A segunda etapa será a demolição de ditos edifício anexos por fora do antigo mercado. A terceira etapa está dedicada à construção da Área de Convenções e Eventos, por ser independente do restante, não impedirá que o resto do programa funcione com normalidade durante sua construção.

© Federico Cairoli
© Federico Cairoli

A quarta etapa constituirá da construção do Hotel / Escritórios, e devido a sua localização, o Centro Cultural e a Área de Convenções e Eventos são sofrerá mudanças até sua finalização.

© Federico Cairoli
© Federico Cairoli

Ver a galeria completa

Localização do Projeto

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Escritório
Cita: "Novo Centro Cultural de Rafaela / Airaudo + Caballero + Giménez Rita + Llonch " [Nuevo Centro Cultural de Rafaela / Airaudo + Caballero + Giménez Rita + Llonch ] 12 Dez 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Santiago Pedrotti, Gabriel) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/778392/novo-centro-cultural-de-rafaela-airaudo-plus-caballero-plus-gimenez-rita-plus-llonch> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.