O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Transporte
  4. Espanha
  5. ISMO Arquitectura
  6. 2015
  7. Estação de Ônibus em Trujillo / Ismo Arquitectura

Estação de Ônibus em Trujillo / Ismo Arquitectura

Estação de Ônibus em Trujillo / Ismo Arquitectura
Estação de Ônibus em Trujillo  / Ismo Arquitectura, © Fernando Alda
© Fernando Alda

© Fernando Alda © Fernando Alda © Fernando Alda © Fernando Alda + 35

  • Arquitetos

  • Localização

    Trujillo, Cáceres, Espanha
  • Arquitetos Parceiros

    Isabel Amores + Modesto García
  • Área

    2643.0 m2
  • Ano do projeto

    2015
  • Fotografias

    • Arquiteto Colaborador

      Isabel González
    • Estrutural

      M. del Mar Muñoz‐Reja, Alejandro Cabanas
    • Instalações

      Laura Fernández, Felipe Ramos, Salvador Ruiz
    • Orçamentos

      Jorge Ayala
    • Mais informações Menos informações

    Implantação

    Quando a estrada se transforma em cruzamento, os penhascos dão lugar a um perfil de pedras esculpidas pelo homem e pela história. Um grande armazém de tubos de concreto o interrompe para mostrar a importância do fator da criação de gado nestas terras difíceis. Nesta área de fronteira entre o campo e a cidade, onde o traçado urbano tem diluído a individualidade, um plano urbanístico busca a integração através de uma trilha de gado e uma grande área verde onde a estação de ônibus de Trujillo está localizada.

    © Fernando Alda
    © Fernando Alda

    Neste campo de rochedos tão expostos ao tempo fica esta arquitetura ligada ao substrato, erguida o mínimo possível apenas para se proteger de fora, como uma grande "pedra" que se ergue para nos colocarmos sob ela.

    © Fernando Alda
    © Fernando Alda

    Acesso

    Uma vez dentro do terreno estão duas dimensões bem distintas: uma delas, a plataforma para o trânsito de veículos e outra associada com os movimentos do viajante. Acessos são iguais, para que os ônibus que entram e saem através da elevação natural do terreno, sem rampas para interferir o mínimo possível em seus movimentos; o acesso de pedestres é através do topo, próximo à cidade. Plataformas suaves introduzem a rua em pedra para parar sob a 'grande pedra', de acesso à estação.

    Ground Floor Plan
    Ground Floor Plan

    Funcionalidade

    Sob a "pedra", estrutura inclinada, sai do substrato, se dobra e aumenta de volume transformando o estacionamento do pessoal área de manutenção de ônibus em docas de cobertura e plataformas. O espaço exterior horizontal é concebido como o verdadeiro átrio entrada e saída para o tráfego de pedestres. A "pedra" é perfurada por luz: no exterior algumas claraboias nos guiam em direção à entrada, estendendo-se dentro do edifício e em pátios, caixas de vidro sob a laje de cobertura, permeável às plataformas, um único espaço horizontal e aberto em continuidade visual de interior / exterior.

    © Fernando Alda
    © Fernando Alda

    Esses pátios, na direção das viagens internas materializados como armários translúcidos, subdividem o espaço em diferentes salas de acordo com os diferentes tipos de viagem: locais ou de longa distância. A cafeteria, como uma outra sala de espera, se abre diretamente para as plataformas e culmina na área de espera coberta, dá lugar a um pátio arborizado. Este pátio está orientado para o Sul e é maior do que o anterior; está ligada à área de espera externa criando um ensolarado lugar de espera.

    © Fernando Alda
    © Fernando Alda

    Construção

    O concreto unifica pavimentos, paredes e coberturas, um elemento monolítico e definidor de espaços de circulação interrompidos apenas pelo caminho das instalações e espaços confinados. O vidro separa visualmente os espaços e pátios fechados, criando um efeito de transparência e brilho da rocha.

    © Fernando Alda
    © Fernando Alda

    Ver a galeria completa

    Localização do Projeto

    Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
    Sobre este escritório
    Cita: "Estação de Ônibus em Trujillo / Ismo Arquitectura" [Bus Station of Trujillo / Ismo Arquitectura] 13 Dez 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Santiago Pedrotti, Gabriel) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/778368/estacao-de-onibus-em-trujillo-ismo-arquitectura> ISSN 0719-8906

    ¡Você seguiu sua primeira conta!

    Você sabia?

    Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.