O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Transporte
  4. Espanha
  5. ISMO Arquitectura
  6. 2015
  7. Estação de Ônibus em Trujillo / Ismo Arquitectura

Estação de Ônibus em Trujillo / Ismo Arquitectura

Estação de Ônibus em Trujillo / Ismo Arquitectura
Estação de Ônibus em Trujillo  / Ismo Arquitectura, © Fernando Alda
© Fernando Alda

© Fernando Alda © Fernando Alda © Fernando Alda © Fernando Alda + 35

  • Arquitetos

  • Localização

    Trujillo, Cáceres, Espanha
  • Arquitetos Parceiros

    Isabel Amores + Modesto García
  • Área

    2643.0 m2
  • Ano do projeto

    2015
  • Fotografias

        • Arquiteto Colaborador

          Isabel González
        • Estrutural

          M. del Mar Muñoz‐Reja, Alejandro Cabanas
        • Instalações

          Laura Fernández, Felipe Ramos, Salvador Ruiz
        • Orçamentos

          Jorge Ayala
        • Mais informações Menos informações

        Implantação

        Quando a estrada se transforma em cruzamento, os penhascos dão lugar a um perfil de pedras esculpidas pelo homem e pela história. Um grande armazém de tubos de concreto o interrompe para mostrar a importância do fator da criação de gado nestas terras difíceis. Nesta área de fronteira entre o campo e a cidade, onde o traçado urbano tem diluído a individualidade, um plano urbanístico busca a integração através de uma trilha de gado e uma grande área verde onde a estação de ônibus de Trujillo está localizada.

        © Fernando Alda
        © Fernando Alda

        Neste campo de rochedos tão expostos ao tempo fica esta arquitetura ligada ao substrato, erguida o mínimo possível apenas para se proteger de fora, como uma grande "pedra" que se ergue para nos colocarmos sob ela.

        © Fernando Alda
        © Fernando Alda

        Acesso

        Uma vez dentro do terreno estão duas dimensões bem distintas: uma delas, a plataforma para o trânsito de veículos e outra associada com os movimentos do viajante. Acessos são iguais, para que os ônibus que entram e saem através da elevação natural do terreno, sem rampas para interferir o mínimo possível em seus movimentos; o acesso de pedestres é através do topo, próximo à cidade. Plataformas suaves introduzem a rua em pedra para parar sob a 'grande pedra', de acesso à estação.

        Ground Floor Plan
        Ground Floor Plan

        Funcionalidade

        Sob a "pedra", estrutura inclinada, sai do substrato, se dobra e aumenta de volume transformando o estacionamento do pessoal área de manutenção de ônibus em docas de cobertura e plataformas. O espaço exterior horizontal é concebido como o verdadeiro átrio entrada e saída para o tráfego de pedestres. A "pedra" é perfurada por luz: no exterior algumas claraboias nos guiam em direção à entrada, estendendo-se dentro do edifício e em pátios, caixas de vidro sob a laje de cobertura, permeável às plataformas, um único espaço horizontal e aberto em continuidade visual de interior / exterior.

        © Fernando Alda
        © Fernando Alda

        Esses pátios, na direção das viagens internas materializados como armários translúcidos, subdividem o espaço em diferentes salas de acordo com os diferentes tipos de viagem: locais ou de longa distância. A cafeteria, como uma outra sala de espera, se abre diretamente para as plataformas e culmina na área de espera coberta, dá lugar a um pátio arborizado. Este pátio está orientado para o Sul e é maior do que o anterior; está ligada à área de espera externa criando um ensolarado lugar de espera.

        © Fernando Alda
        © Fernando Alda

        Construção

        O concreto unifica pavimentos, paredes e coberturas, um elemento monolítico e definidor de espaços de circulação interrompidos apenas pelo caminho das instalações e espaços confinados. O vidro separa visualmente os espaços e pátios fechados, criando um efeito de transparência e brilho da rocha.

        © Fernando Alda
        © Fernando Alda

        Ver a galeria completa

        Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
        Sobre este escritório
        ISMO Arquitectura
        Escritório
        Cita: "Estação de Ônibus em Trujillo / Ismo Arquitectura" [Bus Station of Trujillo / Ismo Arquitectura] 13 Dez 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Santiago Pedrotti, Gabriel) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/778368/estacao-de-onibus-em-trujillo-ismo-arquitectura> ISSN 0719-8906

        ¡Você seguiu sua primeira conta!

        Você sabia?

        Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.