Estação de Ônibus em Trujillo / Ismo Arquitectura

Estação de Ônibus em Trujillo  / Ismo Arquitectura - Mais Imagens+ 30

  • Arquitetos: Ismo Arquitectura; Ismo Arquitectura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  2643
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fotógrafo
    Fotografias:Fernando Alda
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Trespa
  • Arquiteto Colaborador: Isabel González
  • Estrutural: M. del Mar Muñoz‐Reja, Alejandro Cabanas
  • Instalações: Laura Fernández, Felipe Ramos, Salvador Ruiz
  • Orçamentos: Jorge Ayala
  • Arquitetos Parceiros: Isabel Amores + Modesto García
  • Cidade: Trujillo
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações

Implantação

Quando a estrada se transforma em cruzamento, os penhascos dão lugar a um perfil de pedras esculpidas pelo homem e pela história. Um grande armazém de tubos de concreto o interrompe para mostrar a importância do fator da criação de gado nestas terras difíceis. Nesta área de fronteira entre o campo e a cidade, onde o traçado urbano tem diluído a individualidade, um plano urbanístico busca a integração através de uma trilha de gado e uma grande área verde onde a estação de ônibus de Trujillo está localizada.

© Fernando Alda

Neste campo de rochedos tão expostos ao tempo fica esta arquitetura ligada ao substrato, erguida o mínimo possível apenas para se proteger de fora, como uma grande "pedra" que se ergue para nos colocarmos sob ela.

© Fernando Alda

Acesso

Uma vez dentro do terreno estão duas dimensões bem distintas: uma delas, a plataforma para o trânsito de veículos e outra associada com os movimentos do viajante. Acessos são iguais, para que os ônibus que entram e saem através da elevação natural do terreno, sem rampas para interferir o mínimo possível em seus movimentos; o acesso de pedestres é através do topo, próximo à cidade. Plataformas suaves introduzem a rua em pedra para parar sob a 'grande pedra', de acesso à estação.

Ground Floor Plan

Funcionalidade

Sob a "pedra", estrutura inclinada, sai do substrato, se dobra e aumenta de volume transformando o estacionamento do pessoal área de manutenção de ônibus em docas de cobertura e plataformas. O espaço exterior horizontal é concebido como o verdadeiro átrio entrada e saída para o tráfego de pedestres. A "pedra" é perfurada por luz: no exterior algumas claraboias nos guiam em direção à entrada, estendendo-se dentro do edifício e em pátios, caixas de vidro sob a laje de cobertura, permeável às plataformas, um único espaço horizontal e aberto em continuidade visual de interior / exterior.

© Fernando Alda

Esses pátios, na direção das viagens internas materializados como armários translúcidos, subdividem o espaço em diferentes salas de acordo com os diferentes tipos de viagem: locais ou de longa distância. A cafeteria, como uma outra sala de espera, se abre diretamente para as plataformas e culmina na área de espera coberta, dá lugar a um pátio arborizado. Este pátio está orientado para o Sul e é maior do que o anterior; está ligada à área de espera externa criando um ensolarado lugar de espera.

© Fernando Alda

Construção

O concreto unifica pavimentos, paredes e coberturas, um elemento monolítico e definidor de espaços de circulação interrompidos apenas pelo caminho das instalações e espaços confinados. O vidro separa visualmente os espaços e pátios fechados, criando um efeito de transparência e brilho da rocha.

© Fernando Alda

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Trujillo, Cáceres, Espanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Estação de Ônibus em Trujillo / Ismo Arquitectura" [Bus Station of Trujillo / Ismo Arquitectura] 13 Dez 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/778368/estacao-de-onibus-em-trujillo-ismo-arquitectura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.