Loja Fernando Jaeger - Moema / SuperLimão

Loja Fernando Jaeger - Moema / SuperLimão - Sofá, MesaLoja Fernando Jaeger - Moema / SuperLimão - Mesa, Sofá, Cadeira, Viga, JanelaLoja Fernando Jaeger - Moema / SuperLimão - Mesa, Prateleira, CadeiraLoja Fernando Jaeger - Moema / SuperLimão - Mesa, CadeiraLoja Fernando Jaeger - Moema / SuperLimão - Mais Imagens+ 16

São Paulo, Brasil
  • Arquitetos: SuperLimão
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  600
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fotógrafo
    Fotografias:Maíra Acayaba
  • Autores: Antonio Carlos Figueira de Mello, Thiago Rodrigues, Lula Gouveia, Sergio Cabral
  • Colaborador: Juliana Sae
  • Projeto Luminotécnico: Reka, LDArti
  • Execução Obra: ANF Engenharia
  • Paisagismo: Fernando Jaeger e SuperLimão Studio
  • Cidade: São Paulo
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Loja Fernando Jaeger - Moema / SuperLimão - Mesa, Cadeira, Viga
© Maíra Acayaba

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto para a nova loja de pronta-entrega do Fernando Jaeger possui 400 m² e é desenvolvido em três pavimentos: subsolo, que contém o estacionamento e área para técnica carga e descarga, térreo e pavimento superior, que abrigam os produtos de mobiliário desenvolvidos pela marca e áreas de apoio e serviços.

Loja Fernando Jaeger - Moema / SuperLimão - Imagem 18 de 21
Plantas

Como partido buscamos a criação de uma loja ampla que pudesse mostrar a diversidade de produtos da linha FJ ao mesmo tempo que fosse um espaço flexível capaz de atender a dinâmica da marca.

Loja Fernando Jaeger - Moema / SuperLimão - Sofá, Mesa, Cadeira, Viga
© Maíra Acayaba

A fim de trabalhar um elemento de destaque dos produtos do Fernando Jaeger, surge a ideia da fachada. A cadeira Deliciosa, que é orgânica e se parece com uma Costela de Adão (Monstera deliciosa). Observando esta espécie, podemos notar que ela cria volumes de tamanhos e colorações distintas devido ao seu crescimento. A partir disso, fizemos uma leitura que se voltou para a própria produção da FJ, que fez as peças sob medida para o projeto.

Loja Fernando Jaeger - Moema / SuperLimão - Fachada
© Maíra Acayaba

Estas peças vazadas criam um jogo de luz e sombra que torna os interiores da loja mais dinâmicos. Além disso, durante a noite, permitem a passagem da luz artificial para a rua, destacando a FJ e transformando-a numa luminária urbana. 

Loja Fernando Jaeger - Moema / SuperLimão - Mesa
© Maíra Acayaba

A partir da entrada, de pé-direito duplo, é possível ver toda a profundidade do espaço, marcado pela planta livre e interrompido apenas por dois pequenos volumes de madeira pinus – onde estão o banheiro e o elevador – que envolvem o galpão de atendimento. O ambiente remanescente é voltado para a exposição dos produtos que são ambientados de acordo com a modulação da estrutura ou expostos em estantes, também de madeira pinus, desenhadas sob medida.

Loja Fernando Jaeger - Moema / SuperLimão - Prateleira, Viga
© Maíra Acayaba

Na área posterior é criado um pergolado que, além de reforçar a profundidade da loja, proporciona uma transição entre o interior e exterior criado nos fundos. Neste ambiente há uma jardineira vertical que traz a presença da vegetação para o espaço.

Loja Fernando Jaeger - Moema / SuperLimão - Mesa, Sofá, Cadeira, Viga, Janela
© Maíra Acayaba

O pavimento superior é marcado pelas treliças e o forro de pinus, que dialoga com os mobiliários expositores criados, compondo uma mesma unidade em todo o ambiente.

Loja Fernando Jaeger - Moema / SuperLimão - Sofá, Prateleira, Mesa, Cadeira, Viga
© Maíra Acayaba

A modulação da estrutura metálica também é aproveitada para a distribuição das instalações elétricas, servindo como base para o projeto luminotécnico.

Loja Fernando Jaeger - Moema / SuperLimão - Imagem 20 de 21
Corte BB

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Moema, São Paulo - SP, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Loja Fernando Jaeger - Moema / SuperLimão" 03 Dez 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/778200/loja-fernando-jaeger-moema-superlimao-studio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.