O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Pequena Escala
  4. Nepal
  5. Charles Lai
  6. 2015
  7. Abrigo Temporário no Nepal / Charles Lai + Takehiko Suzuki

Abrigo Temporário no Nepal / Charles Lai + Takehiko Suzuki

Abrigo Temporário no Nepal / Charles Lai + Takehiko Suzuki
Abrigo Temporário no Nepal / Charles Lai + Takehiko Suzuki, Cortesia de Charles Lai, Takehiko Suzuki
Cortesia de Charles Lai, Takehiko Suzuki

Cortesia de Charles Lai, Takehiko Suzuki Cortesia de Charles Lai, Takehiko Suzuki Cortesia de Charles Lai, Takehiko Suzuki Cortesia de Charles Lai, Takehiko Suzuki + 24

  • Arquitetos

  • Localização

    Duwakot, Nepal
  • Equipe de Projeto

    Eric Ng, Gigi Lee, Timothy Lam, Yorkun Ho (Architecture for the Mass), Hari, Bibek, Sujan, Dinesh, Sudip, Prabhakar, Bibhuti, Laxman, Binay (Equipe local nepalesa), Samantha Tang, Lai Pui Tung, Ho Fung Lun
  • Área

    18 m²
  • Ano do projeto

    2015
Cortesia de Charles Lai, Takehiko Suzuki
Cortesia de Charles Lai, Takehiko Suzuki

Descrição enviada pela equipe de projeto. Charles Lai de Hong Kong e Takehiko Suzuki de Tóquio, juntamente com o escritório aona (atelier de arquitetura neutra), com sede em Hong Kong, completaram um protótipo para um abrigo de construção rápida para as vítimas do terremoto no Nepal, com varas de bambu e outros materiais disponíveis localmente. Os dois arquitetos iniciaram uma organização de assistência de arquitetura, a Architecture for the Mass, em abril de 2015, em resposta ao terremoto de Nepal.

Cortesia de Charles Lai, Takehiko Suzuki
Cortesia de Charles Lai, Takehiko Suzuki

Um dos obstáculos enfrentados pelas agências de ajuda humanitária no Nepal é que os transportes em todo o país montanhoso enfrentam enormes dificuldades. Muitas das superfícies das estradas não são bem pavimentadas e muito estreitas para caminhões com cargas pesadas. Como resultado, apesar de materiais de assistência para emergências, tais como tendas e lonas, pudessem ser levadas por aviões de carga, estes materiais dificilmente seriam proliferados nas aldeias remotas. Como resultado, muitas famílias que perderam suas casas construíram abrigos temporários para si mesmos. Mas, aparentemente, suas estruturas são frágeis e o espaço desconfortável, sem pisos e paredes adequados. Os tijolos de barro que eles usam não resistentes a terremotos e são perigosos por causa do peso. Quando a estação das monções chega, a água da chuva pesada pode facilmente entrar.

Cortesia de Charles Lai, Takehiko Suzuki
Cortesia de Charles Lai, Takehiko Suzuki

Em resposta a isso, Charles e Takehiko projetaram um sistema estrutural de armação de bambu que pode permitir abrigos mais confortáveis e eficientes com materiais que estão disponíveis localmente nas aldeias do Nepal. O bambu é um material barato e abundante na área,além de ser muito fácil de entregar, cortar e montar. Juntamente com os detalhes de conexão simples, trabalhadores não qualificados podem montar o abrigo dentro de 2 ou 3 dias. Os arquitetos prepararam um manual de construção que ilustra os métodos de montagem das armações de bambu. O manual pode ser transferido através da Internet em regiões sem profissionais da construção. O local poderia simplesmente seguir o manual e montar os quadros de bambu em construções temporárias de várias funções, tais como abrigo, creche, clínica, centro comunitário, etc., sem a ajuda de profissionais da construção.

Planta Baixa
Planta Baixa
Cortesia de Charles Lai, Takehiko Suzuki
Cortesia de Charles Lai, Takehiko Suzuki
Detalhe
Detalhe

Para se preparar para a chuva durante a estação das monções, o perfil  dos quadros consiste numa plataforma elevada e um telhado inclinado para manter o interior seco. Os elementos diagonais proporcionam rigidez à armação e melhoram a capacidade resistente aos tremores da estrutura. Dependendo da disponibilidade de materiais de construção, chapas metálicas, telas, ou tiras de bambu podem ser utilizados para construir a envoltória da estrutura. O protótipo foi construído na vila de Duwakot em colaboração com One Village Focus Fund  de Hong Kong. Uma equipe de 10 voluntários e 4 trabalhadores pagos construíram o protótipo em 2 dias. Madeira e chapas metálicas das casas danificadas foram reutilizados para construir a envoltória do abrigo. O custo do abrigo 6 m x 3 m é de cerca de US $ 400 - $ 500. O quadro estrutural de bambu pode ser apropriado em diferentes tamanhos, dependendo da função estrutural. Charles e Takehiko anteciparam o protótipo para fornecer uma solução alternativa para abrigos temporários no Nepal. O local pode assimilar a concepção do protótipo e produzir projetos evoluídos com base em seu princípio. O objetivo é dotar as famílias gerais com as ferramentas e métodos para construir suas próprias estruturas temporárias. Potencialmente, o projeto pode capacitar a comunidade local para estabelecer uma rede de auto-ajuda entre si e acelerar a recuperação dos desastres.

Cortesia de Charles Lai, Takehiko Suzuki
Cortesia de Charles Lai, Takehiko Suzuki

Após o desenvolvimento e construção do protótipo de estrutura temporária, Architecture for the Mass irá se concentrar na reconstrução de escolas e instalações comunitárias em regiões severamente danificadas de Gorkha, Katunge e Bhaktapur.

(O transporte aéreo foi patrocinado pela Expedia Hong Kong)

Corte
Corte
Cortesia de Charles Lai, Takehiko Suzuki
Cortesia de Charles Lai, Takehiko Suzuki
Detalhe
Detalhe

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato. Cita: "Abrigo Temporário no Nepal / Charles Lai + Takehiko Suzuki" [Temporary Shelter in Nepal / Charles Lai + Takehiko Suzuki] 07 Dez 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/778030/abrigo-temporario-no-nepal-charles-lai-plus-takehiko-suzuki> ISSN 0719-8906