Abrigo Temporário no Nepal / Charles Lai + Takehiko Suzuki

Abrigo Temporário no Nepal / Charles Lai + Takehiko Suzuki - Imagem 2 de 24Abrigo Temporário no Nepal / Charles Lai + Takehiko Suzuki - Imagem 3 de 24Abrigo Temporário no Nepal / Charles Lai + Takehiko Suzuki - Imagem 4 de 24Abrigo Temporário no Nepal / Charles Lai + Takehiko Suzuki - Imagem 5 de 24Abrigo Temporário no Nepal / Charles Lai + Takehiko Suzuki - Mais Imagens+ 19

  • Equipe De Projeto: Eric Ng, Gigi Lee, Timothy Lam, Yorkun Ho (Architecture for the Mass), Hari, Bibek, Sujan, Dinesh, Sudip, Prabhakar, Bibhuti, Laxman, Binay (Equipe local nepalesa), Samantha Tang, Lai Pui Tung, Ho Fung Lun
  • Financiado Por: One Village Focus Fund
  • Patrocinadores: Expedia Hong Kong
  • Cidade: Duwakot
  • País: Nepal
Mais informaçõesMenos informações
Abrigo Temporário no Nepal / Charles Lai + Takehiko Suzuki - Imagem 6 de 24
Cortesia de Charles Lai, Takehiko Suzuki

Descrição enviada pela equipe de projeto. Charles Lai de Hong Kong e Takehiko Suzuki de Tóquio, juntamente com o escritório aona (atelier de arquitetura neutra), com sede em Hong Kong, completaram um protótipo para um abrigo de construção rápida para as vítimas do terremoto no Nepal, com varas de bambu e outros materiais disponíveis localmente. Os dois arquitetos iniciaram uma organização de assistência de arquitetura, a Architecture for the Mass, em abril de 2015, em resposta ao terremoto de Nepal.

Abrigo Temporário no Nepal / Charles Lai + Takehiko Suzuki - Imagem 10 de 24
Cortesia de Charles Lai, Takehiko Suzuki

Um dos obstáculos enfrentados pelas agências de ajuda humanitária no Nepal é que os transportes em todo o país montanhoso enfrentam enormes dificuldades. Muitas das superfícies das estradas não são bem pavimentadas e muito estreitas para caminhões com cargas pesadas. Como resultado, apesar de materiais de assistência para emergências, tais como tendas e lonas, pudessem ser levadas por aviões de carga, estes materiais dificilmente seriam proliferados nas aldeias remotas. Como resultado, muitas famílias que perderam suas casas construíram abrigos temporários para si mesmos. Mas, aparentemente, suas estruturas são frágeis e o espaço desconfortável, sem pisos e paredes adequados. Os tijolos de barro que eles usam não resistentes a terremotos e são perigosos por causa do peso. Quando a estação das monções chega, a água da chuva pesada pode facilmente entrar.

Abrigo Temporário no Nepal / Charles Lai + Takehiko Suzuki - Imagem 8 de 24
Cortesia de Charles Lai, Takehiko Suzuki

Em resposta a isso, Charles e Takehiko projetaram um sistema estrutural de armação de bambu que pode permitir abrigos mais confortáveis e eficientes com materiais que estão disponíveis localmente nas aldeias do Nepal. O bambu é um material barato e abundante na área,além de ser muito fácil de entregar, cortar e montar. Juntamente com os detalhes de conexão simples, trabalhadores não qualificados podem montar o abrigo dentro de 2 ou 3 dias. Os arquitetos prepararam um manual de construção que ilustra os métodos de montagem das armações de bambu. O manual pode ser transferido através da Internet em regiões sem profissionais da construção. O local poderia simplesmente seguir o manual e montar os quadros de bambu em construções temporárias de várias funções, tais como abrigo, creche, clínica, centro comunitário, etc., sem a ajuda de profissionais da construção.

Abrigo Temporário no Nepal / Charles Lai + Takehiko Suzuki - Imagem 18 de 24
Planta Baixa
Abrigo Temporário no Nepal / Charles Lai + Takehiko Suzuki - Imagem 17 de 24
Cortesia de Charles Lai, Takehiko Suzuki
Abrigo Temporário no Nepal / Charles Lai + Takehiko Suzuki - Imagem 22 de 24
Detalhe

Para se preparar para a chuva durante a estação das monções, o perfil dos quadros consiste numa plataforma elevada e um telhado inclinado para manter o interior seco. Os elementos diagonais proporcionam rigidez à armação e melhoram a capacidade resistente aos tremores da estrutura. Dependendo da disponibilidade de materiais de construção, chapas metálicas, telas, ou tiras de bambu podem ser utilizados para construir a envoltória da estrutura. O protótipo foi construído na vila de Duwakot em colaboração com One Village Focus Fund de Hong Kong. Uma equipe de 10 voluntários e 4 trabalhadores pagos construíram o protótipo em 2 dias. Madeira e chapas metálicas das casas danificadas foram reutilizados para construir a envoltória do abrigo. O custo do abrigo 6 m x 3 m é de cerca de US $ 400 - $ 500. O quadro estrutural de bambu pode ser apropriado em diferentes tamanhos, dependendo da função estrutural. Charles e Takehiko anteciparam o protótipo para fornecer uma solução alternativa para abrigos temporários no Nepal. O local pode assimilar a concepção do protótipo e produzir projetos evoluídos com base em seu princípio. O objetivo é dotar as famílias gerais com as ferramentas e métodos para construir suas próprias estruturas temporárias. Potencialmente, o projeto pode capacitar a comunidade local para estabelecer uma rede de auto-ajuda entre si e acelerar a recuperação dos desastres.

Abrigo Temporário no Nepal / Charles Lai + Takehiko Suzuki - Imagem 3 de 24
Cortesia de Charles Lai, Takehiko Suzuki

Após o desenvolvimento e construção do protótipo de estrutura temporária, Architecture for the Mass irá se concentrar na reconstrução de escolas e instalações comunitárias em regiões severamente danificadas de Gorkha, Katunge e Bhaktapur.

(O transporte aéreo foi patrocinado pela Expedia Hong Kong)

Abrigo Temporário no Nepal / Charles Lai + Takehiko Suzuki - Imagem 20 de 24
Corte
Abrigo Temporário no Nepal / Charles Lai + Takehiko Suzuki - Imagem 11 de 24
Cortesia de Charles Lai, Takehiko Suzuki
Abrigo Temporário no Nepal / Charles Lai + Takehiko Suzuki - Imagem 21 de 24
Detalhe

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Duwakot, Nepal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Abrigo Temporário no Nepal / Charles Lai + Takehiko Suzuki" [Temporary Shelter in Nepal / Charles Lai + Takehiko Suzuki] 07 Dez 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/778030/abrigo-temporario-no-nepal-charles-lai-plus-takehiko-suzuki> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.