Abrigo de Luz / AUÁ arquitetos

Abrigo de Luz / AUÁ arquitetos - FachadaAbrigo de Luz / AUÁ arquitetos - Mesa, VigaAbrigo de Luz / AUÁ arquitetos - Mesa, Escada, Viga, CorrimãoAbrigo de Luz / AUÁ arquitetos - CadeiraAbrigo de Luz / AUÁ arquitetos - Mais Imagens+ 8

Maringá, Brasil
  • Arquitetos: AUÁ arquitetos; AUÁ arquitetos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  8
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fotógrafo
    Fotografias:Bulla Jr.
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Eletro Maringá, Madeireira Santa Rita, Prisma Revestimientos, Tropiso

Capela do Santíssimo. Igreja N. Sª. do Rosário, Conj. Requião, Maringá. 

Nas igrejas católicas existe um lugar destinado à oração particular dos fiéis: a Capela do Santíssimo. Nos horários alternativos às missas, as pessoas podem ter seus momentos de oração e reflexão individual. É nesse espaço de enorme importância litúrgica que está guardado o Sacrário com as hóstias consagradas que depois serão levadas aos fiéis. Uma lâmpada vermelha permanentemente acesa lembra a todos que o próprio Cristo está presente ali. 

Abrigo de Luz / AUÁ arquitetos - Mesa, Viga
© Bulla Jr.

Esta pequena capela foi construída no interior da Igreja Nossa Senhora do Rosário, situada no Conjunto Requião, em Maringá. Interessante notar aí uma bela e oportuna coincidência entre o nome da paróquia e o rosário - objeto usado para a devoção pessoal dos católicos romanos. Assim como a Igreja é para o seu bairro um espaço de acolhimento, a Capela do Santíssimo é o espaço de contato íntimo entre o indivíduo e seu Deus.

Abrigo de Luz / AUÁ arquitetos - Imagem 11 de 13
© Bulla Jr.

A paróquia ainda não possuía sua Capela do Santíssimo; para tanto foi aproveitado o espaço de um depósito pouco usado, abrindo-o para o interior da nave. Não haveria outra intenção possível para este projeto que não fosse buscar promover um ambiente próprio para a reflexão pessoal. Uma atmosfera em que a pessoa sinta-se envolta pela paz e pelo acolhimento da presença divina. 

Abrigo de Luz / AUÁ arquitetos - Imagem 9 de 13
© Bulla Jr.

Os materiais empregados são simples, mas também nobres: madeira, cimento e luz. As paredes laterais foram revestidas com Microfloor, acabamento com aspecto semelhante ao concreto e que confere ao espaço elegância com alguma rusticidade. O interior da capela é conformado por um plano contínuo de madeira, em tábuas de itaúba, que surge no piso indicando a entrada, sobe pela parede posterior e segue por sobre as pessoas, dobrando-se de modo a conformar uma espécie de abrigo – arquétipo de casa. 

Diagrama

Na parede de fundo da capela foram abertas frestas por onde a luz passa. De um lado, linhas de luz natural, de outro, três pequenas frestas para a luz vermelha – símbolo da presença de Deus. Lâmpadas de desenho delicado nos filamentos de carbono ficam suspensas no teto e podem ter sua intensidade de brilho controlada por meio de um dimmer. O mobiliário, de traços retos e limpos, foi desenhado especificamente para esta capela. O banco, o genuflexório, o suporte do sacrário e uma pequena mesa de apoio foram feitos em garapeira – madeira clara que se destaca no interior da capela.

Abrigo de Luz / AUÁ arquitetos - Cadeira
© Bulla Jr.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Conj. Hab. Requiao, Maringá - PR, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Abrigo de Luz / AUÁ arquitetos" 29 Nov 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/777948/abrigo-de-luz-aua-arquitetos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.