O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Apartamentos
  4. Brasil
  5. Casa100 Arquitetura
  6. 2014
  7. Apartamento Polidance / Casa100 Arquitetura

Apartamento Polidance / Casa100 Arquitetura

  • 13:00 - 28 Novembro, 2015
Apartamento Polidance / Casa100 Arquitetura
Apartamento Polidance / Casa100 Arquitetura, © Quadra 2 Fotografia
© Quadra 2 Fotografia

© Quadra 2 Fotografia © Quadra 2 Fotografia © Quadra 2 Fotografia © Quadra 2 Fotografia + 21

  • Arquitetos

  • Localização

    Itaim Bibi, São Paulo, Brasil
  • Autores

    Diogo Luz e José Guilherme Carceles
  • Área

    70.0 m2
  • Ano do projeto

    2014
© Quadra 2 Fotografia
© Quadra 2 Fotografia

Descrição enviada pela equipe de projeto. O advogado Daniel Dias, de 26 anos, queria transformar seu apartamento de 70m², localizado no Itaim Bibi (SP), em um espaço para receber seus amigos e eventualmente dar festas. Esta foi a única orientação que ele deu aos arquitetos do escritório Casa 100, José Guilherme Carceles e Diogo Luz, responsáveis pela reforma.

Com soluções práticas e criativas a dupla aproveitou cada espaço do imóvel e criou ambientes despojados e passíveis de transformação para receber jantares entre amigos, happy hours e até mesmo pequenas festas. O imóvel de um dormitório, cozinha aberta, lavanderia, um lavabo e um banheiro, ganhou uma ampla área social, que em 50 metros quadrados acomoda até vinte pessoas, devido as variações de ambientes que a marcenaria pode proporcionar.

© Quadra 2 Fotografia
© Quadra 2 Fotografia

“A nossa ideia era criar um ambiente espaçoso, com peças móveis e que posteriormente pudessem ser embutidas para facilitar a arrumação. O resultado foi um apartamento que pode ser composto de diversas maneiras. A mesa de jantar e o bar, por exemplo, podem ser facilmente carregados para qualquer lugar”, explica Carceles.

Objetos de design – como a luminária Medusa no hall e as cadeiras Chair One vermelhas – trazem um ar contemporâneo para o imóvel, e obras de artistas de rua, e a laje de concreto aparente trouxeram um pouco do aspecto urbano para a reforma, que ganhou uma iluminação especial remetendo à baladas e até mesmo um pole dance removível que pode ser instalado na sala em dias de festa.

Planta Baixa
Planta Baixa

Abaixo algumas das soluções da Casa 100.

Área social

Para ampliar a área social, os arquitetos abriram o terraço, e nivelaram o piso externo com a sala de estar e o revestiram com taco. De acordo com Carceles, essa homogeneidade traz a sensação de amplitude ao ambiente. Para delimitar os espaços, um móvel – de MDF com revestimento cimenticio– contorna e delimita toda a área social. “Ele funciona bem para o conceito do apartamento por ser multiuso. Pode servir de mesa de apoio, ou um lugar para sentar, acomoda gavetas e as banquetas pretas que mandamos fazer. Um outro detalhe interessante é a parte de trás do sofá do home, que serve para guardar as bebidas do bar móvel”, explica Luz.

© Quadra 2 Fotografia
© Quadra 2 Fotografia

Mobília inteligente 

Outros móveis versáteis e que ocupam pouquíssimo espaço são as duas mesas da sala de jantar e o bar. As mesas podem ser penduradas na parede e o bar tem rodinhas, facilitando a mobilidade.

“Como ele não tinha intenção de usar sempre a mesa de jantar, queríamos criar algo que não ocupasse espaço, e pudesse ser facilmente guardada, então optamos pelas mesas dobráveis” Simples, leves, feitas de plásticos e com pés metálicos dobráveis, elas têm a metragem de 90X90 e acomodam seis pessoas. ”Tivemos a ideia de pendurar as mesas na parede quando não estiverem em uso, e transforma-las em quadros, e para isso chamamos o artista Mateus Bailon para pintar os tampos”.

Carceles acrescenta: “Se ele quiser organizar um jantar, é só tirar as mesas da parede e puxar as cadeiras. E se ele quiser dar uma festa por exemplo, basta girar o bar, que a princípio fica na varanda, e cria assim uma bancada para servir os drinks”.

© Quadra 2 Fotografia
© Quadra 2 Fotografia

Iluminação

Com a premissa de criar o clima de festa, a iluminação ganhou atenção especial na reforma. Os arquitetos deixaram o teto e tubulação aparente no terraço, e instalaram quatro spots de alumínio – com o intuito de trazer referências casas noturnas underground ao ambiente.

Na sala de estar o gesso, solto, acomoda dois circuitos: de iluminação comum indireta e a iluminação colorida, usada nas festas noturnas. Com um controle remoto é possível acionar as inúmeras combinações de cores das lâmpadas LED.

© Quadra 2 Fotografia
© Quadra 2 Fotografia

Cozinha

A concepção da cozinha aberta seguiu o estilo do apartamento: móveis versáteis e ideias criativas que otimizaram o espaço. A bancada de apoio, onde fica o cooktop, quando estendida pode ser usada como uma bancada para duas pessoas, um bom lugar para tomar café da manhã.

© Quadra 2 Fotografia
© Quadra 2 Fotografia

Ver a galeria completa

Sobre este escritório
Casa100 Arquitetura
Escritório
Cita: "Apartamento Polidance / Casa100 Arquitetura" 28 Nov 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/777925/apartamento-polidance-casa100-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.