O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Apartamentos
  4. Brasil
  5. AMBIDESTRO
  6. 2015
  7. Apartamento ABC / AMBIDESTRO

Apartamento ABC / AMBIDESTRO

  • 05:00 - 27 Novembro, 2015
Apartamento ABC / AMBIDESTRO
Apartamento ABC / AMBIDESTRO, © Marcelo Donadussi
© Marcelo Donadussi

© Marcelo Donadussi © Marcelo Donadussi © Marcelo Donadussi © Marcelo Donadussi + 15

  • Arquitetos

  • Localização

    Porto Alegre, RS, Brasil
  • Autores

    João Pedro Crescente e Raquel Zaffalon
  • Área

    35.0 m2
  • Ano do projeto

    2015
  • Fotografias

© Marcelo Donadussi
© Marcelo Donadussi

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto realizado é a sala do apartamento de uma família composta por um casal com filhos pequenos. O desejo dos clientes era ter uma sala de estar mais ampla, elegante e contemporânea. A antiga sala de 35 m² era composta por 4 ambientes pequenos: dois estares, jantar e bar de apoio á churrasqueira. Afim de ampliar o espaço e articular os diferentes cenários do dia-a-dia, o projeto contempla apenas dois espaços: estar e jantar. A articulação se dá através do posicionamento de uma peça única, centralizada no ambiente: de um lado é sofá, do outro é um banco para a mesa de jantar. A utilização desta peça única, centralizada na sala, tornou possível o uso de um sofá de 3m de comprimento e uma mesa de jantar com capacidade para até 10 pessoas.  Além disso, possibilita a livre circulação em seu perímetro.

Planta
Planta

A área da antiga sacada, com pé direito mais baixo que o restante do ambiente, recebeu a sala de jantar. Nos apropriamos do forro mais baixo e revestimos paredes e forro com lâminas de madeira natural (cinamomo aveludado - Schuster Móveis & Design), criando uma espécie de portal para demarcar a área. A mesa de jantar é do modelo oval Saarinen em mármore branco, que, juntamente com a madeira clara, gera um cenário nórdico e suave.

© Marcelo Donadussi
© Marcelo Donadussi

Dentre os painéis de madeira que envolvem o jantar está um armário que serve de apoio para a churrasqueira. Composto por sistema de portas escamoteáveis, o móvel é revestido internamente com laca fosca preta e é repleto de funções: cuba, champanheira, mini adega, gavetões para espetos e até uma mesa com rodízios. 

© Marcelo Donadussi
© Marcelo Donadussi

O antigo piso de porcelanato bege alto brilho foi coberto por uma manta de tecnocimento sem juntas que deram um aspecto homogêneo e industrial ao espaço.

Um dos pré-requistos era a preservação das peças antigas de família da proprietária. Portanto exploramos o espaço a partir da composição de elementos antigos com novos, criando assim um equilíbrio entre o novo e o antigo. O antigo lustre de cristal da sala de jantar, foi parar dentro do lavabo com maior destaque.

© Marcelo Donadussi
© Marcelo Donadussi

O longo monolito de mármore Arabescato de 2,70m posicionado na parede em frente ao sofá funciona como lareira, apoio para eletrônicos e aparador e objetos de decoração.

As obras de arte são da Galeria Mamute de Porto Alegre, cujo trabalho foca na produção contemporânea de artistas gaúchos. A grande tela abstrata é da renomada artista gaúcha Claudia Barbisan (Obra: cabra cega) e os desenhos e fotografias em pares são da jovem artista Claudia Hamerski.

A luminária de chão é do modelo Liftda Lumini – designer Fernando Prado (Formaluz – Porto Alegre) e está posicionada ao lado da poltrona Eames em couro envelhecido.

O lavabo funciona como uma caixa, pintado com a cor Suvinil Azul Diesel nas paredes e forro. A bancada é em mármore Arabescato, gerando uma composição elegante com os objetos antigos da cliente.

© Marcelo Donadussi
© Marcelo Donadussi

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato. Cita: "Apartamento ABC / AMBIDESTRO" 27 Nov 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/777898/apartamento-abc-ambidestro> ISSN 0719-8906