O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Escola Primária
  4. França
  5. Tectoniques
  6. Escola "The Proudhon" em Besançon / Tectoniques + Architectures Adelfo Scaranello

Remodelaçao

Apresentado por the MINI Clubman

Escola "The Proudhon" em Besançon / Tectoniques + Architectures Adelfo Scaranello

Escola "The Proudhon" em Besançon / Tectoniques + Architectures Adelfo Scaranello
Escola "The Proudhon" em Besançon / Tectoniques + Architectures Adelfo Scaranello, Cortesia de Tectoniques Architects
Cortesia de Tectoniques Architects

Cortesia de Tectoniques Architects Cortesia de Tectoniques Architects Cortesia de Tectoniques Architects Cortesia de Tectoniques Architects + 49

  • Estrutura de Madeira

    Perrin & Associés
  • Estrutura de Concreto

    FDI
  • Fluidos, Climatização e Eletricidade

    Thermibel
  • Cozinha

    Clic
  • Engenharia de Qualidade Ambiental

    Inddigo
  • Acústica

    Echologos
  • Paisagismo

    Itinéraire Bis
  • Segurança

    PMM
  • Controle da Edificação

    Socotec
  • Cliente

    Conseil Général du Doubs, representado por Henri-Michel Bouton
  • Agência do Cliente

    SedD, representado por Didier Frétard
  • Orçamento

    €13,491,542 ex. VAT
  • Mais informações Menos informações
Cortesia de Tectoniques Architects
Cortesia de Tectoniques Architects

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Escola Secundária Proudhon foi construída em 1971. Está localizada no distrito Palente, ao norte de Besançon, cercada pela antiga escola secundária Pergaud e o ginásio Orchamps. A arquitetura original é típica da urbanização em massa da década de 1960 e da política de normalização, dois fenômenos que forjaram o patrimônio "comum" do século 20. O escritório de arquitetura Tectoniques, em colaboração com o Architectures Adelfo Scaranello venceu o concurso para reestruturar e ampliar as instalações. A escola teve que permanecer aberta durante toda a duração dos trabalhos de construção.

Cortesia de Tectoniques Architects
Cortesia de Tectoniques Architects

O projeto foi, portanto, dividido em fases, a fim de continuar a acomodar os alunos e funcionários em todo o trabalho de construção e renovação. Após três anos de trabalho um projeto unificador e holístico foi entregue. O único bloco de salas de aula que foi preservado é também o maior e constitui-se como ponto focal para todo o programa. Os novos benefícios da escola secundária a partir de um programa mais compacto que oferece ganhos em termos de qualidade de uso e conservação do aquecimento.

Planta Baixa
Planta Baixa

Desenvolve-se em torno de uma grande galeria que se estende por toda a instalação e organiza a distribuição. A fachada urbana virada a sul tem vista para o distrito Palente, enquanto para o norte há uma abertura mais contemplativa à paisagem da floresta Chailluz. O estilo arquitetônico para a escola secundária Proudhon é deliberadamente sóbrio e unificador. A intenção era afastar-se do princípio de compilar diferentes objetos que tantas vezes estão subjacentes a este tipo de projeto. A única exceção é o contraste estabelecido entre o novo edifício e o renovado. O primeira forma um volume negro, ligeiramente metálico, enquanto que o segundo é um bloco branco fosco.

Cortesia de Tectoniques Architects
Cortesia de Tectoniques Architects

Forças Tectônicas

A extensão continua a partir do edifício renovado, nos mesmos moldes, criando assim um volume coerente e equilibrado. O volume e altura do bloco de ensino, imprensado no meio, domina a composição. É um ponto de ancoragem, de apoio, no centro do projeto.

Cortesia de Tectoniques Architects
Cortesia de Tectoniques Architects

Os contrastes na textura entre o acabamento escuro e brilhante do novo edifício, e o acabamento branco e fosco do antigo, refletem claramente a história e a natureza das estruturas. O edifício original de concreto pré-fabricado foi isolado externamente usando espuma de poliestireno e equipado com caixilharia em PVC e persianas, com acabamento de um revestimento sintético. O novo edifício é feito em madeira com uma envoltória isolada de alto desempenho, caixilharia de alumínio e brises móveis, com uma fibra de madeira e acabamentos em resina térmica. Apesar das tectônicas opostas dos dois blocos, sua co-existência é equilibrada e pacífica.

Cortesia de Tectoniques Architects
Cortesia de Tectoniques Architects

Princípios construtivos

As paredes de concreto do núcleo fornecem estabilidade ao conjunto e agem como proteção contra fogo para as áreas de risco. O projeto expande-se externamente dessa ancoragem sólida com uma estrutura de madeira construída usando um sistema viga-pilar. As vigas são executados com até 1,15 metros para gerir os longos vãos e balanços. Regulamentos de projeto sísmico foram modificados durante a fase de estudo e concepção do projeto. A estrutura foi, portanto, adaptada com alterações significativas em termos de dimensionamento e articulação. Todo o novo edifício é construído utilizando um módulo estrutural de 2,10 metros e múltiplos desse.

Protótipo
Protótipo

Esse módulo é utilizado para todas as estruturas. É visível tanto no interior como no exterior da fachada, nos tetos, e verticalmente sobre as estruturas internas que também são deixadas aparentes. Este sistema cria um padrão repetitivo, regular, característico de estruturas de madeira composto por grandes conjuntos de peças pré-fabricadas. A paginação das fachadas e revestimentos exteriores reflete a natureza compósita deste material de construção. Para o sudeste, um balanço profundo trabalha com o sombreamento vertical para fornecer proteção adicional e regular a quantidade de luz solar que adentra o edifício. Para a Noroeste o balanço é menos pronunciado, mas os sombreamentos são maiores para proteger o espaço da luz solar no final do dia. Os sistemas de proteção solar são compostos de painéis de fibra de rocha (Rockpanel).

Cortesia de Tectoniques Architects
Cortesia de Tectoniques Architects

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Escola "The Proudhon" em Besançon / Tectoniques + Architectures Adelfo Scaranello" [The Proudhon Secondary School in Besançon / Tectoniques + Architectures Adelfo Scaranello] 03 Dez 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/777861/the-proudhon-secondary-school-in-besancon-tectoniques-plus-architectures-adelfo-scaranello> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.