Museu Yunnan / Rocco Design Architects

Museu Yunnan / Rocco Design Architects - Mais Imagens+ 31

Kunming Shi, China
  • Diretor De Projeto: Yunnan Provincial Museum Project Management Office
  • Estrutural: Shenzhen General Institute of Architectural Design and Research
  • Paisagismo: Rocco Design Architects
  • Equipe De Projeto: Rocco Yim, William Tam, Derrick Tsang, Martin Fung, Lucia Cheung, Ricky Wang, Gilles Chan, Benjamin Chan, Seah Li, Janes Liang
  • Cidade: Kunming Shi
  • País: China
Mais informaçõesMenos informações
© WENMING CHU - Rocco Design Limited

Descrição enviada pela equipe de projeto. O conceito do museu surge através das imagens dos famosos "bosques de pedras" locais de Yunnan, a espetacular geografia da poderosa beleza das paisagens esculpidas pela natureza durante milhares de anos, e a ideia de caixas empilhadas guardando tesouros frágeis, conferem à arquitetura a metáfora de um recipiente de artefatos - um grupo de volumes que se congrega para formar uma massa maior, onde as peças individuais são evidentes. 

© WENMING CHU - Rocco Design Limited

A experiência da entrada ao museu é através de um caminho estreito, desenhado para induzir uma sensação de serpentear pelo bosque de pedra, antes que o visitante confronte-se com a imensidão do espaço central do átrio. O volume exterior está marcado verticalmente com uma linha de referência que implica uma distinção entre a área de exposição e o escritório da administração, que também remete aos estratos horizontais similares que se encontram nas formações naturais rochosas de Yunnan. Horizontalmente, as fachadas são criadas com uma série de "recortes" negativos e positivos, que unem a cidade com o átrio interior. Filtros de luz natural através da fachada dupla preenchem os espaços internos com um ambiente único e um sentido de orientação.

© WENMING CHU - Rocco Design Limited
Planta baixa - primeiro pavimento
© WENMING CHU - Rocco Design Limited

O terreno encontra-se em um novo subúrbio em desenvolvimento, na cidade de Kunming, ao lado do rio e de um novo centro cultural com poucos fatores contextuais específicos, dando origem assim, a forma cúbica do museu. A parte posterior do edifício é um caminho público com um parque de esculturas. A superfície total do museu é de aproximadamente 60.000 metros quadrados. A altura total do edifício é de 34,2m, com dois níveis de instalações de apoio subterrâneas e cinco níveis de espaços expositivos públicos e galerias. O desenho enfatiza a experiência e o processo de descobrimento; a analogia de descobrir um "mundo perdido" na beira de um penhasco, aparentemente protegido, quando o visitante de repente se desloca a um tempo e um ambiente diferente. Quanto a sustentabilidade, o museu faz uso das excelentes condições climáticas de Yunnan, privilegiando a ventilação natural para o átrio, a inserção de pátios abertos e a vegetação local. Além disso, os painéis fotovoltaicos são integrados ao edifício, o que permite o consumo mínimo de energia para a iluminação e ar-condicionado, necessário para as galerias que abrigam as coleções. 

Detalhe
© WENMING CHU - Rocco Design Limited

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Museu Yunnan, 118 Wu Yi Lu, Wuhua Qu, Kunming Shi, Yunnan Sheng, China, 650021

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Museu Yunnan / Rocco Design Architects" [Yunnan Museum / Rocco Design Architects] 26 Nov 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/777703/museu-yunnan-rocco-design-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.