Casa em Limoges / BVL Architecture

Casa em Limoges / BVL Architecture - Imagem 2 de 19Casa em Limoges / BVL Architecture - Imagem 3 de 19Casa em Limoges / BVL Architecture - Imagem 4 de 19Casa em Limoges / BVL Architecture - Imagem 5 de 19Casa em Limoges / BVL Architecture - Mais Imagens+ 14

  • Economista: Laneau
  • Acústica: Orfea
  • Technical Studies: Betec / Ingepole
  • Cidade: Limoges
  • País: França
Mais informaçõesMenos informações
Casa em Limoges / BVL Architecture - Imagem 11 de 19
© Sergio Grazia

Descrição enviada pela equipe de projeto. Este edifício de habitação pública, construído em Limoges, uma cidade de 140 000 habitantes no centro da França, encontra-se em uma das vias de acesso ao centro da cidade, na intersecção de uma rua com muito tráfego e uma outra residencial. O edifício sinaliza o cruzamento com seu tamanho e sua arquitetura contemporânea.

Casa em Limoges / BVL Architecture - Imagem 19 de 19
Planta Baixa

Toda a arquitetura está sobre um embasamento de concreto aparente, sobre o qual se apoia quatro pavimentos residenciais. Os dois últimos andares, com unidades duplex, estão parcialmente revestidos com madeira. O contorno da fachada coincide com o trabalho individualizado.

Casa em Limoges / BVL Architecture - Imagem 13 de 19
© Sergio Grazia

A fachada principal está no lado leste do edifício. Com vistas à rua movimentada, segue o alinhamento urbano. Passarelas frontais permitem o acesso aos pavimentos 1, 2 e 3. Estes níveis são protegidos acusticamente por uma pele de vidro.

Casa em Limoges / BVL Architecture - Imagem 14 de 19
© Sergio Grazia

Esta pele de vidro permite a passagem da luz natural sobre a escada. Uma varanda de madeira emerge da fachada no ângulo do terceiro pavimento, "sinalizando" o cruzamento.

Casa em Limoges / BVL Architecture - Imagem 18 de 19
© Sergio Grazia

A fachada norte é mais "monolítica". Seu desenho foi reduzido através de variações sutis de espaços vazios e estruturas completas, onde persianas dobráveis, varandas em balanço e a aparição de "caixas" de madeira enaltecem a diversidade da rua.

Casa em Limoges / BVL Architecture - Imagem 8 de 19
© Sergio Grazia

As fachadas posteriores (Sul e Oeste) particularmente bem orientadas, se beneficiam de varandas profundas, desenvolvidas como volumes emergentes, misturando concreto pintado e pórticos de madeira / brise-soleil. As unidades dos níveis 3 e 4 estão totalmente construídas em estruturas e coberturas de madeira.

A arquitetura contemporânea de madeira é revelada na paisagem urbana.

Casa em Limoges / BVL Architecture - Imagem 3 de 19
© Sergio Grazia

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Avenue des Ruchoux, 87100 Limoges, França

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Casa em Limoges / BVL Architecture" [Housing in Limoges / BVL Architecture] 24 Nov 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/777696/casa-em-limoges-bvl-architecture> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.