O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Habitação Coletiva
  4. França
  5. BVL Architecture
  6. 2014
  7. Casa em Limoges / BVL Architecture

Casa em Limoges / BVL Architecture

Casa em Limoges / BVL Architecture
Casa em Limoges / BVL Architecture, © Sergio Grazia
© Sergio Grazia

© Sergio Grazia © Sergio Grazia © Sergio Grazia © Sergio Grazia + 19

© Sergio Grazia
© Sergio Grazia

Descrição enviada pela equipe de projeto. Este edifício de habitação pública, construído em Limoges, uma cidade de 140 000 habitantes no centro da França, encontra-se em uma das vias de acesso ao centro da cidade, na intersecção de uma rua com muito tráfego e uma outra residencial. O edifício sinaliza o cruzamento com seu tamanho e sua arquitetura contemporânea.

Planta Baixa
Planta Baixa

Toda a arquitetura está sobre um embasamento de concreto aparente, sobre o qual se apoia quatro pavimentos residenciais. Os dois últimos andares, com unidades duplex, estão parcialmente revestidos com madeira. O contorno da fachada coincide com o trabalho individualizado.

© Sergio Grazia
© Sergio Grazia

A fachada principal está no lado leste do edifício. Com vistas à rua movimentada, segue o alinhamento urbano. Passarelas frontais permitem o acesso aos pavimentos 1, 2 e 3. Estes níveis são protegidos acusticamente por uma pele de vidro.

© Sergio Grazia
© Sergio Grazia

Esta pele de vidro permite a passagem da luz natural sobre a escada. Uma varanda de madeira emerge da fachada no ângulo do terceiro pavimento, "sinalizando" o cruzamento.

© Sergio Grazia
© Sergio Grazia

A fachada norte é mais "monolítica". Seu desenho foi reduzido através de variações sutis de espaços vazios e estruturas completas, onde persianas dobráveis, varandas em balanço e a aparição de "caixas" de madeira enaltecem a diversidade da rua.

© Sergio Grazia
© Sergio Grazia

As fachadas posteriores (Sul e Oeste) particularmente bem orientadas, se beneficiam de varandas profundas, desenvolvidas como volumes emergentes, misturando concreto pintado e pórticos de madeira / brise-soleil. As unidades dos níveis 3 e 4 estão totalmente construídas em estruturas e coberturas de madeira.

A arquitetura contemporânea de madeira é revelada na paisagem urbana.

© Sergio Grazia
© Sergio Grazia

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Casa em Limoges / BVL Architecture" [Housing in Limoges / BVL Architecture] 24 Nov 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Delaqua, Victor) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/777696/casa-em-limoges-bvl-architecture> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.