Centro de Serviços e Lazer / Link architectes

Centro de Serviços e Lazer  / Link architectes - Mais Imagens+ 17

Saint-Étienne, França
  • Cliente: Prefeitura de Saint-Etienne
  • Orçamento: 314 000 € HT
  • Equipe De Projeto: Guillaume Benier, Romain Chazalon, Jerome Glairoux
  • Cidade: Saint-Étienne
  • País: França
Mais informaçõesMenos informações

Descrição enviada pela equipe de projeto. O objetivo era conceber um edifício silencioso no terreno. A simplicidade do volume e as proporções rigorosas entre os cheios e vazios do projeto tentam responder de maneira eficiente às necessidades funcionais do brief.

Planta de Situação

O novo centro de lazer e serviços completam o planejamento urbano da praia de Saint-Victor-sur-Loire. Esta localização notável, o segundo mais turístico da área de Saint-Etienne, oferece várias atividades de lazer ao redor do rio Loire. Em 2013, a cidade de Saint-Etienne lançou um concurso para construir um novo centro de lazer e serviços não apenas para acomodar as funções de comércio e pequenas lojas, mas também para servir como um limite, uma entrada e lugar para conhecer o centro de um terreno recentemente remodelado.

© François Maisonnasse

O terreno destinado ao projeto é voltado para o antigo escritório do porto e marca o início de um longo percurso ao longo da praia do rio. Entre o escritório do porto e o projeto, uma grande praça para múltiplas atividades terá lugar. Na parte posterior, um prado inclinado proporciona sombras e um piso suave em continuidade com a orla.

© François Maisonnasse

Por uma questão de rigor e critério, o projeto é construído na encosta. Em vez de construir um projeto no terreno, decidimos "construir o terreno" com o projeto. Esta opção permite que o prado deslize sobre a cobertura do edifício, e revela uma fachada principal aberta, simples, longa e equilibrada em frente à praia.

Planta Baixa

Como metade dos espaços do projeto são espaços exteriores, a concepção do projeto é equilibrar entre cheios e vazios a fim de proporcionar um volume simples, mas com proporções quase clássicas, uma resposta adequada às funções que abriga.

© François Maisonnasse

O edifício aparece como sendo parte do terreno, como nascesse a partir do solo. A construção, com sua composição de cheios e vazios inteiramente construída em concreto, versa sobre um edifício poderoso, realmente ancorado no terreno. As paredes brancas de frente para o escritório do porto na praia - que também é branco - estabelecem um diálogo e apresentam o novo edifício, o escritório do porto e a praça como um todo que agem como um marco para todo o local. Alguns elementos de madeira deslizam pontualmente sob a estrutura de concreto para revelar as interações entre os serviços no interior e os espaços públicos.

Corte

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Saint-Victor sur Loire, Saint-Étienne, França

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Centro de Serviços e Lazer / Link architectes" [Leisure and Services Center / Link architectes] 24 Nov 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/777669/leisure-and-services-center-link-architectes> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.