Casa AA / IR arquitectura

Casa AA / IR arquitectura - Mais Imagens+ 28

Tortuguitas, Argentina
  • Construção: Jorge Belardi
  • Estrutura: Jorge Barroso
  • Gerenciamento De Energia: Wulcon Energy
  • Equipe: Luciano Intile, Andres Rogers, Martín Zlobec, Rodrigo Perez de Pedro, Enrico Cavaglia, Felipe Buigues, Fermin Indavere
  • Cidade: Tortuguitas
  • País: Argentina
Mais informaçõesMenos informações

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa AA fica em um bairro residencial em Tortuguitas, Buenos Aires. A sua posição no terreno lhe garante a melhor incidência solar na fachada norte, onde os principais espaços da casa foram posicionados. Por outro lado, ela fornece uma forma de aproximação visual para quem a visita.

© Federico Cairoli
Isométrica
© Federico Cairoli

O modelo arquitetônico foi determinado por dois sistemas, um formal e outro construtivo. O primeiro é uma sequência de quatro variações de secções formadas por um ou dois planos inclinados. Cada seção, cortada em diferentes profundidades, contém um programa (dormitório principal + banheiro + closet, escritório + jardim de inverno, sala de estar + cozinha e por fim dormitórios secundários + banheiro + sala de jogos) que aproveitam a condição espacial de cada seção. Estes volumes programáticos foram dispostos em planta para que os programas fossem divididos em duas asas distintas, uma para adultos e outra para as crianças, mediadas por um ambiente comum.

© Federico Cairoli

O segundo sistema, o construtivo, é o que dá sentido à modulação geral do projeto. A caixa estrutural recebeu "prateleiras" de madeira, completando o sistema estrutural com feixes do mesmo material dispostos em linha com a modulação das colunas, atravessado por vigas de madeira com uma seção maior para cobrir os vãos onde a continuidade da parede é interrompida. Este esqueleto de suporte, devido às suas características materiais, dá o suporte ideal para os componentes que completam o sentido da forma da casa.

© Federico Cairoli
Planta Baixa
© Federico Cairoli

As paredes externas foram revestidas com painéis verticais, onde dois elementos horizontais interrompem essa lógica: o piso de madeira que vai da sala de estar até a galeria, e a parede do jardim de inverno, de policarbonato transparente ondulado.

© Federico Cairoli

No interior, os espaços entre as vigas foram preenchidos com paredes de barro com um acabamento de argila para alcançar uma superfície uniforme. A solução das paredes combinada com o telhado verde resulta em um envelope de alto desempenho termodinâmico pela sua capacidade de absorver a umidade ambiente e regular a temperatura naturalmente.

© Federico Cairoli

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa AA / IR arquitectura" [Casa AA / IR arquitectura] 25 Nov 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/777625/aa-house-ir-arquitectura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.