Casa Jerry / onion + Arisara Chaktranon & Siriyot Chaiamnuay

Casa Jerry / onion + Arisara Chaktranon & Siriyot Chaiamnuay - Imagem 2 de 26Casa Jerry / onion + Arisara Chaktranon & Siriyot Chaiamnuay - Imagem 3 de 26Casa Jerry / onion + Arisara Chaktranon & Siriyot Chaiamnuay - Imagem 4 de 26Casa Jerry / onion + Arisara Chaktranon & Siriyot Chaiamnuay - Imagem 5 de 26Casa Jerry / onion + Arisara Chaktranon & Siriyot Chaiamnuay - Mais Imagens+ 21

Cha-am, Tailândia
  • Texto: Chittawadi Chitrabongs
  • Cidade: Cha-am
  • País: Tailândia
Mais informaçõesMenos informações
Casa Jerry / onion + Arisara Chaktranon & Siriyot Chaiamnuay - Imagem 14 de 26
© Wison Tungthunya

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa Jerry é a casa de férias em Cha Am Beach do Sr. e Sra. Sahawat que têm quatro filhos. Em 2011, encomendaram ao Onion a reforma de sua casa próxima ao mar, que estava, então, em construção, em um local de reunião para os membros da família e os amigos. A encomenda pedia uma casa de férias que se comportasse diferentemente de uma casa tradicional, onde a circulação mínima era a norma, mas bem mais como um pátio recreativo onde os membros da família se sentissem animados para aproveitar de tal forma que nenhum de seus espaços domésticos em Bangkok lhes permitia.

Casa Jerry / onion + Arisara Chaktranon & Siriyot Chaiamnuay - Imagem 8 de 26
© Wison Tungthunya

Correr, escalar, se esconder, se pendurar e, inclusive, cair são as atividades físicas propostas que excedem o limite de estilo de vida comum. Por estes aspectos determinou-se a base do Onion para este projeto de desenho de interiores, que também apoiou-se na série de desenho animado americana criada em 1940, "Tom e Jerry". Se a casa do rato Jerry fosse construída, se pareceria com um grande pedaço de queijo na faixa de Mobius e seria uma maneira conveniente para Jerry fugir do gato Tom. A Casa Jerry é considerada como o objeto que as crianças desejam e aumenta o significado de ter um dia festivo em Cha Am Beach para os pais.

Casa Jerry / onion + Arisara Chaktranon & Siriyot Chaiamnuay - Imagem 26 de 26
Diagrama

A preocupação central do escritório são os vínculos entre as passagens. O Onion agrega um jogo extra de circulações verticais no passeio central das escadas e rampas existentes. Este espaço se chama, agora, a "sala de estar principal". Onion utiliza as redes personalizadas para construir cinco capas de planos horizontais de diferentes inclinações, alturas e tamanhos. Estas atuam quase como a extensão dos pisos dentro desta sala de estar de pé direito triplo. Cada camada de redes tem um buraco e cada um desses buracos esta localizado em um lugar diferente.

Casa Jerry / onion + Arisara Chaktranon & Siriyot Chaiamnuay - Imagem 3 de 26
© Wison Tungthunya

Tanto crianças como adultos, podem subir as escadas metálicas do térreo até um dos dormitórios do filho no terceiro pavimento. Sair da cama e cair nos buracos, aqui é uma prática segura, pois os jogadores estão protegidos pelas capas inferiores das redes. Agarrar-se às redes é outra técnica do jogo. Os jogadores podem captar partes das redes que estão inclinadas até embaixo para adaptar-se a suas alturas. Ao olhar para cima, a película de espelho fixada na cobertura da a ilusão de que os jogadores estão flutuando no ar e que as capas sobrepostas das redes são mais altas do que realmente são.

Casa Jerry / onion + Arisara Chaktranon & Siriyot Chaiamnuay - Imagem 21 de 26
© Wison Tungthunya

Os dormitórios do terceiro pavimento possuem outro tipo de circulação. Trata-se do túnel que une dois espaços fundidos nas áreas de dormir. Com o objetivo de alcançar a cama, os filhos podem subir a escada ou caminhar por escadas dentro do dormitório. O túnel é uma rota adicional para as crianças, para mudar suas camas. Também podem chegar a elas diretamente desde a sala de estar principal através da porta de correr oculta por cima do quinto nível da rede. Arrastar-se dentro dos túneis para ir até outro dormitório é a atividade destinada à Casa Jerry.

Casa Jerry / onion + Arisara Chaktranon & Siriyot Chaiamnuay - Imagem 20 de 26
© Wison Tungthunya

As cores são recursos para aumentar as experiências visuais. Onion pinta as áreas comuns da Casa Jerry de branco. Estas incluem a sala de estar principal, a sala de estar e a sala de jantar, que são vinculadas entre a piscina e o quarto de serviço no térreo. Os dormitórios, por outro lado, são personalizados por cores. A cor amarelo mostarda é para o dormitório principal e a luz de cor púrpura para o dormitório dos convidados no segundo pavimento. O azul é para o interior dos túneis e as áreas de descanso das crianças. Verde claro é para os dormitórios dos filhos no terceiro pavimento. Ao brincar, as crianças tendem a identificar-se com as cortes dos quartos. Se a porta do dormitório escolhido esta fechada pela parte interior, o único acesso à esquerda será o túnel, que é de difícil acesso pelos adultos.

Casa Jerry / onion + Arisara Chaktranon & Siriyot Chaiamnuay - Imagem 2 de 26
© Wison Tungthunya

A família Sahawat esteve pela primeira vez na Casa Jerry durante as férias do Ano Novo 2014. Todos, incluindo a avó, passaram a maior parte de seu tempo juntos na sala de estar principal. Essa, tornou-se o espaço mais utilizado e mais animado da Casa Jerry. Ao amanhecer, o senhor e a senhora Sahawat perceberam que seus filhos não dormem nos dormitórios, levaram as almofadas e edredons para dormir dentro das redes. Na Casa Jerry, dormi no ar é possível.

Casa Jerry / onion + Arisara Chaktranon & Siriyot Chaiamnuay - Imagem 19 de 26
© Wison Tungthunya

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Casa Jerry / onion + Arisara Chaktranon & Siriyot Chaiamnuay" [Jerry House / onion + Arisara Chaktranon & Siriyot Chaiamnuay] 27 Nov 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/777609/casa-jerry-onion-plus-arisara-chaktranon-and-siriyot-chaiamnuay> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.