Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos

Casa Jerry / onion + Arisara Chaktranon & Siriyot Chaiamnuay

Casa Jerry / onion + Arisara Chaktranon & Siriyot Chaiamnuay

© Wison Tungthunya © Wison Tungthunya © Wison Tungthunya © Wison Tungthunya + 26

Cha-am, Tailândia
  • Texto

    Chittawadi Chitrabongs
Mais informações Menos informações
© Wison Tungthunya
© Wison Tungthunya

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa Jerry é a casa de férias em Cha Am Beach do Sr. e Sra. Sahawat que têm quatro filhos. Em 2011, encomendaram ao Onion a reforma de sua casa próxima ao mar, que estava, então, em construção, em um local de reunião para os membros da família e os amigos. A encomenda pedia uma casa de férias que se comportasse diferentemente de uma casa tradicional, onde a circulação mínima era a norma, mas bem mais como um pátio recreativo onde os membros da família se sentissem animados para aproveitar de tal forma que nenhum de seus espaços domésticos em Bangkok lhes permitia.

© Wison Tungthunya
© Wison Tungthunya

Correr, escalar, se esconder, se pendurar e, inclusive, cair são as atividades físicas propostas que excedem o limite de estilo de vida comum. Por estes aspectos determinou-se a base do Onion para este projeto de desenho de interiores, que também apoiou-se na série de desenho animado americana criada em 1940, "Tom e Jerry". Se a casa do rato Jerry fosse construída, se pareceria com um grande pedaço de queijo na faixa de Mobius e seria uma maneira conveniente para Jerry fugir do gato Tom. A Casa Jerry é considerada como o objeto que as crianças desejam e aumenta o significado de ter um dia festivo em Cha Am Beach para os pais.

Diagrama
Diagrama

A preocupação central do escritório são os vínculos entre as passagens. O Onion agrega um jogo extra de circulações verticais no passeio central das escadas e rampas existentes. Este espaço se chama, agora, a "sala de estar principal". Onion utiliza as redes personalizadas para construir cinco capas de planos horizontais de diferentes inclinações, alturas e tamanhos. Estas atuam quase como a extensão dos pisos dentro desta sala de estar de pé direito triplo. Cada camada de redes tem um buraco e cada um desses buracos esta localizado em um lugar diferente.

© Wison Tungthunya
© Wison Tungthunya

Tanto crianças como adultos, podem subir as escadas metálicas do térreo até um dos dormitórios do filho no terceiro pavimento. Sair da cama e cair nos buracos, aqui é uma prática segura, pois os jogadores estão protegidos pelas capas inferiores das redes. Agarrar-se às redes é outra técnica do jogo. Os jogadores podem captar partes das redes que estão inclinadas até embaixo para adaptar-se a suas alturas. Ao olhar para cima, a película de espelho fixada na cobertura da a ilusão de que os jogadores estão flutuando no ar e que as capas sobrepostas das redes são mais altas do que realmente são.

© Wison Tungthunya
© Wison Tungthunya

Os dormitórios do terceiro pavimento possuem outro tipo de circulação. Trata-se do túnel que une dois espaços fundidos nas áreas de dormir. Com o objetivo de alcançar a cama, os filhos podem subir a escada ou caminhar por escadas dentro do dormitório. O túnel é uma rota adicional para as crianças, para mudar suas camas. Também podem chegar a elas diretamente desde a sala de estar principal através da porta de correr oculta por cima do quinto nível da rede. Arrastar-se dentro dos túneis para ir até outro dormitório é a atividade destinada à Casa Jerry.

© Wison Tungthunya
© Wison Tungthunya

As cores são recursos para aumentar as experiências visuais. Onion pinta as áreas comuns da Casa Jerry de branco. Estas incluem a sala de estar principal, a sala de estar e a sala de jantar, que são vinculadas entre a piscina e o quarto de serviço no térreo. Os dormitórios, por outro lado, são personalizados por cores. A cor amarelo mostarda é para o dormitório principal e a luz de cor púrpura para o dormitório dos convidados no segundo pavimento. O azul é para o interior dos túneis e as áreas de descanso das crianças. Verde claro é para os dormitórios dos filhos no terceiro pavimento. Ao brincar, as crianças tendem a identificar-se com as cortes dos quartos. Se a porta do dormitório escolhido esta fechada pela parte interior, o único acesso à esquerda será o túnel, que é de difícil acesso pelos adultos.

© Wison Tungthunya
© Wison Tungthunya

A família Sahawat esteve pela primeira vez na Casa Jerry durante as férias do Ano Novo 2014. Todos, incluindo a avó, passaram a maior parte de seu tempo juntos na sala de estar principal. Essa, tornou-se o espaço mais utilizado e mais animado da Casa Jerry. Ao amanhecer, o senhor e a senhora Sahawat perceberam que seus filhos não dormem nos dormitórios, levaram as almofadas e edredons para dormir dentro das redes. Na Casa Jerry, dormi no ar é possível.

© Wison Tungthunya
© Wison Tungthunya

Galeria do Projeto

Ver tudo Mostrar menos
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Casa Jerry / onion + Arisara Chaktranon & Siriyot Chaiamnuay" [Jerry House / onion + Arisara Chaktranon & Siriyot Chaiamnuay] 27 Nov 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/777609/casa-jerry-onion-plus-arisara-chaktranon-and-siriyot-chaiamnuay> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.