Casa Belavista / Agustín Lozada

Casa Belavista / Agustín Lozada - Imagem 2 de 27Casa Belavista / Agustín Lozada - Imagem 3 de 27Casa Belavista / Agustín Lozada - Imagem 4 de 27Casa Belavista / Agustín Lozada - Imagem 5 de 27Casa Belavista / Agustín Lozada - Mais Imagens+ 22

Río Ceballos, Argentina
  • Arquitetos: Agustín Lozada
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  221
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2014
Casa Belavista / Agustín Lozada - Imagem 6 de 27
© Gonzalo Viramonte

Descrição enviada pela equipe de projeto. Na tranquila Cidade de Rio Ceballos, localizada nas serras cordobenses, na Argentina, encontra-se a Casa Belavista. Um volume branco e puro, apoiado sutilmente sobre um terreno de esquina, plano com um declive na lateral para a rua e rodeado por uma agradável vegetação nativa.

Casa Belavista / Agustín Lozada - Imagem 4 de 27
© Gonzalo Viramonte

O programa da residência de 221 m² é desenvolvido em apenas um nível e responde às necessidades de uma família jovem, cujo principal requerimento era uma casa com grandes superfícies de vidro para poder contemplar a paisagem das serras, mas com privacidade.

O acesso à residência é feito por um pátio que cria a transição entre o interior e exterior, rodeado por água e aberto para as vistas do vale. O espaço social é localizado próximo à entrada e é o único espaço onde o interior da casa se relaciona visualmente com a rua. O espaço privado contém dois dormitórios simples com um banheiro comum, os quais são vinculados entre si e com o âmbito natural.

Casa Belavista / Agustín Lozada - Imagem 5 de 27
© Gonzalo Viramonte
Casa Belavista / Agustín Lozada - Imagem 18 de 27
Planta Baixa
Casa Belavista / Agustín Lozada - Imagem 16 de 27
© Gonzalo Viramonte

O conceito tem como premissa trabalhar os espaços privados para o interior da quadra, com um pátio verde responsável por envolver as atividades cotidianas. Para o exterior, a casa se mantém impermeável com seus muros cegos. O maior ponto de tensão é produzido na esquina do lote, onde a arquitetura é desmaterializada para gerar a entrada à residência.

Casa Belavista / Agustín Lozada - Imagem 11 de 27
© Gonzalo Viramonte

A volumetria foi trabalhada como uma caixa sólida e leve, que levita alguns centímetros acima do solo, projetando sua sombra sobre o terreno, que vai se desmaterializando para a esquina, transformando o cheio em vazio. O sólido desaparece para se transformar em ar e água.

Casa Belavista / Agustín Lozada - Imagem 2 de 27
© Gonzalo Viramonte

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Belavista / Agustín Lozada" [Belavista House / Agustín Lozada] 21 Nov 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/777537/casa-belavista-agustin-lozada> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.