Clássicos da Arquitetura: Conjunto Nacional / David Libeskind

Clássicos da Arquitetura: Conjunto Nacional / David Libeskind - UrbanoClássicos da Arquitetura: Conjunto Nacional / David Libeskind - Janela, FachadaClássicos da Arquitetura: Conjunto Nacional / David Libeskind - Imagem 4 de 27Clássicos da Arquitetura: Conjunto Nacional / David Libeskind - Tijolo, Urbano, FachadaClássicos da Arquitetura: Conjunto Nacional / David Libeskind - Mais Imagens+ 22

Objeto absolutamente inquietante do ponto de vista da escala, propõe uma abordagem de uso e ocupação do solo da cidade para afirmar-se como ponto de inflexão no raciocínio do enfrentamento da implantação ou da estratégia de ocupação do lote.

Clássicos da Arquitetura: Conjunto Nacional / David Libeskind - Janela, Urbano
© Hugo Segawa. Via Arquigrafia (CC BY-NC-ND 3.0)

Nesse sentido, a transição quase imperceptível que se estabelece entre o espaço público do passeio –a cota da cidade– e o térreo do edifício, promove relações ímpares nesse novo lugar criado pelo diálogo estabelecido com o espaço coletivo. A cidade em expansão acolhe o edifício, que por sua vez abriga as novas funções e necessidades programáticas que passam a figurar na jovem metrópole, espécie de simbiose urbana.

Clássicos da Arquitetura: Conjunto Nacional / David Libeskind - Janela, Fachada
© Hugo Segawa. Via Arquigrafia (CC BY-NC-ND 3.0)
Clássicos da Arquitetura: Conjunto Nacional / David Libeskind - Imagem 24 de 27
© Revista Acrópole n° 222 (CC BY-NC-ND 4.0). Via Arquivo Arq

Com aproximadamente 150.000m² de área construída, o programa está distribuído em dois grandes volumes: um horizontal, que ocupa todo o terreno –uma gleba de 14.600m²– e outro vertical, que se desenvolve sobre pilotis, sobre o terraço-jardim do bloco horizontal.

Clássicos da Arquitetura: Conjunto Nacional / David Libeskind - Janela
© Revista Acrópole n° 238 (CC BY-NC-ND 4.0). Via Arquivo Arq
Clássicos da Arquitetura: Conjunto Nacional / David Libeskind - Imagem 21 de 27
Cortesia de Arquivo Arq

O volume horizontal corresponde ao conjunto comercial, com galerias de lojas, restaurantes, livraria, bancos e cinemas, distribuídos em três pavimentos, além do terraço-jardim –concebido como uma grande praça pública, decisão de projeto que confere a esse pavimento características urbanas.

Clássicos da Arquitetura: Conjunto Nacional / David Libeskind - Tijolo, Urbano, Fachada
Cortesia de Arquivo Arq

Na grande lâmina vertical, três torres contíguas com acessos independentes permitem a convivência de usos distintos como escritórios, consultórios e residências. A articulação com a cidade ao nível do solo, com as calçadas em pedra portuguesa adentrando seus espaços internos de pé-direito generoso por todas as quatro calçadas lindeiras, demonstra a consciência do arquiteto sobre o novo papel do edifício de caráter urbano, concebido como extensão do espaço público.

* Extrato do artigo original publicado pela autora no 8º Seminário DOCOMOMO Brasil.

Clássicos da Arquitetura: Conjunto Nacional / David Libeskind - Janela, Fachada
© Flickr Wilfredo Rodríguez (CC BY-NC-ND 2.0)

Referência
Luciana Tombi Brasil, "David Libeskind e o Conjunto Nacional: Reflexão Crítica sobre a Nova Condição Metropolitana", em Anais do 8º Seminário DOCOMOMO Brasil, Rio de Janeiro, 2009. Disponível online.

Quer colaborar conosco? Escreva para colabore@archdaily.com.

  • Arquitetos: David Libeskind; David Libeskind
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  1955

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Av. Paulista, 2073 - Consolação, São Paulo - SP, 01311-300, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: Luciana Tombi Brasil. "Clássicos da Arquitetura: Conjunto Nacional / David Libeskind" 18 Nov 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/777375/classicos-da-arquitetura-conjunto-nacional-david-libeskind> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.