157 Unidades Habitacionais em Nanterre / Atelier du Pont

157 Unidades Habitacionais em Nanterre / Atelier du Pont - Imagem 2 de 15157 Unidades Habitacionais em Nanterre / Atelier du Pont - Imagem 3 de 15157 Unidades Habitacionais em Nanterre / Atelier du Pont - Imagem 4 de 15157 Unidades Habitacionais em Nanterre / Atelier du Pont - Imagem 5 de 15157 Unidades Habitacionais em Nanterre / Atelier du Pont - Mais Imagens+ 10

  • Incorporadora: Semna
  • Coordenadores Do Projeto: Eve Honnet e Julie Delzongle
  • Engenharia: Berim
  • Cidade: Nanterre
  • País: França
Mais informaçõesMenos informações
157 Unidades Habitacionais em Nanterre / Atelier du Pont - Imagem 2 de 15
© Frédéric Delangle

Descrição enviada pela equipe de projeto. O desafio deste projeto é criar um pedaço de cidade que consiga se conectar ao centro histórico, casas vizinhas e os recentes projetos na nova zona mista em desenvolvimento de Sainte-Geneviève. Como um híbrido entre urbanismo e arquitetura, seu traçado volta a desenvolver as conexões entre os tecidos urbanos aparentemente diferentes, costurando as peças díspares da cidade.

157 Unidades Habitacionais em Nanterre / Atelier du Pont - Imagem 5 de 15
© Frédéric Delangle

Tecendo uma nova malha urbana, os gabaritos contrastantes e assertivos permitem a inserção destas 157 unidades habitacionais neste contexto singular, assegurando ao mesmo tempo um certo nível de densidade e uma alta qualidade de uso. Os edifícios medianos da habitação coletiva dão para espaços públicos de escala ampla enquanto os edifícios coletivos menores e casas com terraços ou jardins privados estão colocados ao longo das pistas secundárias. A variação progressiva de formas e tipologias responde ao objetivo de recomposição urbana e social, a continuidade e a diversidade.

157 Unidades Habitacionais em Nanterre / Atelier du Pont - Imagem 9 de 15
© Frédéric Delangle

Um componente importante do bairro é a nova paisagem pública que atravessa todo o projeto. Os pontos de acesso às unidades habitacionais são organizados nos becos transversais que desembocam neste espaço pedonal, proporcionando uma sensação de porosidade e também a abertura de pontos de vista sobre as áreas ajardinadas dentro do bloco de residências. Este mecanismo cria transições suaves entre o espaço público e privado, reinventa a sensação de voltar para casa e também gera laços entre os habitantes que utilizam os espaços abertos no meio do conjunto. Esta alternativa urbana está situada entre o coletivo e o individual dentro deste complexo entorno.

157 Unidades Habitacionais em Nanterre / Atelier du Pont - Imagem 13 de 15
Planta Baixa

A diversidade formal e tipológica reflete um sentido da diversidade social (54 habitações sociais e 103 unidades privadas) e do programa (os espaços para empresas estão inseridos na avenida principal).

157 Unidades Habitacionais em Nanterre / Atelier du Pont - Imagem 6 de 15
© Frédéric Delangle

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Nanterre, França

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "157 Unidades Habitacionais em Nanterre / Atelier du Pont" [157 Housing Units in Nanterre / Atelier du Pont] 17 Nov 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/777285/157-unidades-habitacionais-em-nanterre-atelier-du-pont> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.