Sede da Pevasa / Diego Soroa

Sede da Pevasa / Diego Soroa - Mais Imagens+ 20

Mais informaçõesMenos informações
© Wenzel

Descrição enviada pela equipe de projeto. A nova sede a empresa de alimentos Pevasa, projetada pelo arquiteto Diego Soroa, é elevada e apoiada sobre cinco pilares que permitem transformar os escritórios em um mirante capaz de captar a luz das vistas de Bermeo, e inclusive, nos dias claros, as do cabo de Ogoño. Estas fundações de aço e o concreto contrastam com o envoltório exterior transparente do edifício.

© Wenzel

O desenho arquitetônico das colunas que sustentam os escritórios centrais de Pevasa, é uma alusão a cada uma das cinco famílias fundadoras desta empresa dedicada à pesca de atum, com mais de 50 anos de história. Além da função de suporte estrutural que lhes diz respeito, os pilares inclinam-se e agrupam-se para esconder os acessos às plantas superiores para logo as atravessar. As colunas se acomodam conforme a distribuição dos pavimentos, desenhando pátios internos de luz, ou criando os espaços de escritório. Com esta estrutura, o arquiteto Diego Soroa pretende deixar abertas as plantas "para criar espaços luminosos e versáteis, reconfiguráveis, com uma multiplicidade de percursos e opções, que favoreçam os usos colaborativos, horizontais, transparentes e fluidos.".

Planta

No total, são 1600 metros quadrados distribuídos em dois pavimentos. Um primeiro, mais amplo, é destinado a escritórios, e o segundo é ocupado por uma sala polivalente, pensada para organizar jornadas ou encontros com as tripulações dos navios da Pevasa. Esta sala abre-se a uma cobertura ajardinada através de portas SOLEAL PY de Technal.

© Wenzel

A fachada envidraçada que envolve o edifício, foi construída com o sistema GEODE Trama Vertical de Technal. A estrutura portante de alumínio desenha uma retícula formada por montantes verticais de 6,36 metros e quatro transversais na horizontal, que formam 3 divisões de vidro exterior. As juntas de envidraçamento interiores e exteriores são de EPDM resistentes aos raios UVA e agentes atmosféricos. A evacuação de água de infiltração é realizada através dos elementos horizontais, que fornecem a drenagem para garantir a vedação do sistema. Para facilitar a ventilação dos escritórios, o muro cortina integra janelas ocultas com sistemas de abertura "à italiana". O acabamento das peças de alumínio é em laca branca mate e segue as especificações do selo QUALICOAT. Todas recebem um pré-tratamento reforçado "Sea side", equivalente à Calidad Marina, que permite que os materiais sejam resistentes aos agentes externos que poderiam oxidá-los, especialmente em contextos próximos às costas, como é o caso da localização da nova sede.

© Wenzel

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Bermeo, Bizkaia, Espanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Sede da Pevasa / Diego Soroa" [Oficinas Centrales de Pevasa / Diego Soroa] 19 Nov 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/777261/sede-da-pevasa-diego-soroa> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.