O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Apartamentos
  4. Argentina
  5. Estudio Castellitti-Bertoni Arqs & Asoc.
  6. Conjunto de apartamentos Torre del Molino / Estudio Castellitti-Bertoni Arqs & Asoc.

Conjunto de apartamentos Torre del Molino / Estudio Castellitti-Bertoni Arqs & Asoc.

Conjunto de apartamentos Torre del Molino / Estudio Castellitti-Bertoni Arqs & Asoc.
Conjunto de apartamentos Torre del Molino / Estudio Castellitti-Bertoni Arqs & Asoc., © Federico Cairoli
© Federico Cairoli

© Federico Cairoli © Federico Cairoli © Federico Cairoli © Federico Cairoli + 19

  • Cálculo Estrutural

    Ing. Perini, Gustavo
  • Colaboradores

    Estanislao Niklison, Mariano Tellechea, Diego Villar, Lisandro Kranewitter, Jaquelina Santiago, Federico Michelini
  • Superfície de Terreno

    359,82 m2
  • Superfície Coberta

    22 UNIDADES; 1 dormitório: 3 Unidades de 47m2 e 8 Unidades de 50m2; 2 dormitórios: 11 Unidades de entre 54m2 e 66,50m2 GARAGENS
  • Mais informações Menos informações
© Federico Cairoli
© Federico Cairoli

LOCAL

O Boulevard Gálvez é o corredor emblemático da cidade, um jardim botânico linear que se estrutura em uma seqüência de locais e edifícios de grande valor ambiental-patrimonial: em seu início a leste da Ponte Suspensa, continua com a ex-Estacão do FFCC Belgrano, o antigo Mercado Progreso e a Plaza Pueyrredón, o conjunto industrial em desuso do Molino Franchino, hoje transformado em Fábrica Cultural. Precisamente, o processo encarado nos últimos anos de recuperação e posta em valor destes edifícios os transforma em ícones urbanos, impulsionando fortemente a transformação do entorno em seu conjunto. Neste marco, o Molino Franchino e a Fábrica Cultural começam a produzir mudanças no entorno, este bairro, uma mistura de habitações antigas e novas, antigas fábricas ou depósitos abandonados ou transformados em comércio, hoje já mostra sinais de transformação.

© Federico Cairoli
© Federico Cairoli

PREMISSAS

A operação projetada consiste na recuperação do envoltório de um antigo salão comercial sobre a esquina - vestígio das construções típicas em esquina do início do século passado. Se estabelece um contraponto ao dispor na parte de trás do lote remanescente, uma semi-torre com 3 fachadas livres: a frente ao sul com vistas ao Boulevard, ao oeste até a rua 25 de Mayo, ao norte para a Av. Aristóbulo del Valle, continuação da rua 25.

© Federico Cairoli
© Federico Cairoli

FORMULAÇÃO CONCEITUAL

O auge da construção como ferramenta de investimento, gerou um processo especulativo que impacto fortemente - em muitos casos de forma negativa - o desenvolvimento urbano.

© Federico Cairoli
© Federico Cairoli
© Federico Cairoli
© Federico Cairoli

Pensar a construção de um conjunto de edifícios partindo dos recursos essenciais do habitar em um tempo e lugar fortemente caracterizados, mostra-se como uma opção de mero interesse especulativo. Esta opção procura redescobrir as potencialidades, as energias subjacentes nos bairros, ruas, praças, parques, entorno natural e habitantes.

© Federico Cairoli
© Federico Cairoli

Em nossa cidade, a transformação de áreas supõe uma transformação de grande complexidade. O surgimento de infraestruturas de grande escala em uma paisagem urbana contemporânea, permite ensaiar novas formas de vida. Assim, a partir do ponto de vista da cidade tradicional é um território poluído acústica e ambientalmente, transforma-se nas alturas em uma paisagem sublime, dominada por uma localização bem comunicada, rodeada de parques equipados, comércio de primeiro nível, áreas esportivas e equipamentos culturais. 

© Federico Cairoli
© Federico Cairoli

A PROPOSTA

Um edifício de alto rendimento e máxima flexibilidade, resultou em um pavimento único com diversas alternativas de combinação ou uso: habitação, estúdios e escritórios. Em todos os casos, os ambientes possuem iluminação e ventilação natural cruzada; além de contar com amplos espaços semi cobertos de uso exclusivo e um núcleo que funciona como espaço intermediário entre o privado e a rua.

Plantas
Plantas

Entre outras coisas, viver e trabalhar em um mesmo espaço urbano contribui assim a uma distribuição mais equitativa de centralidade da cidade, significa aproveitar as paisagens memoráveis, com maior acessibilidade, junto a melhores equipamentos e melhores condições ambientais. Para os arquitetos, isso acarreta um trabalho responsável, de análise sobre a cidade como cenário principal do exercício profissional e o papel do projeto arquitetônico nos processos de configuração e transformação do espaço físico.

© Federico Cairoli
© Federico Cairoli
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato. Cita: "Conjunto de apartamentos Torre del Molino / Estudio Castellitti-Bertoni Arqs & Asoc." [Conjunto de vivienda Torre del Molino / Estudio Castellitti-Bertoni Arqs & Asoc.] 17 Nov 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Brant, Julia) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/777239/conjunto-de-apartamentos-torre-del-molino-estudio-castellitti-bertoni-arqs-and-asoc> ISSN 0719-8906