Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos

Pavilhão Best Room / EAST + Aff Architekten

Pavilhão Best Room / EAST + Aff Architekten

© Sebastian F. Lippok © Sebastian F. Lippok © Sebastian F. Lippok © Sebastian F. Lippok + 9

Ecublens, Suíça
  • Patrocinadores: Debrunner Acifer SA, Disner Jean Luc, EPFL ENAC Sektion Architektur, FSB GmbH, Groupement Forestier du Veyron, Hornbach Baumarkt AG, Joly-Pottuz Eusèbe, Keim Farben AG, Marti SA, Montana AG, Savioz et Chabbey Menuiserie Charpente Sarl, Tower-System SA, Worreth René
  • Colaboradores: Atelier Maquette EPFL, EPFL , SUVA, SIKA Schweiz AG, Jordan Tanner, Commune d’Ecublens
Mais informações Menos informações
© Sebastian F. Lippok
© Sebastian F. Lippok

"O nosso mundo cotidiano é um mundo de ambientes. Nesses ambientes estão os espaços e nesses espaços a vida acontece." Por Emmett Scanlon (2008).

© Sebastian F. Lippok
© Sebastian F. Lippok

O Best Room (ou o Melhor Quarto) é o resultado de uma pesquisa de graduação da escola EPFL pelos alunos no laboratório EAST (Arquitetura Elementar e Estudos de Tipologias, na tradução livre para o português) e dos professores Anja e Martin Fröhlich. O Best Room é primeira resposta construída para a pergunta: O que faz de um quarto "o melhor quarto?" A questão tornou-se um lema e um princípio orientador para o projeto do melhor quarto.

Planta
Planta

O objetivo da proposta deste ano foi a criação de um caminho através das infinitas possibilidades de um projeto arquitetônico com um objetivo muito preciso, e para construí-lo na escala de 1:1.

© Sebastian F. Lippok
© Sebastian F. Lippok

Através de pesquisas, documentação e análise, os alunos procuraram pelo "melhor quarto". De estudos de caso a pinturas, de espaços a materiais, exemplos foram interpretados a fim de compreender melhor o que define o ambiente ideal para se viver. O que torna um espaço mais especial do que os outros na arte sem fim de criar espaços? Na segunda etapa, a equipe do EAST organizou um concurso interno e as 36 propostas para o melhor quarto foram submetidas a um júri que premiou o melhor desenho. O projeto foi então abraçado pelos alunos da graduação e juntos eles atravessaram as desventuras de um projeto arquitetônico.

© Sebastian F. Lippok
© Sebastian F. Lippok

Centenas de desenhos, modelos, maquetes e ideias foram produzidos até que cada elemento tivesse alcançado o equilíbrio necessário no conjunto. O projeto tornou-se o cruzamento entre o espaço, a construção e a atmosfera. Variantes externas como os custos de construção, os procedimentos administrativos, a legislação local e até mesmo o mau tempo desempenharam seu papel, mas o melhor de cada restrição foi conseguido com entusiasmo.

© Sebastian F. Lippok
© Sebastian F. Lippok

Com um orçamento de 4.000 francos suíços (aproximadamente R$ 15.000,00) e a preciosa ajuda de colaboradores, apenas 5 semanas foram necessárias para dar forma ao projeto. O Melhor Quarto foi inaugurado no final de maio e ficou aberto ao público até julho deste ano e não foi apenas o melhor quarto, mas um coração cultural temporário do campus da EPFL.

Fachada
Fachada

Galeria do Projeto

Ver tudo Mostrar menos

Localização do Projeto

Endereço: Instituto Federal de Technologia da Suíça, Lausanne, Suíça

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Pavilhão Best Room / EAST + Aff Architekten" [Best Room Pavilion / EAST + Aff Architekten] 16 Nov 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/777211/pavilhao-best-room-east-plus-aff-architekten> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.