Centro Cultural Väven / White Arkitekter + Snøhetta

Centro Cultural Väven / White Arkitekter + Snøhetta - Imagem 2 de 39Centro Cultural Väven / White Arkitekter + Snøhetta - Imagem 3 de 39Centro Cultural Väven / White Arkitekter + Snøhetta - Imagem 4 de 39Centro Cultural Väven / White Arkitekter + Snøhetta - Imagem 5 de 39Centro Cultural Väven / White Arkitekter + Snøhetta - Mais Imagens+ 34

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  25000
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2014
  • Fotógrafo
    Fotografias:Lindman
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  FINIGLAS
  • Design De Interiores: White
  • Paisagismo: Snøhetta
  • Projeto Luminotécnico: ÅF Lighting
  • Consultoria Teatro: AIX Arkitekter
  • Design Gráfico: Studio AB
  • Sustainability Program: White
  • Hotel Interior Design: Stylt Trampoli AB
  • Cidade: Umeå
  • País: Suécia
Mais informaçõesMenos informações
Centro Cultural Väven / White Arkitekter + Snøhetta - Imagem 19 de 39
© Lindman

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Centro Cultural Väven em Umeå, no norte da Suécia, ganhou o Prêmio Salin Kasper, prêmio de maior prestígio arquitetônico da Suécia. O prêmio foi apresentado em novembro de 2014, uma semana depois a inauguração do centro cultural, sendo um grande triunfo para a cidade, que foi coroada a Capital Européia da Cultura em 2014.

Centro Cultural Väven / White Arkitekter + Snøhetta - Imagem 5 de 39
© Lindman

O centro cultural foi projetado pelos principais escritórios de arquitetura da Escandinávia, Snøhetta e White Arkiteker, trabalhando em estreita colaboração com a prefeitura da cidade de Umeå, além de um incorporador privado, Balticgruppen AB e os moradores de Umeå para criar um novo edifício de 25.000 metros quadrados que conecta o centro da cidade ao cais recém renovado.

Centro Cultural Väven / White Arkitekter + Snøhetta - Imagem 26 de 39
Planta Baixa

Väven (que em sueco significa tecer) reúne uma variada gama de instalações culturais, incluindo a biblioteca da cidade, um museu, um centro de conferências, um teatro e um novo hotel. O centro simboliza a ambição da cidade de entrelaçar várias disciplinas dentro de um conjunto de espaços flexíveis, que podem mudar de acordo com as necessidades dos seus cidadãos, e onde as instalações públicas podem ser apoiadas pelo investimento comercial sob o mesmo teto.

Centro Cultural Väven / White Arkitekter + Snøhetta - Imagem 21 de 39
© Lindman

O centro cultural está localizado no centro de Umeå, entre a rua Storgatan e o Rio Ume e é parte de um projeto de desenvolvimento urbano "A cidade entre as pontes", que irá criar instalações culturais e educacionais à beira do rio, um passeio público, parques e praças, como parte da visão do município para abrir a cidade para o rio.

Centro Cultural Väven / White Arkitekter + Snøhetta - Imagem 3 de 39
© Lindman

O grupo White recebeu a missão de realizar esta visão. As obras construídas até agora incluem: Estação Multimodal Umeå Oeste(2010); Faculdade de Arquitetura (2011, em parceria com Henning Larsen); e o Bildmuseet, um centro para a cultura visual (2012). Criar o segundo maior centro cultural na Suécia coroou este trabalho.

Centro Cultural Väven / White Arkitekter + Snøhetta - Imagem 20 de 39
© Lindman

Centro de Conferências P5 - 5º andar do Väven

Com grandes e abrangentes janelas, superfícies generosamente robustas e salas de reuniões flexíveis, o P5 é o centro de conferências contemporâneo recém-inaugurado no último andar do Centro Cultural Väven. 

O centro cultural e o centro de conferências juntos erguem-se como um empreendimento exemplar para o desenvolvimento de Umeå nas próximas décadas, como um marco arquitetônico da cidade que vem crescendo e quadruplicou sua população desde a década de 50.

Centro Cultural Väven / White Arkitekter + Snøhetta - Imagem 24 de 39
© Lindman

Como o nome sugere, o P5 fica no quinto pavimento do Väven. Com vista para o Rio Ume, ele tem uma ampla vista sobre a paisagem da cidade. Ao caminhar no lobby principal, a atenção imediatamente se volta para as paredes onduladas de vidro preto que encapsulam as reuniões e suas funções práticas.

Centro Cultural Väven / White Arkitekter + Snøhetta - Imagem 11 de 39
© Lindman

O vidro preto espelha a luz do dia, que é muito apreciada no norte da Suécia, especialmente no inverno, e as pessoas em movimento e o ambiente em si, com seu relevo acentuado. O vidro é complementado e contrastado por painéis de madeira inspirados nas árvores características da cidade, de cor branca. Essas paredes são compostas por 15.000 peças de casca de madeira entrelaçadas com notável precisão.

Centro Cultural Väven / White Arkitekter + Snøhetta - Imagem 37 de 39
Corte

A escala é densa, rica e colorida - quase o oposto do seu exterior e do norte da Escandinávia. A rica paleta de cores do P5 é reforçada pelo mobiliário monocromático com tons de laranja, que representa uma das marcas registradas do centro. 

Centro Cultural Väven / White Arkitekter + Snøhetta - Imagem 9 de 39
© Lindman

"O P5 não é luxuoso. É muito melhor do que isso. Nosso objetivo foi capturar o estado de espírito daqueles que vivem acima do Círculo Ártico, que é estreitamente ligado à natureza, e expressar isso entrelaçado em nosso projeto", diz o arquiteto Mattias Lind, que durante seus vinte e poucos anos no White Arkiteker, já trabalhou em projetos importantes como os escritórios da agência de publicidade de renome Forsman & Bodenfors e o centro de conferências do edifício Turning Torso, de Calatrava, em Malmö.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Storgatan 46, 903 26 Umeå, Suécia

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Centro Cultural Väven / White Arkitekter + Snøhetta" [Väven Cultural Centre / Snøhetta + White Arkitekter] 15 Nov 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/777075/centro-cultural-vaven-white-arkitekter-plus-snohetta> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.