Creche +E em Marburg / Opus Architekten

Creche +E em Marburg / Opus Architekten - Imagem 2 de 33Creche +E em Marburg / Opus Architekten - Imagem 3 de 33Creche +E em Marburg / Opus Architekten - Imagem 4 de 33Creche +E em Marburg / Opus Architekten - Imagem 5 de 33Creche +E em Marburg / Opus Architekten - Mais Imagens+ 28

  • Arquitetos: Opus Architekten
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1100
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2014
  • Fotógrafo
    Fotografias:Eibe Sönnecken
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Ertex
  • Arquitetos: Anke Mensing, Andreas Sedler
  • Equipe De Projeto: Kristin Egermann, Uwe Kühn, Jessica Mazur, Tina Ritter
  • Proprietário: Prefeitura de Marburg
  • Gerenciamento De Projeto: SEG Marburg / Uta Brämer
  • Conceito De Energia: ee concept / Sebastian Fiedler, Martin Zeumer
  • Engenharia Estrutural: osd – office for structural design / Prof. Klaus Fäth, Frank Brückner
  • Engenharia Elétrica: Schaub & Kühn
  • Paisagismo: Köhler Landschafts architekten
  • Cidade: Marburg
  • País: Alemanha
Mais informaçõesMenos informações
Creche +E em Marburg / Opus Architekten - Imagem 11 de 33
© Eibe Sönnecken

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Universidade Philipps, fundada em 1527, é uma grande empregadora na cidade. Inúmeros projetos de pesquisa são conduzidos, inovações desenvolvidas e impulsos para toda a região são criados. Quando se trata de arquitetura, há projetos bem progressistas registrados anteriormente. Assim, no século 19, a Clínica Vitos (Vitos Klinik) foi construída, como um pavilhão, para atender o conceito da reforma psiquiátrica - como um protótipo na Alemanha. Em vez de situar a clínica em um grande complexo, as enfermarias foram distribuídas ao longo de vários edifícios rodeados por um jardim. Durante a reestruturação da clínica, os edifícios e áreas antigas ficaram vazias, e a cidade mais uma vez teve uma abordagem não convencional.

Creche +E em Marburg / Opus Architekten - Imagem 2 de 33
© Eibe Sönnecken

Enquanto anteriormente o térreo era fechado, hoje está aberto e misturado com edifícios residenciais, escolas e creches. A clínica psiquiátrica, portanto, também se torna parte da vida cotidiana para reduzir os temores de contato. Como de costume, se o projeto desenvolve áreas verdes, surgiu uma discussão sobre os planos para os locais vagos. No entanto, os responsáveis pelo projeto ​​garantiram que iriam preservar a atmosfera do parque, planejando com a menor densidade possível. Além disso, o edifício histórico foi conservado e convertido para novas utilizações. Um exemplo de sucesso desta estratégia é a Creche +E, projetada pelo escritório Opus Architekten. Ela foi construída em um terreno inclinado ao lado da capela histórica, com o piso térreo parcialmente construído a partir da encosta. O edifício de dois andares compacto atrai a atenção com a sua fachada de vidro e a cobertura de madeira dobradas em direção à area verde do terreno. A forma do edifício gerou um alto reconhecimento - não só por razões de estética, mas também por ser um edifício que gera sua própria energia. A dobragem da fachada saliente, por exemplo, faz com que o alinhamento dos módulos adquiram o máximo de energia solar possível.

Creche +E em Marburg / Opus Architekten - Imagem 4 de 33
© Eibe Sönnecken

A forma do telhado de madeira tem um bom efeito de suporte de carga. O edifício se encaixa nas imediações, apesar de ser bastante diferente. Assim, o verde do parque é refletido no envelope ou através da fachada. É possível ver que os tons de verde e de madeira aparecem no seu interior. A creche dispõe de cinco salas para cerca de 50 crianças cada. No piso térreo estão duas salas comuns e uma sala multi-funções próxima à entrada. Na área abaixo do solo estão as instalações técnicas e a área de serviços, depósito, uma cozinha e uma sala de professores com um átrio no meio. No pavimento superior estão as outros três salas comuns.

Creche +E em Marburg / Opus Architekten - Imagem 12 de 33
© Eibe Sönnecken
Creche +E em Marburg / Opus Architekten - Imagem 27 de 33
Planta Baixa
Creche +E em Marburg / Opus Architekten - Imagem 10 de 33
© Eibe Sönnecken

No piso térreo, o teto de madeira com uma estrutura lamelar adjacente conecta os volumes enquanto no piso superior, eles são visualmente separados por vidro. Os espaços interiores foram cuidadosamente projetados e assim é possível que as crianças se identifiquem com seus respectivos espaços, que é um fator de bem-estar importante.

Creche +E em Marburg / Opus Architekten - Imagem 3 de 33
© Eibe Sönnecken

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Marburg, Alemanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Creche +E em Marburg / Opus Architekten" [Nursery +E In Marburg / Opus Architekten] 14 Nov 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/777073/creche-plus-e-em-marburg-opus-architekten> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.