O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. Argentina
  5. Germán Müller
  6. 2014
  7. Casa Cozzi / Germán Müller

Casa Cozzi / Germán Müller

Casa Cozzi / Germán Müller
Casa Cozzi / Germán Müller, © Federico Cairoli
© Federico Cairoli

© Federico Cairoli © Federico Cairoli © Federico Cairoli © Federico Cairoli + 21

© Federico Cairoli
© Federico Cairoli

Descrição enviada pela equipe de projeto. A residência implanta-se na cidade de San Justo, província de Santa Fé, uma localidade de aproximadamente 40.000 habitantes, a 100 km ao norte da capital provincial.

© Federico Cairoli
© Federico Cairoli

A questão era resolver, num lote de 11,50 x 27,80 metros, uma habitação unifamiliar por meio de um crédito hipotecário (Procrear) que, em sua primeira etapa de aproximadamente 80 m², resolveria as demandas de um jovem profissional solteiro, levando em conta uma ampliação para um dormitório com suíte.

© Federico Cairoli
© Federico Cairoli

Ante as dimensões reduzidas, a necessidades de área coberta e a decisão de resolver a habitação em um pavimento por questão de custos, a estratégia foi a de uma articulação de usos e pátios buscando aproveitar ao máximo as possibilidades do terreno.

© Federico Cairoli
© Federico Cairoli

O pátio frontal cumpre a função de transição entre a vida privada da residência e a via pública. O contato com a rua está materializado por um muro de blocos perfurados com o conceito do cobogó brasileiro, como um filtro visual que permite a passagem do sol. Esse pátio permite uma relação contemplativa com o setor social da habitação a partir de sua vegetação.

Planta Baixa
Planta Baixa

O setor social é resolvido tomando a largura do terreno para potencializar a continuidade visual-espacial entre o pátio dianteiro e o traseiro. A vinculação com o pátio posterior se dá através de um espaço semi-coberto, planejado como local de reuniões ao redor da churrasqueira, numa relação mais ativa.

© Federico Cairoli
© Federico Cairoli

Logo, o setor íntimo da casa é resolvido linearmente apoiado sobre a empena sul para alcançar as melhores condições de iluminação e ventilação. Os dormitórios, em sua etapa final, estarão articulados por um pátio interno do dormitório principal, para contemplação e privacidade separado do pátio principal da casa com um filtro de elementos perfurados de concreto.

© Federico Cairoli
© Federico Cairoli

Quanto às questões de sustentabilidade, pensou-se na economia de energia a partir de filtros e espaços semi-cobertos que atenuam o impacto do sol direto, mas permitem a ventilação cruzada dos espaços principais. Por sua vez, especial atenção foi dada ao isolamento das coberturas. Na laje, por exemplo, utilizou-se tijolo por cima e por baixo da impermeabilização.

© Federico Cairoli
© Federico Cairoli

Para o sistema de aquecimento de água foi utilizado um reservatório térmico localizado na cobertura, atuando como alternativa à calefação, diminuindo o consumo de gás, uma vez que a cidade não possui rede de gás natural.

Ver a galeria completa

Sobre este escritório
Germán Müller
Escritório
Cita: "Casa Cozzi / Germán Müller" [Casa Cozzi / Germán Müller] 12 Nov 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/776922/casa-cozzi-german-muller> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.