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Jardim de Infância Pamplona / Pereda Pérez Arquitectos

Jardim de Infância Pamplona / Pereda Pérez Arquitectos
Jardim de Infância Pamplona  / Pereda Pérez Arquitectos, © Pedro Pegenaute
© Pedro Pegenaute

© Pedro Pegenaute  © Pedro Pegenaute  © Pedro Pegenaute  © Pedro Pegenaute  + 18

  • Arquitetos

  • Localização

    Pamplona, Navarre, Espanha
  • Arquitetos Responsáveis

    Carlos Pereda, Óscar Pérez
  • Área

    1.630 m²
  • Ano do projeto

    2016
© Pedro Pegenaute
© Pedro Pegenaute

Descrição enviada pela equipe de projeto. Neste projeto, o valor do terreno foi a principal restrição, e, sem considerá-lo, o projeto não seria fácil de entender. O lote, resultado de um projeto de realocação, localiza-se na beira de um subúrbio em Pamplona. Sua geometria tinha uma forma praticamente triangular, onde dois dos seus lados constituíam-se de paredes divisórias correspondentes à parte traseira de uma fileira de edifícios, enquanto que o terceiro lado, com o maior comprimento, foi orientado a sul, aberto à praça, onde o acesso é feito.

© Pedro Pegenaute
© Pedro Pegenaute

Devido às condições extremas do terreno e o programa, pensamos que seria um exercício onde, primeiramente, o bom senso e a lógica deveriam ser impostos em relação ao uso do edifício e a prioridade de explorar a luz solar antes de qualquer outra abordagem de maior complexidade ou exuberância.

Planta Baixa
Planta Baixa

Por essa razão, a proposta não foi considerada como uma construção isolada numa localização agressiva; entendemos isso como o embasamento de edifícios pré-existentes. Por essa razão, consideramos que o projeto deveria manter esses valores e agir como tal. Dessa forma, ele foi conformado como uma célula independente, cujo perímetro de concreto é locado e integrado na base desta parede divisória. A partir disso, foram pensadas distintas formas de ventilar e iluminar, através de mecanismos arquitetônicos.

© Pedro Pegenaute
© Pedro Pegenaute

O projeto do terreno e o programa esperado deveriam funcionar a partir do contraste adaptando-se às duas situações. De um lado o exterior tratado como um embasamento abstrato, de uma maneira ordenada, modular e categórica. E no outro, o interior da seção tratado como desigual, permeável, amigável e luminoso.

© Pedro Pegenaute
© Pedro Pegenaute

O programa foi ajustado, basicamente, para cinco módulos de ensino, um grande espaço geral para organizar tais módulos e permitir que sejam utilizados como espaço de recreação, quando as condições climatológicas impedirem  o desfrute dos dois playgrounds ao ar livre, com suas também arcadas solicitadas, além de espaços internos adicionais para administração, serviços e instalações.

© Pedro Pegenaute
© Pedro Pegenaute

Decidiu-se implantar, a partir da lógica organizacional, os módulos educacionais - entendidos como espaços principais - no único lado externo do terreno, a fim de garantir luz solar direta e as vistas para o espaço público. Desta decisão desenvolveu-se o restante do programa de uma forma natural com a restrição física do terreno. Os módulos de ensino foram centrados no desenvolvimento linear da borda quadrada para liberar aos seus lados e extremidades os espaços planejados de playgrounds externos, onde a própria geometria do lote tornou difíceis outros usos, reforçando a ideia de que os espaços previstos para as crianças sempre tivessem luz solar direta.

© Pedro Pegenaute
© Pedro Pegenaute

Na parte interna do lote, um espaço entre duas paredes de apoio foi planejado como um local de serviço não público, administração e instalações organizadas em torno de um pátio que abastecem as necessidades primárias, luz solar e ventilação. Entre ambos os espaços que separam duas paredes de suporte, comunicando-as, loca-se o espaço central distribuidor do edifício, de trânsito, brincadeiras, múltiplos usos, e que ao mesmo tempo comunica-se diretamente com as arcadas e os playgrounds.

© Pedro Pegenaute
© Pedro Pegenaute

Módulos educacionais, compostos por uma sala de aula, um dormitório, uma oficina e o banheiro, são organizados visando a continuidade física e visual. Exceto o dormitório que é isolado, para garantir o objetivo necessário.

© Pedro Pegenaute
© Pedro Pegenaute

Em um terreno com uma grande profundidade contra uma única fachada, a proposta é articulada com mecanismos arquitetônicos de pátios e claraboias que garantem ao edifício as necessidades primárias de iluminação e ventilação.

© Pedro Pegenaute
© Pedro Pegenaute

As claraboias, como mecanismos para captar a luz solar direta, são sobrepostas e aumentam de acordo com sua disposição na profundidade da planta, com o intuito de fazer a luz penetrar, e ao mesmo tempo melhorar o impacto visual da parede divisória, enquanto permanece harmonizado por esses volumes. E os pátios, difusores de luz indireta, reforçam a iluminação e geram uma atmosfera íntima em cada um dos módulos educacionais.

© Pedro Pegenaute
© Pedro Pegenaute

O edifício apresenta dois acessos, o principal, inserido quase no centro da fachada, é o único ponto na grade que permite o acesso ao edifício da praça. Esta entrada permite o acesso à arcada e aos principais playgrounds ao ar livre.

Detalhe
Detalhe

Construtivamente, o projeto caracteriza-se pela utilização de componentes pré-fabricados de concreto. Em um dos lados, a laje nervurada permite espaços com vãos longos, versatilidade e velocidade de construção. E no outro lado da estrutura da fachada, também construída com concreto e com uma forma pré-moldada de concreto, torna o edifício especial. Isso, como mecanismo de proteção da escola para a praça que, sem isolar, garante quatro aspectos em que os projetos está focado: um controle adequado da luz solar, uma privacidade maior num edifício de tais recursos inserido no piso térreo, garantindo uma melhor presença deste no espaço público, assumindo e harmonizando o típico "caos" sob controle desses tipo de construção e, finalmente, unindo-o com os limites dos pátios externos construídos no mesmo estilo do edifício, tendo uma maior presença nas condições do terreno.

© Pedro Pegenaute
© Pedro Pegenaute

O projeto, desde sua concepção, foi concebido sob uma forte preocupação ambiental. Sem dúvidas, tal orientação colabora notavelmente de um lado usando os recursos geotérmicos, como energias renováveis e limpas. Por outro lado, tornar o andar superior como uma área de jardim, além de melhorar o comportamento térmico do edifício, melhora o impacto visual, sendo uma construção térrea entre edifícios mais altos.

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Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato. Cita: "Jardim de Infância Pamplona / Pereda Pérez Arquitectos" [Nursery School Pamplona / Pereda Pérez Arquitectos] 15 Nov 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/776879/nursery-school-pamplona-pereda-perez-arquitectos> ISSN 0719-8906