Editora da Cidade promove o lançamento do livro “MASP: estrutura, proporção, forma”

A Editora da Cidade, da Escola da Cidade, e o Museu da Casa Brasileira promovem o lançamento do livro “MASP: estrutura, proporção, forma”, de autoria da arquiteta Alexandra Silva Cárdenas e revisão técnica e adaptação de Marcelo Suzuki e Roberto Rochlitz, no dia 18 de novembro, às 19h. A publicação aprofunda, a partir de novos desenhos técnicos, fotografias e modelagem eletrônica, a análise do projeto da arquiteta Lina Bo Bardi para o Masp, enfatizando o projeto estrutural do engenheiro Figueiredo Ferraz

“MASP: estrutura, proporção, forma”, que integra a Coleção Obras Fundamentais, é patrocinado pelo CAU-SP e foi desenvolvido sob coordenação dos professores da Escola da Cidade Anderson Freitas, Fabio Valentim e José Paulo Gouvêa, em parceria com a arquiteta Alexandra Cárdenas, os arquitetos Marcelo Suzuki, Marcelo Ferraz e o engenheiro Roberto Rochlitz. No lançamento no MCB, a equipe do livro estará presente para uma mesa-redonda.

"Este livro inaugura uma coleção que pretende, de forma didática, elucidar para estudantes, profissionais e diletantes de arquitetura construções que inegavelmente contribuíram para a evolução do pensamento arquitetônico. Obras que não se restringiram a responder a demanda exigida pelo programa, mas acabaram por se tornar verdadeiros manifestos da sociedade contemporânea no Brasil para o mundo", afirma o professor e editor Anderson Freitas. “Com o intuito de esclarecer objetivamente intricados sistemas estruturais e construtivos através de desenhos esquemáticos e textos, esta coleção acaba por também resgatar fatos importantes que contextualizam o momento histórico que precederam estas obras”.

“A futura sede do Museu de Arte de São Paulo encontra em sua estrutura um dos pontos altos da atual técnica de engenharia. (...) ponto central desta arquitetura, ela alcança a simplicidade em uma grandiosidade pura, tanto pelas suas dimensões como pela clareza da solução. (...) Em resumo, o exposto é a síntese desta estrutura que resiste a esforços surpreendentes, procurando expressar com fidelidade o que a arquitetura comunica estética e funcionalmente”, escreveu Lina Bo Bardi nos anos 1960. “Acho que no MASP eliminei o esnobismo cultural tão querido pelos intelectuais (e os arquitetos de hoje), optando pelas soluções diretas, despidas”.

“Como se poderá conferir no livro, o extraordinário vão deste importante museu da cidade de São Paulo não é resultado de um mero capricho projetual de Lina Bo Bardi. Suas razões extrapolam a questão técnica, ou melhor, é justamente a excelência técnica em relação ao concreto armado já empregada no Brasil em larga escala naquele momento que permitiu a existência deste complexo equipamento, de maneira a preservar a relação visual existente e também já consolidada pelo uso público na Av. Paulista”, conclui Anderson Freitas.

Sobre a Coleção Obras Fundamentais

O livro "MASP: estrutura, proporção, forma" inaugura a Coleção Obras Fundamentais, tendo como objeto de estudo o prédio desenhado por Lina Bo Bardi no final dos anos 1950 e inaugurado em 1968. O livro inclui uma ampla análise do complexo sistema estrutural desenvolvido para viabilizar a construção do edifício. Em 2016, o segundo volume desta coleção será sobre o edifício da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, do arquiteto João Batista Vilanova Artigas, organizado pelo também professor e arquiteto Antonio Carlos Barossi.

“MASP: estrutura, proporção e forma”

  • Texto: Alexandra Silva Cárdenas
  • Adaptação e revisão técnica: Marcelo Suzuki e Roberto Rochlitz
  • Edição: Marcelo Carvalho Ferraz
  • Produção editorial: Marina Rago Moreira
  • Tradução: Beatriz Rahal Castro
  • Revisão: Thais Rimkus
  • Projeto gráfico e diagramação: Três Design
  • Desenhos técnicos e modelagem eletrônica: Alexandra Silva Cárdenas, Marcelo Suzuki e Vitor da Silva Costa

Lançamento do livro "MASP: estrutura, proporção e forma"

  • Data: 18 de novembro às 19h – Entrada gratuita
  • Mesa-redonda com Alexandra Silva Cárdenas (autora), Marcelo Suzuki, Roberto Rochlitz e Marcelo Ferraz (editor, mediador da mesa): 18 de novembro às 20h – Entrada gratuita
  • Local: Museu da Casa Brasileira (11) 3032.3727
  • Av. Brig. Faria Lima, 2705 – Jd. Paulistano

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Editora da Cidade promove o lançamento do livro “MASP: estrutura, proporção, forma”" 09 Nov 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/776688/editora-da-cidade-promove-o-lancamento-do-livro-masp-estrutura-proporcao-forma-de-alexandra-cardenas> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.