Casa CA / SuperLimão

Casa CA / SuperLimão - Imagem 2 de 25Casa CA / SuperLimão - Imagem 3 de 25Casa CA / SuperLimão - Imagem 4 de 25Casa CA / SuperLimão - Imagem 5 de 25Casa CA / SuperLimão - Mais Imagens+ 20

São Paulo, Brasil
  • Arquitetos: SuperLimão
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  120
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Autores: Lula Gouveia, Thiago Rodrigues, Sérgio Cabral, Antonio Carlos Figueira de  Mello 
  • Colaboradora: Mariana Kratka 
  • área Do Terreno: 50 m²
  • Cidade: São Paulo
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Casa CA / SuperLimão - Imagem 3 de 25
© Maíra Acayaba

Descrição enviada pela equipe de projeto. Um sobrado deteriorado e mal iluminado foi adquirido pelo cliente que ali viveria sozinho. O projeto de reforma da casa deveria adaptá-la às necessidades de seu futuro morador. Para isso a ordem usual de um programa residencial foi invertida, de modo que no térreo está a área particular do usuário e, nos níveis superiores a área social.

Casa CA / SuperLimão - Imagem 24 de 25
Corte

A porta pode ser aberta de dois jeitos, apenas para pedestres ou para uma motocicleta, uma vez que a entrada original da casa foi transformada em uma pequena garagem. Ao lado deste ambiente estão os cômodos privativos: dormitório, closet e banheiro. O elemento vazado na fachada em conjunto com a abertura zenital criada entre o quarto e o banheiro, onde há um pequeno jardim, permite a entrada de luz natural e ventilação cruzada.

Casa CA / SuperLimão - Imagem 6 de 25
© Maíra Acayaba

A sala e a cozinha estão no pavimento superior, onde também há uma área externa, feita em piso de orsometal para permitir a passagem de luz ao nível inferior e que possui uma micro lavanderia, que funciona como um armário e pode ser completamente fechada.

Casa CA / SuperLimão - Imagem 16 de 25
© Maíra Acayaba
Casa CA / SuperLimão - Imagem 21 de 25
Planta Baixa
Casa CA / SuperLimão - Imagem 18 de 25
© Maíra Acayaba
Casa CA / SuperLimão - Imagem 20 de 25
Planta Baixa

O partido foi definido para trazer amplitude à estreita casa, abrindo o seu interior para a rua e para o jardim na área posterior. Inserida numa área arborizada e com vistas abertas ao horizonte, foram inseridos - nas laterais frontal e posterior do segundo nível - caixilhos que permitem a permeabilidade visual, entrada de luz natural e a presença das copas das árvores no ambiente fechado. No caixilho frontal, uma moldura de madeira é estendida se tornando um banco para contemplação.

Casa CA / SuperLimão - Imagem 9 de 25
© Maíra Acayaba

Ainda no segundo nível, os tijolos desbastados contrastam com a nova intervenção e as cores adotadas no mobiliário, criando um diálogo coerente entre o antigo e o novo.

O telhado foi retirado e foi feita uma cobertura com painel Wall, que foi impermeabilizada, recebeu um novo contrapiso e está apoiada por uma nova estrutura. Este espaço agora funciona como um terraço, conformando um espaço de estar ao ar livre que antes inexistia na casa original.

Casa CA / SuperLimão - Imagem 17 de 25
© Maíra Acayaba

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa CA / SuperLimão" [CA House / SuperLimão] 05 Nov 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/776565/casa-ca-superlimao-studio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.