O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Edifícios De Escritórios
  4. Equador
  5. INAI ARQUITECTURA
  6. 2014
  7. Escritórios Covalco / INAI.Paul Vazquez

Escritórios Covalco / INAI.Paul Vazquez

Escritórios Covalco / INAI.Paul Vazquez
Escritórios Covalco / INAI.Paul Vazquez, © Juan Alberto Andrade
© Juan Alberto Andrade

© Juan Alberto Andrade © Juan Alberto Andrade © Juan Alberto Andrade © Juan Alberto Andrade + 19

© Juan Alberto Andrade
© Juan Alberto Andrade

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto Covalco é uma estrutura arquitetônica de aproximadamente 1.200 metros quadrados construídos, entre áreas internas e externas cobertas, divididos em quatro pavimentos. Esta configuração está contida num terreno de 4.266 m², localizado em um mirante natural ao sul da cidade de Cuenca, com condições topográficas relevantes que se mantém quase em sua totalidade, sem que o edifício chegue à zona onde as curvas de nível são mais pronunciadas, com o objetivo de manter a geologia própria do terreno.

© Juan Alberto Andrade
© Juan Alberto Andrade

Os espaços de estacionamento, praças, espelho d'água, escadas de acesso e vias foram trabalhados nos platôs, sempre que possível, para afetar em menor grau o relevo natural. Por outro lado, considerou-se que os pavimentos inferiores e superiores não se sobrepusessem estritamente, mas que se encontrassem deslocados entre si para acoplar-se com lógica à altura do terreno, aproveitando o desnível natural.

© Juan Alberto Andrade
© Juan Alberto Andrade

Todos esses parâmetros considerados asseguram uma otimização do condicionamento ambiental com o entorno e o próprio terreno, assim como uma marcada integração ao contexto e imagem urbana.

© Juan Alberto Andrade
© Juan Alberto Andrade

Implantado na zona norte do edifício há uma praça exterior de estacionamentos para visitantes, acessada por meio de uma rampa, limitada por jardins e um espelho d'água localizado na parte frontal do projeto. O visitante transita perimetralmente para chegar os diversos pontos de acesso que admitem um acesso independente a todos os níveis de construção, conferindo um alto nível de flexibilidade de usos.

© Juan Alberto Andrade
© Juan Alberto Andrade

O acesso veicular ao edifício se dá desde o nível inferior, que conta com estacionamento privado. Esse espaço não conta com janelas, já que todo seu perímetro está rodeado do terreno natural. Sua ventilação e iluminação são feitas pela parte superior e pelas escadas.

Planta Baixa - Térreo
Planta Baixa - Térreo

Em planta baixa dentro dos limites de paredes são implantados vários escritórios com sala de espera e seus respectivos sanitários; todos esses espaços contam com uma comunicação imediata aos terraços e pequenas praças externas, por meio de portas corrediças e pivotantes, que possibilitam ampliar as fronteiras espaciais.

© Juan Alberto Andrade
© Juan Alberto Andrade

O primeiro pavimento refere-se também a um uso de escritórios em pouco mais da metade de sua área útil, e o restante é ocupado com recepção, sanitários, sala de espera e de reuniões. Este pavimento conta com algumas áreas de pé-direito duplo que são conquistadas pela estrutura do edifício e suas coberturas.

Planta Baixa - 1º Pavimento
Planta Baixa - 1º Pavimento

A planta do sótão foi criada como um espaço de domínio visual. Os limites de vidro permitem contemplar ao norte a maioria da cidade e ao sul as montanhas próximas, através de aberturas zenitais nos telhados inclinados, em toda o espaço localiza-se o escritório principal com áreas generosas para uso pelo gerente e suas visitas.

© Juan Alberto Andrade
© Juan Alberto Andrade

O jardim interno - lateral ao projeto - e as escadas, permitem um sistema múltiplo de relações entre os distintos setores através de um espaço controlado que atua como regulador de temperatura e luz para o interior, e permite a entrada da natureza, visível em todas as áreas do conjunto arquitetônico.

© Juan Alberto Andrade
© Juan Alberto Andrade

Os revestimentos exteriores de vidro são, em sua maioria, de piso a teto na fachada norte. Em outros espaços são menores, proporcionando vistas com diferenças sutis entre o interior e o exterior. A orientação da maioria das janelas é para o Norte, a fim de receber luz solar direta e tirar partido das características visuais do terreno para a cidade.

© Juan Alberto Andrade
© Juan Alberto Andrade

Os materiais utilizados para os revestimentos são porcelanas madeiradas, concreto aparente e pedra que permitem harmonizar corretamente ao entorno e brindam a facilidade de manutenção que requer um edifício dessa magnitude. A madeira natural, que confere calor a todas as partes, é inserida em forros e escadas; as coberturas inclinadas são cobertas com telhas de barro e as lajes são revestidas de cerâmica.

© Juan Alberto Andrade
© Juan Alberto Andrade

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
INAI ARQUITECTURA
Escritório
Cita: "Escritórios Covalco / INAI.Paul Vazquez" [Oficinas Covalco / INAI.Paul Vazquez] 04 Nov 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/776384/oficinas-covalco-inaaul-vazquez> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.