O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Loft
  4. Brasil
  5. Estúdio Cláudio Resmini
  6. 2014
  7. Loft / Estúdio Cláudio Resmini

Loft / Estúdio Cláudio Resmini

  • 05:00 - 31 Outubro, 2015
Loft / Estúdio Cláudio Resmini
Loft / Estúdio Cláudio Resmini, © Eduardo Aigner
© Eduardo Aigner

© Eduardo Aigner © Eduardo Aigner © Eduardo Aigner © Eduardo Aigner + 23

© Eduardo Aigner
© Eduardo Aigner

Descrição enviada pela equipe de projeto. O duplex de 68m², adquirido ainda na planta, apresentava algumas características pouco compatíveis com as necessidades da cliente, uma jovem executiva. O imóvel era configurado em dois pavimentos e um pequeno mezanino voltado para um pano de vidro que tomava o pé direito duplo. No primeiro pavimento se distribuíam um estar conjugado com cozinha e uma suíte divididos por uma escada metálica enclausurada, no segundo, repetia-se a mesma suíte com um mezanino, que pelo seu tamanho, não poderia abrigar mais do que um closet ou gabinete.

Planta - Projeto Arquitetônico
Planta - Projeto Arquitetônico

A intenção de integração total dos ambientes, proposta pelo novo projeto, levou à remoção de grande parte das paredes incluindo a escada, que foi substituída por uma escada/estante em madeira. Mais alguns ajustes de alvenarias na cozinha se faria necessário para criar uma lavanderia fechada, visto que tudo agora estaria integrado. A lareira, que se tornava um grande entrave em um espaço reduzido, também  foi eliminada. O mezanino teve uma pequena ampliação para transformá-lo em um closet/quarto de banho, com uma banheira de imersão. 

© Eduardo Aigner
© Eduardo Aigner

Com a redistribuição e os novos usos definidos, partiu-se para a definição dos materiais. A única certeza que tínhamos é que a escada seria de madeira. Partindo desta premissa e com a escada sendo o elemento central do espaço, neutralizamos todo o restante tomando o apartamento inteiro como uma grande caixa de cimento aparente (piso, parede e forro) e deixando apenas o piso do segundo pavimento como um plano em madeira. Desta forma a composição privilegiou os tons cinza/madeira e um tom bordô usado na cozinha.

© Eduardo Aigner
© Eduardo Aigner

A suíte teve parte de sua parede interna removida e envidraçada para enfatizar a permeabilidade visual e também proteger acusticamente de ruídos externos. No banheiro da suíte precisávamos criar uma atmosfera feminina em consonância com o conceito contemporâneo do restante do apartamento, usamos então granito preto e cerâmica coral estilo vintage.

Cortes
Cortes
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato. Cita: "Loft / Estúdio Cláudio Resmini" 31 Out 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/776292/loft-estudio-claudio-resmini> ISSN 0719-8906