O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Universidade
  4. Chile
  5. Schmidt Arquitectos Asociados
  6. 2015
  7. Campus Criativo Universidade Andrés Bello / Schmidt Arquitectos Asociados

Campus Criativo Universidade Andrés Bello / Schmidt Arquitectos Asociados

  • 19:00 - 3 Novembro, 2015
  • Traduzido por Camilla Sbeghen
Campus Criativo Universidade Andrés Bello / Schmidt Arquitectos Asociados
Campus Criativo Universidade Andrés Bello / Schmidt Arquitectos Asociados, © Aryeh Kornfeld
© Aryeh Kornfeld

© Aryeh Kornfeld © Bruno Gilberto © Bruno Gilberto © Aryeh Kornfeld + 31

  • Arquitetos

  • Localização

    Purísima 285, Recoleta, Recoleta, Região Metropolitana, Chile
  • Arquitetos Responsáveis

    Horacio Schmidt Cortes, Horacio Schmidt Radic, Martin Schmidt Radic
  • Arquiteto à Cargo

    Nicolas Norero
  • Área

    9500.0 m2
  • Ano do projeto

    2015
  • Fotografias

      • Arquitetos Colaboradores

        Lina Rojas
      • Construtora

        Bravo e Izquierdo
      • Cálculos

        Sergio Contreras
      • Elétrica

        Insercon
      • Inspeção Técnica

        Ingeconstur
      • Fachada

        Hunter Douglas
      • Reforma

        Constructora Astudillo Ltda.
      • Mais informações Menos informações
      © Aryeh Kornfeld
      © Aryeh Kornfeld

      Descrição enviada pela equipe de projeto. O edifício surge como materialização do projeto educativo Campus Criativo, desenvolvido por um grupo de acadêmicos da Universidade Andrés Bello, o qual se baseia em potencializar a interação entre distintos cursos de matriz artística, fomentando a mistura programática e o trabalho em equipe, próprios de um ambiente colaborativo contemporâneo.

      Localizado no bairro "La Chimba" (palavra indígena Quechua) ou "o outro lado" do Rio Mapocho, o que assinala sua condição histórica de bairro lindeiro a Santiago onde seu rígido traçado urbano espanhol não pode cruzar, dando espaço a um casario espontâneo, instalando-se originalmente comunidades indígenas, artesãos e uma insipiente indústria. Este fator deu seu caráter e uma identidade que se mantém até hoje, acolhendo imigrantes e artistas atraídos por sua liberdade e abertura.

      Planta Baixa
      Planta Baixa

      Fachada Detalhe Planta Baixa Corte + 31

      O terreno abrigava originalmente uma fábrica de massas, que estava abandonada há mais de 30 anos, chamada "A Africana", propriedade de uma família italiana de sobrenome Roveño, seus fundadores em 1921.

      O conjunto constava do edifício da fábrica, outras construções menores, além de três casas que pertenciam aos proprietários, separadas por um caminho de pedestre que comunica as ruas Purísima com Ernesto Pinto. Esta relação entre trabalho e vida, típica do início da revolução industrial no Chile e hoje própria das indústrias criativas, acreditávamos ser impossível de preservar. 

      Campus Criativo Universidade Andrés Bello / Schmidt Arquitectos Asociados, © Aryeh Kornfeld
      © Aryeh Kornfeld

      O projeto então, se divide em 4 elementos:

      - A fábrica se converte no motor central do projeto, abrigando os laboratórios de protótipos, impressoras de corte à laser, modelagem 3D, oficinas de ferramentas, cerâmica e corte-costura, além disso, no nível superior, estão as Oficinas Criativas de primeiro ano, entendendo-as como a base do projeto educativo. Manteve-se as paredes de alvenaria originais, com seu ritmo de aberturas, que foram reforçadas para cumprir com as normativas contemporâneas. A estrutura do telhado foi substituída, pelo fato de estar em péssimas condições, por uma de caráter industrial para acentuar a escala do edifício em relação a nova edificação contínua;

      © Aryeh Kornfeld
      © Aryeh Kornfeld

      - Duas das casas tornaram-se escritórios administrativos e galeria de exposições para difundir o conhecimento acadêmico que deve, por lógica (dado a fábrica) e por definição (programa acadêmico), traduzir-se em elementos concretos, produtos. Para tal integração da equipe acadêmica, nos escritórios, aproveitou-se da estrutura original das casas do início do século, feitas por uma estrutura de madeira revestida em barro, onde se retirou o revestimento deixando a estrutura exposta e permitindo grandes espaços conectados visualmente, sem perder o caráter e o detalhe da construção original;

      Corte
      Corte
      © Aryeh Kornfeld
      © Aryeh Kornfeld

      - Um novo edifício abriga os programas genéricos transversais à todos os cursos, salas letivas, biblioteca, salas de computação e cafeteria no primeiro nível. Tornando-se um módulo de alto rendimento e eficiência de programação acadêmica que busca aproveitar o máximo a infraestrutura instalada. Fisicamente é um volume hermético, revestido por uma pele metálica, para ter um melhor controle solar, a pele micro perfurada passa sobre uma porcentagem das janelas, o que confere sua imagem industrial hermética. Interiormente é uma estrutura desprovida de todo o revestimento, todas suas instalações estão descobertas, expostas, mostrando seu funcionamento e permitindo modificações futuras ou a incorporação de qualquer equipamento ou tecnologia;

      © Aryeh Kornfeld
      © Aryeh Kornfeld

      - O vazio entre estas construções, ou o espaço criativo, pretende servir de plataforma para as infinitas atividades, exposições, desfiles e apresentações. Foi pensado como um lugar contido, abrigado pelas edificações existentes e propostas. A este espaço, estão voltados todos os programas aglutinadores do Campus Criativo, a fim de que esteja sempre recebendo estudantes e visitantes interessados na dinâmica do campus. 

      © Aryeh Kornfeld
      © Aryeh Kornfeld

      Ver a galeria completa

      Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato. Cita: "Campus Criativo Universidade Andrés Bello / Schmidt Arquitectos Asociados" [Creative Campus Universidad Andrés Bello / Schmidt Arquitectos Asociados] 03 Nov 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/776267/campus-criativo-universidade-andres-bello-schmidt-arquitectos-asociados> ISSN 0719-8906