Herdade do Cebolal / Ribeiro de Carvalho arquitectos

Herdade do Cebolal / Ribeiro de Carvalho arquitectos - Mais Imagens+ 33

Santiago do Cacém, Portugal
  • Arquitetos: Ribeiro de Carvalho arquitectos; Ribeiro de Carvalho arquitectos, Pedro Machado, Carlos Araújo
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1500
  • Fotógrafo
    Fotografias:Francisco Nogueira
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Aura Light
© Francisco Nogueira

Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada em Santiago do Cacém, no litoral sul de Portugal, onde predominam as planícies com brisas atlânticas, esta herdade pertence à mesma família há mais de 100 anos.

© Francisco Nogueira

A paisagem envolvente, de uma beleza contagiante, é dominada pela imensa plantação de vinha e sobreiros, vegetação típica desta região. Construir aqui era um grande desafio e de enorme responsabilidade.

© Francisco Nogueira

No local existia uma pequena adega de construção rudimentar, planta simples e cobertura em dois planos inclinados, ponto de partida para a intervenção.

© Francisco Nogueira

Com objetivo de modernizar as condições existentes, a ideia foi desenhar um objecto leve, branco, que surgisse da forma existente, se replicasse e flutuasse sob aquele território com subtileza e ao mesmo tempo despertasse surpresa e algum destaque na paisagem.

Planta Baixa - Térreo

De planta retangular a construção tinham de ser barata, simples e de rápida execução. A opção foi utilizar estrutura de betão pré-fabricado, como se de um lego se tratasse, uma base com blocos de cimento onde assentam, sem tocar no pavimento, as paredes de painéis isotérmicos com o revestimento exterior a chapa ondulada branca, permitindo uma maior elegância do edifício.

© Francisco Nogueira

A organização interior, divide-se em duas partes, a industrial com armazém e produção, e a de lazer orientada a sul com um amplo alpendre e varanda para desfrutar de vistas sob a paisagem.

© Francisco Nogueira

A adega evoca uma espécie de dialogo entre dois seres, a natureza no seu estado harmonioso e o Homem na busca do seu progresso. O edifício como marca no território não se limita a existir à luz do sol, mas também por períodos que atravessam as noites escuras, assumindo-se como guardião, imitindo luz intuindo algo de precioso no seu interior.

© Francisco Nogueira

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Hospital do Litoral Alentejano, Monte do Gilbardinho EN 261, 7540-230 Santiago do Cacém, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Herdade do Cebolal / Ribeiro de Carvalho arquitectos" [Herdade do Cebolal / Ribeiro de Carvalho arquitectos] 29 Out 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/776207/herdade-do-cebolal-ribeiro-de-carvalho-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.