O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Apartamentos
  4. França
  5. Heintz-Kehr architects
  6. 2014
  7. Reabilitação das Docas Malraux / Heintz-Kehr architects

Remodelaçao

Apresentado por the MINI Clubman

Reabilitação das Docas Malraux / Heintz-Kehr architects

Reabilitação das Docas Malraux / Heintz-Kehr architects
Reabilitação das Docas Malraux / Heintz-Kehr architects, Cortesia de Heintz-Kehr architects
Cortesia de Heintz-Kehr architects

Cortesia de Heintz-Kehr architects Cortesia de Heintz-Kehr architects Cortesia de Heintz-Kehr architects Cortesia de Heintz-Kehr architects + 21

  • Arquitetos

  • Localização

    Estrasburgo, França
  • Arquitetos Responsáveis

    Georges Heintz, Anne-Sophie Kehr
  • Equipe de Projeto

    Pascal Philbert, Marc Rickling
  • Área

    11600.0 m²
  • Ano do projeto

    2014
  • Acústica

    Scène acoustique, Roger Stoflique
  • Estrutura

    CTE
  • Sustentabilidade

    ABM
  • Interiores

    PH Architecture
  • Seção Comercial ADVISA

    Olivier Kubler, Carte Blanche, Julien Rhinn, Olivier Rigate, KS-Aménagement
  • Mais informações Menos informações
Cortesia de Heintz-Kehr architects
Cortesia de Heintz-Kehr architects

Descrição enviada pela equipe de projeto. O antigo armazém Seegmuller, construído em 1932 pelo arquiteto Gustav Umbdenstock foi utilizado como armazém de grãos durante anos. É parte de um grande e notável conjunto industrial da área de porto de Estrasburgo: La Presqu’île Malraux.

Cortesia de Heintz-Kehr architects
Cortesia de Heintz-Kehr architects

Esta doca artificial possui 600 m de comprimento, está próxima do centro de Estrasburgo e atua como o ponto de conexão faltante entre os distritos Sul e o Universitário, no eixo leste oeste que conecta a França à Alemanha. Esta península longitudinal é composta de uma torre central de 50 metros e dois edifícios mais baixos anexos. O escritório Heintz-Kehr & Partners venceu um concurso em 2010 ao planejar três edifícios (incluindo uma torre de 110 m de altura) e o planejamento urbano da península e superfície d'água circundantes.

Detalhe
Detalhe

Desde as primeiras ideias deste concurso, os arquitetos desejavam preservar o patrimônio industrial, para demonstrar aos habitantes e aos muitos políticos que frequentam esta que é uma das capitais europeias que é possível alcançar a modernidade com pedaços da memória industrial. A utilização inicial do edifício existente, com concreto armado (em um grid de 4.50 m x 4.50 m de grandes dimensões para uma sobrecarga potencial de 2000 kg / m²) permitiu substituir a antiga cobertura de telha por uma estrutura metálica de 3 pavimentos. O aço foi uma escolha de leveza e estética.

Cortesia de Heintz-Kehr architects
Cortesia de Heintz-Kehr architects

Este exoesqueleto metálico, inspirado pela retórica do porto, reinterpreta de forma contemporânea a modulação e as características do edifício existente. Em uma sobriedade quase minimalista, o novo elemento possui apenas pele (de vidro) e ossos (de aço). O grande balanço de 15 m na fachada ocidental, estruturado por 6 vigas treliçadas (30m de comprimento e 9m de altura) - abriga a praça central da área e o novo "pulsar" urbano que ele configura.

Cortesia de Heintz-Kehr architects
Cortesia de Heintz-Kehr architects

A água abaixo do balanço reflete uma mistura do ballet dos refletores dos carros que circulam nas margens circundantes. Se o sobredimensionamento da estrutura de concreto existente aliviou as cargas de transferência, as atualizações sísmicas para a conformidade de todo o edifício exigiu micro-cirurgias na estrutura: alargamento de juntas de dilatação, criação de paredes de cisalhamento sísmico, etc...

Corte
Corte

A atualização das fundações subterrâneas foi uma estréia experimental na Europa: colunas com 14 m de profundidade e 2 m de largura foram instalados 4 tubos metálicos de petróleo preenchidos com concreto. Custos relacionados à estrutura chegam até 50% do custo de construção total (geralmente esta margem está entre 30-35%). Ainda assim, o custo total do projeto é ainda muito interessante, especialmente para uma construção junto ao centro da cidade: 1200€/m².

Cortesia de Heintz-Kehr architects
Cortesia de Heintz-Kehr architects

Os arquitetos propuseram uma grande mistura programática no mesmo edifício. O que significou enfrentar legislação conflitante entre programas públicos (como os restaurantes, educação de ensino superior, áreas de exposição ...), com habitação e escritórios na preservação de uma coerência ao ar livre e uma ótima funcionalidade de seus interiores.

Planta Térreo
Planta Térreo

No piso térreo, onde grandes porções de alvenaria foram substituídos por grandes painéis de vidro e portas de grandes alturas também em vidro de 3.70m, o edifício existente abriga restaurantes, e os seus terraços mostram as antigas docas de altimetria, a base para a nova construção. O antigo Tourette foi erguido por um pavimento que possui uma vista panorâmica de 360° para as montanhas dos Vosges e as Montanhas da Floresta Negra que circundam a planície da Alsácia.

Cortesia de Heintz-Kehr architects
Cortesia de Heintz-Kehr architects

Outras partes do galpão original também abrigam a Fabrique du Numérique - um espaço de 2000 m criado pela Cidade de Estrasburgo para o desenvolvimento das culturas digitais, FabLab, etc ... - além de uma escola de jornalismo e comunicação, uma série de start-ups no campo da tecnologia da informação, dos meios digitais, do design e da comunicação, e ainda outros espaços de escritório ao estilo co-working. A parte nova (com exoesqueleto metálico) é composta de 67 unidades residenciais com altas performances ambientais, com tipologias que varia de estúdios até apartamentos de 4 quartos. Todos são feitos em estrutura de aço, que é notável considerando os problemas acústicos de tais materiais.

Corte
Corte

Na fachada norte, escadas de incêndio são externas não só para otimizar as metragens internas, mas também para proporcionar uma identidade arquitetônica - citando as tribunas do El Lissitzky e consolas de Adalberto Libera - recusando-se, graças a configuração do terreno, a dicotomia entre fachada nobre e fachada técnica. Eles conectam os diferentes programas, com algumas manobras estruturais, ampliando suas dimensões consequentemente para o acúmulo de pessoas - de 90 centímetros de 4.50 m na parte mais ampla. 

Cortesia de Heintz-Kehr architects
Cortesia de Heintz-Kehr architects

Este grande exemplo de restauração e reutilização demonstra a vontade dos arquitetos em preservar os vestígios do passado na cidade de amanhã, e a capacidade técnica e de engenharia para reinterpretar uma herança arquitetônica de forma contemporânea e inovadora. 

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Heintz-Kehr architects
Escritório
Cita: "Reabilitação das Docas Malraux / Heintz-Kehr architects" [Docks Malraux / Heintz-Kehr architects] 28 Out 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Santiago Pedrotti, Gabriel) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/776079/docks-malraux-heintz-kehr-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.