Casa Passiva Yangpyeong / Engineforce Architect

Casa Passiva Yangpyeong / Engineforce Architect - Imagem 2 de 32Casa Passiva Yangpyeong / Engineforce Architect - Imagem 3 de 32Casa Passiva Yangpyeong / Engineforce Architect - Imagem 4 de 32Casa Passiva Yangpyeong / Engineforce Architect - Imagem 5 de 32Casa Passiva Yangpyeong / Engineforce Architect - Mais Imagens+ 27

Yangpyeong-gun, Coreia do Sul
Casa Passiva Yangpyeong / Engineforce Architect - Imagem 11 de 32
© Kim Yong Kwan

"Excepcional sem excepcional"

O terreno do projeto encontra-se em Yangpyeong-gun, Shinbok-ri, é inclinado e com frente a sudeste. É conservada a condição original do terreno sem intervenção do homem. Existiam várias casas suburbanas sendo construídas gradualmente no bairro. A família do cliente constava de 3 pessoas e desde o começo ditaram com muita clareza o que queriam. Queriam ter um espaço independente para cada um deles. Os clientes que viveram no edifício residencial de grande altura por mais de 30 anos, queriam conseguir no solo um amplo espaço de vida, além de ter um baixo custo de manutenção e alta qualidade de ambiente interior para além de simples sonhos de vida no único lar. Com estes objetivos, o cliente investigou alguns projetos residenciais em todo o mundo, e entrou em contanto com o conceito de "casa passiva". Ele escolheu a equipe com os arquitetos, construtores e outros especialistas para tornar real este projeto, apesar de que era quase impossível encontrar qualquer especialista no assunto. Finalmente, a Casa Passiva em Yangpyeong foi iniciada.

Casa Passiva Yangpyeong / Engineforce Architect - Imagem 4 de 32
© Efrain Mendez
Casa Passiva Yangpyeong / Engineforce Architect - Imagem 26 de 32
Planta Segundo Pavimento
Casa Passiva Yangpyeong / Engineforce Architect - Imagem 2 de 32
© Efrain Mendez

A massa principal do edifício se divide em três, cada uma delas implantada em cada um dos diferentes ângulos que seguem a demarcação do lote. Isto foi considerar que a orientação e a vista fossem idênticas para todos, portanto, possuem uma variedade de pátios exteriores e seus diferentes tipos de vista distanciada. Além disso, as aberturas únicas, no ponto de encontro de cada massa de construção com a forma diferente da cobertura, têm um papel, não só de divisão dos espaços, mas também de conexão entre eles. A luz natural através das janelas nos diversos ângulos de parede cria diferentes tipos de textura do espaço, inclusive durante o mesmo período do dia. 

Casa Passiva Yangpyeong / Engineforce Architect - Imagem 6 de 32
© Kim Yong Kwan

Apesar do fundo deste projeto ser uma "casa passiva", não houve diferenças no processo de desenho em relação a outros projetos. A teoria da "casa passiva" que desenvolveu-se na Alemanha, começou a partir do conceito simples de que um ambiente interior confortável poderia ser estabelecido através de três elementos - isolamento, limitação do espaço e permutação de calor utilizando ventilação. Portanto, pelo lado do desenho, são se poderia criar nenhum tipo de limitação no processo de projeto. Foi uma nova experiência que poderia estimar o impacto dos problemas que geralmente existem, para serem considerados - como a orientação, a ventilação cruzada, e o isolamento dependendo do clima - em um software chamado "Passive House Planning Package (PHPP)" no ponto de eficiência energética. Um projetista deve aproximar-se do desenho do edifício do ponto de vista do usuário, especialmente no caso de projetos residenciais.

Foi uma grande virtude deste projeto vincular os elementos estéticos e funcionais, assim como um ambiente interior agradável que poderiam ser planejados e sustentados ao mesmo tempo.

Casa Passiva Yangpyeong / Engineforce Architect - Imagem 19 de 32
© Efrain Mendez

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Passiva Yangpyeong / Engineforce Architect" [Yangpyeong Passive House / Engineforce Architect] 09 Nov 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/775958/casa-passiva-yangpyeong-engineforce-architect> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.