O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. Coreia do Sul
  5. Engineforce Architect
  6. 2011
  7. Casa Passiva Yangpyeong / Engineforce Architect

Casa Passiva Yangpyeong / Engineforce Architect

Casa Passiva Yangpyeong / Engineforce Architect
Casa Passiva Yangpyeong / Engineforce Architect, © Kim Yong Kwan
© Kim Yong Kwan

© Efrain Mendez © Kim Yong Kwan © Efrain Mendez © Efrain Mendez + 32

© Kim Yong Kwan
© Kim Yong Kwan

"Excepcional sem excepcional"

O terreno do projeto encontra-se em Yangpyeong-gun, Shinbok-ri, é inclinado e com frente a sudeste. É conservada a condição original do terreno sem intervenção do homem. Existiam várias casas suburbanas sendo construídas gradualmente no bairro. A família do cliente constava de 3 pessoas e desde o começo ditaram com muita clareza o que queriam. Queriam ter um espaço independente para cada um deles. Os clientes que viveram no edifício residencial de grande altura por mais de 30 anos, queriam conseguir no solo um amplo espaço de vida, além de ter um baixo custo de manutenção e alta qualidade de ambiente interior para além de simples sonhos de vida no único lar. Com estes objetivos, o cliente investigou alguns projetos residenciais em todo o mundo, e entrou em contanto com o conceito de "casa passiva". Ele escolheu a equipe com os arquitetos, construtores e outros especialistas para tornar real este projeto, apesar de que era quase impossível encontrar qualquer especialista no assunto. Finalmente, a Casa Passiva em Yangpyeong foi iniciada.

© Efrain Mendez
© Efrain Mendez
Planta Segundo Pavimento
Planta Segundo Pavimento
© Efrain Mendez
© Efrain Mendez

A massa principal do edifício se divide em três, cada uma delas implantada em cada um dos diferentes ângulos que seguem a demarcação do lote. Isto foi considerar que a orientação e a vista fossem idênticas para todos, portanto, possuem uma variedade de pátios exteriores e seus diferentes tipos de vista distanciada. Além disso, as aberturas únicas, no ponto de encontro de cada massa de construção com a forma diferente da cobertura, têm um papel, não só de divisão dos espaços, mas também de conexão entre eles. A luz natural através das janelas nos diversos ângulos de parede cria diferentes tipos de textura do espaço, inclusive durante o mesmo período do dia. 

© Kim Yong Kwan
© Kim Yong Kwan

Apesar do fundo deste projeto ser uma "casa passiva", não houve diferenças no processo de desenho em relação a outros projetos. A teoria da "casa passiva" que desenvolveu-se na Alemanha, começou a partir do conceito simples de que um ambiente interior confortável poderia ser estabelecido através de três elementos - isolamento, limitação do espaço e permutação de calor utilizando ventilação. Portanto, pelo lado do desenho, são se poderia criar nenhum tipo de limitação no processo de projeto. Foi uma nova experiência que poderia estimar o impacto dos problemas que geralmente existem, para serem considerados - como a orientação, a ventilação cruzada, e o isolamento dependendo do clima - em um software chamado "Passive House Planning Package (PHPP)" no ponto de eficiência energética. Um projetista deve aproximar-se do desenho do edifício do ponto de vista do usuário, especialmente no caso de projetos residenciais.

Foi uma grande virtude deste projeto vincular os elementos estéticos e funcionais, assim como um ambiente interior agradável que poderiam ser planejados e sustentados ao mesmo tempo.

© Efrain Mendez
© Efrain Mendez
Cita: "Casa Passiva Yangpyeong / Engineforce Architect" [Yangpyeong Passive House / Engineforce Architect] 09 Nov 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Brant, Julia) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/775958/casa-passiva-yangpyeong-engineforce-architect> ISSN 0719-8906