O LAGO E O PERISCÓPIO. Portaria de Condomínio / Pedro Barata e Arquitetos Associados

O LAGO E O PERISCÓPIO. Portaria de Condomínio / Pedro Barata e Arquitetos Associados - FachadaO LAGO E O PERISCÓPIO. Portaria de Condomínio / Pedro Barata e Arquitetos Associados - FlorestaO LAGO E O PERISCÓPIO. Portaria de Condomínio / Pedro Barata e Arquitetos Associados - Imagem 4 de 9O LAGO E O PERISCÓPIO. Portaria de Condomínio / Pedro Barata e Arquitetos Associados - FachadaO LAGO E O PERISCÓPIO. Portaria de Condomínio / Pedro Barata e Arquitetos Associados - Mais Imagens+ 4

Belo Horizonte, Brasil
  • Construção: Construtora Modelo
  • Custo: 400 000 Reais
  • Equipe: Pedro Barata (cordenação); Paulo Palma, Dina Faria (projeto executivo); Vitor Mesquita (colaboração)
  • Cidade: Belo Horizonte
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
O LAGO E O PERISCÓPIO. Portaria de Condomínio / Pedro Barata e Arquitetos Associados - Fachada
© Joana França

Descrição enviada pela equipe de projeto. Mudando o foco dos eventuais intrusos para os utilizadores diários, podemos conceber uma portaria como o primeiro espaço coletivo do condomínio, uma sala de visitas à escala urbana. 

O LAGO E O PERISCÓPIO. Portaria de Condomínio / Pedro Barata e Arquitetos Associados - Floresta
© Joana França

O projeto que aqui apresentamos foi desenvolvido a partir dos três universos internos com que esta portaria interfere diariamente: a densa fauna e flora na qual se insere; a vista de todos os lotes do condomínio que, mais altos, a veem desde cima; os moradores e utilizadores que atravessam diariamente os seus portões.

Plantas

Transformando a cobertura em lago respondemos aos dois primeiros (o eco-sistema é recompleto, com pássaros ali voltando para beber, comer e refrescar, e a vista desde cima é um agradável espelho de água refletindo o céu aberto).

O LAGO E O PERISCÓPIO. Portaria de Condomínio / Pedro Barata e Arquitetos Associados - Imagem 4 de 9
© Joana França

Inserindo um discreto periscópio na espessura aparente da laje, incluímos os moradores e utilizadores diários no processo. Quando param na portaria, veem por reflexo e na janela rasgada à sua direita, toda a água, fauna e flora sob a qual passam.

De “entrada proibida” a “bem-vindo”, através de um lago e um periscópio. 

O LAGO E O PERISCÓPIO. Portaria de Condomínio / Pedro Barata e Arquitetos Associados - Fachada
© Joana França

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "O LAGO E O PERISCÓPIO. Portaria de Condomínio / Pedro Barata e Arquitetos Associados" 24 Out 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/775898/o-lago-e-o-perisc-pio-portaria-de-condominio-pedro-barata-e-arquitetos-associados> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.