Sede Euronews / Jakob + MacFarlane Architects

Sede Euronews / Jakob + MacFarlane Architects - Imagem 2 de 24Sede Euronews / Jakob + MacFarlane Architects - Imagem 3 de 24Sede Euronews / Jakob + MacFarlane Architects - Imagem 4 de 24Sede Euronews / Jakob + MacFarlane Architects - Imagem 5 de 24Sede Euronews / Jakob + MacFarlane Architects - Mais Imagens+ 19

Lyon-2E-Arrondissement, França
  • Arquitetos: Jakob + MacFarlane Architects
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  10000
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fotógrafo
    Fotografias:Nicolas Borel
  • Arquitetos Parceiros: Dominique Jakob, Brendan MacFarlane
  • Gestão Do Projeto: Thomas Sablayrolles
  • Construção: SNC Lavalin
  • Engenharia Da Fachada: T/E/S/S atelier d’ingénierie
  • Estrutura Metálica: Vilquin
  • Envoltória: Allouis
  • Instalações Mecânicas, Elétricas E Hidráulicas: Cofedy Ineo, Spie Sud-Est
  • Acústica: Jean-Paul Lamoureux
  • Intervenção Artística Na Fachada: Fabrice Hyber
  • Interiores: AOS
  • Agência De Fiscalização: Veritas
  • Cidade: Lyon-2E-Arrondissement
  • País: França
Mais informaçõesMenos informações
Sede Euronews / Jakob + MacFarlane Architects - Imagem 6 de 24
© Nicolas Borel

O Concurso

Lançado em 2005, o projeto de requalificação do Cais Rambaud, ao longo das margens do Rio Saône, em Lion, é parte de um projeto amplo e dinâmico com foco na revitalização do distrito de Confluence, uma zona de docas anteriormente abandonadas.

Sede Euronews / Jakob + MacFarlane Architects - Imagem 12 de 24
© Nicolas Borel

Embora a construção destes dois edifícios foi separada por um intervalo de cinco anos, ambos o Cubo Laranja e o Cubo Verde foram concebidos simultaneamente em 2005 para o mesmo concurso, organizado por SCI Rhône Saône Développement sob a direção de Georges Verney-Caron.

Sede Euronews / Jakob + MacFarlane Architects - Imagem 18 de 24
Planta Terceiro Pavimento

Visível da margem Rambaud, estes edifícios são parte de uma mesma família conceitual, ainda que exibam uma morfologia única.

Sede Euronews / Jakob + MacFarlane Architects - Imagem 9 de 24
© Nicolas Borel

Conceito Arquitetônico

O projeto Euronews consiste de um cubo estendido perfurado por dois átrios cônicos que trazem a luz e ventilação natural, além de proporcionar vistas do rio para os usuários do edifício. Estes átrios foram imaginados como dois grandes olhos que encarram o rio e seu entorno.

Sede Euronews / Jakob + MacFarlane Architects - Imagem 15 de 24
© Nicolas Borel

Simbolicamente, estes olhos também representam aqueles da Euronews, receptores abstratos, capturando os acontecimentos do mundo que nos rodeia. Uma imagem que ressoa com o papel de observador do mundo dos negócios associados ao canal de notícias.

Sede Euronews / Jakob + MacFarlane Architects - Imagem 21 de 24
Corte BB

O edifício

O edifício abriga a sede mundial da Euronews, um canal internacional de notícias que cobrem os fatos e notícias do mundo todo sob a perspectiva europeia. 

Sede Euronews / Jakob + MacFarlane Architects - Imagem 2 de 24
© Nicolas Borel

A arquitetura da Sede da Euronews apresenta como um programa ambicioso de escritórios pode ser transformado na forma mais experimental de criação de arquitetura, que busca conciliar inovação formal e desenvolvimento sustentável para promover a qualidade de vida de seus usuários. 

Sede Euronews / Jakob + MacFarlane Architects - Imagem 19 de 24
Planta Quinto Pavimento

Se o volume arquitetônico é percebido como um bloco monolítico, seus vazios e fachada enriquecem sua materialidade - colorida, porosa e aerada.

Sede Euronews / Jakob + MacFarlane Architects - Imagem 3 de 24
© Nicolas Borel

A envoltória

É composta de uma fachada de vidro, revestida por painéis de alumínio perfurados de forma irregular. Isto resulta em uma envoltória dupla permeável que brinca com a luz dentro dos espaços internos e enriquece as perspectivas para o exterior. Essa abordagem cinemática faz alusão aos movimentos e fluxos do Rio Saône.

Sede Euronews / Jakob + MacFarlane Architects - Imagem 8 de 24
© Nicolas Borel

Para os arquitetos, a escolha do verde para a envoltória faz referência à cor do rio e estabelece um diálogo entre a arquitetura e a paisagem natural das colinas Balmes localizadas na margem oposta.

Sede Euronews / Jakob + MacFarlane Architects - Imagem 4 de 24
© Nicolas Borel

A aposta com esta cor saliente é afirmada aqui como um manifesto, de arquitetura contemporânea que se livra de normas que estabelecem o edifício a desempenhar um papel de liderança no grande projeto de reforma urbana.

Fabrice Hyber concebeu a padronagem da fachada perfurada. "São ondas, como ondas sonoras ou difusões. Mas também são aquelas da água, ou dos fluxos. Desde 1986 (a exposição 'Mutation Acquises’ em Nantes) que verde tem sido minha cor de comunicação. Pensei que nossos dois universos, dos arquitetos e o meu, poderiam se encontrar, como ondas se atravessando."

Sede Euronews / Jakob + MacFarlane Architects - Imagem 10 de 24
© Nicolas Borel

Um edifício responsável

" O volume monolítico do edifício é enriquecido por ele através de seus vazios dinâmicos."

A arquitetura do cubo verde é apresentada como um volume retangular que é perfurado por dois amplos átrios cônicos, projetados para suprir as necessidades ambientais e funcionais enquanto contribui para a qualidade do espaço para os usuários.

Sede Euronews / Jakob + MacFarlane Architects - Imagem 24 de 24
Maquete

A forma espetacular destes vazios permitem a circulação de ar, a entrada de luz natural e que vistas a partir do interior do edifício.

Sede Euronews / Jakob + MacFarlane Architects - Imagem 7 de 24
© Nicolas Borel

Oferece uma abordagem inovadora ao trazer a ventilação natural, de dia e também a noite para todo o edifício. Esses átrios também se abrem para o céu, oferecendo espaços de relaxamento acessíveis de todos os pavimentos do edifício.

Sede Euronews / Jakob + MacFarlane Architects - Imagem 5 de 24
© Nicolas Borel

Funcionalidade

O edifício contém dois tipos diferentes de programa:

- A sede da Euronews, com os espaços de escritório e multimídia como a sala de notícias, salas de controle, estúdios de gravação, etc.

Sede Euronews / Jakob + MacFarlane Architects - Imagem 16 de 24
© Nicolas Borel

- Espaços públicos e de serviço estão no pavimento térreo, incluindo o hall de entrada e o restaurante.

O hall atravessa o térreo, conectando o cais Rambaud (ao longo do Saône) à rodovia de circulação paralela ao leste.

Sede Euronews / Jakob + MacFarlane Architects - Imagem 22 de 24
Corte CC

Os espaços de escritório são divididos entre seis pavimentos sobre o térreo. O primeiro e o segundo abrigam a Sala de Notícias, enquanto que os restantes contém dois estúdios cada, acessíveis através de núcleos de circulação verticais. Estes também contém espaços técnicos e os banheiros.

Sede Euronews / Jakob + MacFarlane Architects - Imagem 14 de 24
© Nicolas Borel

Os estúdios possuem acesso direto às varandas criadas pelos átrios, do pavimento 1 ao 3, através de grandes portas nas fachadas de vidro. Estas fachadas propiciam vistas sem interrupção do rio e de suas margens. Os corrimãos ao longo das varandas, composto por painéis de metal facetados da mesma cor da fachada, são o resultado dos vazios cônicos ao longo da borda do Saône.

O quarto e quinto pavimentos aproveitam a parte vertical dos vazios, a conexão com a cobertura para criar dois átrios repletos de luz. O último pavimento, com seus escritórios administrativos, tem acesso a um terraço exterior de 360 °.

Sede Euronews / Jakob + MacFarlane Architects - Imagem 13 de 24
© Nicolas Borel

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:57 Quai Rambaud, 69002 Lyon-2E-Arrondissement, França

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Sede Euronews / Jakob + MacFarlane Architects" [Euronews / Jakob + Macfarlane Architects] 23 Out 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/775816/sede-euronews-jakob-plus-macfarlane-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.