O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Restaurantes & Bares
  4. Holanda
  5. MVRDV
  6. 2015
  7. O Sofá / MVRDV

O Sofá / MVRDV

  • 09:00 - 20 Outubro, 2015
  • Traduzido por Camilla Sbeghen
O Sofá / MVRDV
O Sofá / MVRDV, © Daria Scagliola & Stijn Brakkee
© Daria Scagliola & Stijn Brakkee

© Daria Scagliola & Stijn Brakkee © Daria Scagliola & Stijn Brakkee © Daria Scagliola & Stijn Brakkee © Daria Scagliola & Stijn Brakkee + 18

  • Arquitetos

  • Localização

    Amsterdam, Holanda
  • Área

    322.0 m2
  • Ano do projeto

    2015
  • Equipe de Projeto

    Winy Maas, Jacob van Rijs, Nathalie de Vries, Renske van der Stoep, Pepijn Bakker, Arjen Ketting, Sanne van der Burgh, Cristina Gonzalo, Rosa Rogina.
  • Co-arquiteto

    Studio Bouwhaven.
  • Engenheiro Estrutural

    ABT
  • Construtora

    Romijn Bouw
  • Ilustrações

    MVRDV
  • Mais informações Menos informações
© Daria Scagliola & Stijn Brakkee
© Daria Scagliola & Stijn Brakkee

Descrição enviada pela equipe de projeto. IJburg é um novo distrito ao leste de Amsterdam. Em suas seis ilhas artificiais, 18.000 residências serão, eventualmente, construídas para 45.000 moradores. Atualmente, o distrito possui apenas 16.000 desses habitantes e por isso existem muitas iniciativas para atrair pessoas para a área, como a praia de Blijburg aan Zee e o recém-construído Clube de Tênis de IJburg.

© Daria Scagliola & Stijn Brakkee
© Daria Scagliola & Stijn Brakkee

O clube de tênis, atualmente conta com 1100 membros, dispõe de 10 quadras de chão batido e uma escola de tênis. A nova construção no clube será o centro das atividades. O zoneamento para a área permitiu espaço para um clube de tênis, mas um edifício não pode ser construído de forma suficientemente rápida e assim, além das quadras, instalações temporárias foram instaladas.

© Daria Scagliola & Stijn Brakkee
© Daria Scagliola & Stijn Brakkee

O projeto do MVRDV irá agora preencher essa lacuna com uma edificação iconicamente funcional que proporciona tanto uma plataforma de observação quanto um clube com vista para a água. O objetivo do clube é ser tão acessível quanto possível, o que significa que é aberto ao público, gratuitamente, 365 dias por ano. Não é um clube privado, mas um local de encontro para jovens e idosos, onde você pode pegar um café e um lanche saudável, se encontrar com amigos, ou apenas verificar seus e-mails.

Planta Baixa
Planta Baixa

O desafio do MVRDV foi criar um edifício que funciona como um área central de encontro. A sala de estar para IJburg, onde o edifício se torna uma parte da comunidade como peça de mobiliário urbano.

© Daria Scagliola & Stijn Brakkee
© Daria Scagliola & Stijn Brakkee

A sede do clube é um longo volume com serviços em ambos os lados, como vestiários, cozinha, despensa e banheiros. O espaço principal é multifuncional, podendo ser utilizado para muitos eventos do clube. A cobertura se inclina para baixo no lado sul e segue em direção ao norte até uma altura de sete metros, criando uma arquibancada informal para o clube. A ampla frente de vidro para o lado norte permite iluminação natural e proporciona uma vista sobre as águas do lago IJ.

Diagrama 6
Diagrama 6

Dentro da sede, a construção de concreto é revestida com madeira certificada pelo FSC  totalmente seladao com um polímero EPDM da mesma cor e textura das quadras de tênis. A superfície de vidro (reduzida na fachada sul) ajuda a resfriar o edifício. As características de massa térmica do concreto e da madeira são utilizadas para atingir um elevado grau de eficiência energética.

© Daria Scagliola & Stijn Brakkee
© Daria Scagliola & Stijn Brakkee

O edifício será aquecido eficientemente através de um sistema de troca de calor. No verão haverá ventilação natural, somando-se ao perfil de sustentabilidade ambicioso da estrutura.

© Daria Scagliola & Stijn Brakkee
© Daria Scagliola & Stijn Brakkee

Com o 'sofá', integramos o esporte na sociedade ", diz o arquiteto co-fundador do MVRDV, Winy Maas. "Ao transformar a cobertura da sede em uma arquibancada, uma quadra central é criada. Aqui nós celebramos o talento dos jogadores amadores que são desafiados a se destacar em frente ao público. Ao cobrir todo o edifício em poliuretano vermelho o clube ganha visibiidade: um anúncio para esportes e movimento. A essência do edifício é a estimulação da aptidão e da luta contra a obesidade e inatividade "-. Winy Maas

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato. Cita: "O Sofá / MVRDV" [The Couch / MVRDV] 20 Out 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/775654/o-sofa-mvrdv> ISSN 0719-8906