O Sofá / MVRDV

O Sofá / MVRDV

O Sofá / MVRDV - Imagem 2 de 18O Sofá / MVRDV - Imagem 3 de 18O Sofá / MVRDV - Imagem 4 de 18O Sofá / MVRDV - Imagem 5 de 18O Sofá / MVRDV - Mais Imagens+ 13

  • Equipe De Projeto: Winy Maas, Jacob van Rijs, Nathalie de Vries, Renske van der Stoep, Pepijn Bakker, Arjen Ketting, Sanne van der Burgh, Cristina Gonzalo, Rosa Rogina.
  • Co Arquiteto: Studio Bouwhaven.
  • Engenheiro Estrutural: ABT
  • Construtora: Romijn Bouw
  • Ilustrações: MVRDV
  • Cidade: Amsterdam
Mais informaçõesMenos informações
O Sofá / MVRDV - Imagem 5 de 18
© Daria Scagliola+Stijn Brakkee

Descrição enviada pela equipe de projeto. IJburg é um novo distrito ao leste de Amsterdam. Em suas seis ilhas artificiais, 18.000 residências serão, eventualmente, construídas para 45.000 moradores. Atualmente, o distrito possui apenas 16.000 desses habitantes e por isso existem muitas iniciativas para atrair pessoas para a área, como a praia de Blijburg aan Zee e o recém-construído Clube de Tênis de IJburg.

O Sofá / MVRDV - Imagem 8 de 18
© Daria Scagliola+Stijn Brakkee

O clube de tênis, atualmente conta com 1100 membros, dispõe de 10 quadras de chão batido e uma escola de tênis. A nova construção no clube será o centro das atividades. O zoneamento para a área permitiu espaço para um clube de tênis, mas um edifício não pode ser construído de forma suficientemente rápida e assim, além das quadras, instalações temporárias foram instaladas.

O Sofá / MVRDV - Imagem 7 de 18
© Daria Scagliola+Stijn Brakkee

O projeto do MVRDV irá agora preencher essa lacuna com uma edificação iconicamente funcional que proporciona tanto uma plataforma de observação quanto um clube com vista para a água. O objetivo do clube é ser tão acessível quanto possível, o que significa que é aberto ao público, gratuitamente, 365 dias por ano. Não é um clube privado, mas um local de encontro para jovens e idosos, onde você pode pegar um café e um lanche saudável, se encontrar com amigos, ou apenas verificar seus e-mails.

O Sofá / MVRDV - Imagem 10 de 18
Planta Baixa

O desafio do MVRDV foi criar um edifício que funciona como um área central de encontro. A sala de estar para IJburg, onde o edifício se torna uma parte da comunidade como peça de mobiliário urbano.

O Sofá / MVRDV - Imagem 2 de 18
© Daria Scagliola+Stijn Brakkee

A sede do clube é um longo volume com serviços em ambos os lados, como vestiários, cozinha, despensa e banheiros. O espaço principal é multifuncional, podendo ser utilizado para muitos eventos do clube. A cobertura se inclina para baixo no lado sul e segue em direção ao norte até uma altura de sete metros, criando uma arquibancada informal para o clube. A ampla frente de vidro para o lado norte permite iluminação natural e proporciona uma vista sobre as águas do lago IJ.

O Sofá / MVRDV - Imagem 18 de 18
Diagrama 6

Dentro da sede, a construção de concreto é revestida com madeira certificada pelo FSC  totalmente seladao com um polímero EPDM da mesma cor e textura das quadras de tênis. A superfície de vidro (reduzida na fachada sul) ajuda a resfriar o edifício. As características de massa térmica do concreto e da madeira são utilizadas para atingir um elevado grau de eficiência energética.

O Sofá / MVRDV - Imagem 3 de 18
© Daria Scagliola+Stijn Brakkee

O edifício será aquecido eficientemente através de um sistema de troca de calor. No verão haverá ventilação natural, somando-se ao perfil de sustentabilidade ambicioso da estrutura.

O Sofá / MVRDV - Imagem 4 de 18
© Daria Scagliola+Stijn Brakkee

Com o 'sofá', integramos o esporte na sociedade ", diz o arquiteto co-fundador do MVRDV, Winy Maas. "Ao transformar a cobertura da sede em uma arquibancada, uma quadra central é criada. Aqui nós celebramos o talento dos jogadores amadores que são desafiados a se destacar em frente ao público. Ao cobrir todo o edifício em poliuretano vermelho o clube ganha visibiidade: um anúncio para esportes e movimento. A essência do edifício é a estimulação da aptidão e da luta contra a obesidade e inatividade "-. Winy Maas

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Amsterdam, Holanda

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "O Sofá / MVRDV" [The Couch / MVRDV] 20 Out 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/775654/o-sofa-mvrdv> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.