Residência Caixa Tropical / WHBC Architects

Residência Caixa Tropical / WHBC Architects - Imagem 2 de 24Residência Caixa Tropical / WHBC Architects - Imagem 3 de 24Residência Caixa Tropical / WHBC Architects - Imagem 4 de 24Residência Caixa Tropical / WHBC Architects - Imagem 5 de 24Residência Caixa Tropical / WHBC Architects - Mais Imagens+ 19

Kuala Lumpur, Malásia
  • Engenharia: Projurutek Sdn Bhd
  • Construtora: CHB Construction, Ming Seng Construction
  • Área Do Terreno: 975 m2
  • Cidade: Kuala Lumpur
  • País: Malásia
Mais informaçõesMenos informações
Residência Caixa Tropical / WHBC Architects - Imagem 8 de 24
© Kent Soh

Descrição enviada pela equipe de projeto. Uma caixa tropical de concreto abrange a exuberante selva. O projeto foi concebido como uma moradia voltada ao interior protegendo seu espaço do sol e da chuva, enquanto ao mesmo tempo, engloba um denso discurso ambiental que se encontra dentro da própria casa. 

Residência Caixa Tropical / WHBC Architects - Imagem 5 de 24
© Kent Soh

Situada nos trópicos, desenhamos uma estrutura de concreto tipo "caixa de ovos" que envolve a residência para manter o calor, mas que se baseia na luz do dia para criar um espaço confortável. A forma vazada desta envolvente permite que a vegetação cresça para dentro do volume da casa, suavizando o limite interior e exterior. 

Residência Caixa Tropical / WHBC Architects - Imagem 18 de 24
Planta Baixa - térreo

A estrutura de caixa de ovos está construída in loco de concreto e naturalmente permite que a luz natural seja filtrada, criando também resistência a radiação. Brises de concreto de 150 mm de espessura reforçam a estrutura através da formulação de aberturas de diversos tamanhos, dispostas em um ritmo determinado. Isto facilita ainda mais o controle da intensidade da luz no interior. 

Residência Caixa Tropical / WHBC Architects - Imagem 2 de 24
© Kent Soh

Desde o nível da entrada, o terreno inclina-se para baixo até a parte posterior. O desenho aproveita a inclinação para manter a umidade dentro de um ambiente tropical. Os espaços estão dispostos para manter a maior parte da residência elevada do solo, fazendo com que ela esteja entre as copas das árvores. 

Residência Caixa Tropical / WHBC Architects - Imagem 7 de 24
© Kent Soh

Os espaços da sala de jantar, estar e piscina estão situados no nível de entrada; os dormitórios se situam no pavimento superior e por último estão a garagem e a área de serviço, no térreo da edificação. Isto assegurou que a umidade e qualquer praga se mantenham afastadas, fazendo com que a residência esteja bem seca e ventilada.

Residência Caixa Tropical / WHBC Architects - Imagem 3 de 24
© Kent Soh

O elemento principal da residência é uma ponte rodeada por várias árvores maduras. Desde a entrada, um corredor relativamente estreito, ao lado de uma escada e um pátio interior, conduz até a sala principal. 

Residência Caixa Tropical / WHBC Architects - Imagem 23 de 24
Fachada

Na chegada, o percurso estreito abre-se à um grande deck próximo à piscina. A piscina e o jardim contíguo estão limitados dentro do volume desta estrutura. Estes espaços estão completamente rodeados por folhagem verde que paira sobre a marquise tropical.

Residência Caixa Tropical / WHBC Architects - Imagem 9 de 24
© Kent Soh

Olhando além da piscina e do jardim, é possível contemplar uma vista panorâmica clara e ampla da floresta. Nos pavimentos superiores, janelas são especialmente concebidas para capturar vistas de grandes e belas árvores. A caixa de concreto aparentemente pesada, toca o chão levemente, colocando-se entre as árvores e incentivando a paisagem à crescer dentro dela.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência Caixa Tropical / WHBC Architects" [Tropical Box House / WHBC Architects] 24 Out 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/775646/residencia-tropical-box-whbc-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.