Laboratório de Projetos no Deserto / Losada Rodríguez Arquitectos

Laboratório de Projetos no Deserto / Losada Rodríguez Arquitectos - Imagem 2 de 23Laboratório de Projetos no Deserto / Losada Rodríguez Arquitectos - Imagem 3 de 23Laboratório de Projetos no Deserto / Losada Rodríguez Arquitectos - Imagem 4 de 23Laboratório de Projetos no Deserto / Losada Rodríguez Arquitectos - Imagem 5 de 23Laboratório de Projetos no Deserto / Losada Rodríguez Arquitectos - Mais Imagens+ 18

Laboratório de Projetos no Deserto / Losada Rodríguez Arquitectos - Imagem 11 de 23
Coretesia de Jorge Losada

Descrição enviada pela equipe de projeto. A cidade de Piura, localizada no Deserto de Sechura, está envolta por areia e dunas, e o rio próximo não é suficiente para criar nada além de um tímido corredor verde. No entanto, neste difícil contexto, a Universidade de Piura foi capaz de reflorestar aproximadamente 150 hectares com floresta seca, um oásis com base em árvores Algarrobo onde a Universidade iria construir suas instalações.

Laboratório de Projetos no Deserto / Losada Rodríguez Arquitectos - Imagem 4 de 23
Coretesia de Jorge Losada

O Laboratório de Projetos enfrenta essas condições extremas através de duas estratégias: o emprego de uma grande sombra e um espaço amplamente ventilado. A arquitetura robusta, com grande massa térmica é evitada, uma vez que isso seria desconfortável ou necessitaria custos energéticos inaceitáveis.

Laboratório de Projetos no Deserto / Losada Rodríguez Arquitectos - Imagem 6 de 23
Coretesia de Jorge Losada

Uma estrutura de steel-frame com um steel-deck curvo foi escolhido, se erguendo a uma altura que varia de 6 a 9 metros. Sob esta envoltória - formada de abóbadas de 12x21 metros, uma grande quantidade de ar é renovada com a mínima brisa, dissipando a radiação da cobertura.

Laboratório de Projetos no Deserto / Losada Rodríguez Arquitectos - Imagem 15 de 23
Coretesia de Jorge Losada
Laboratório de Projetos no Deserto / Losada Rodríguez Arquitectos - Imagem 14 de 23
Planta Baixa

Uma segunda cobertura, composta de compensado de madeira pintadas em branco e pendurada na estrutura auxilia na prevenção da radiação além de delimitar o espaço. O Laboratório de Projetos, com uma capacidade de 120 pranchetas, é completamente aberto ao seu entorno através de uma abertura de 36 metros de comprimento, criando uma estrutura horizontal que igualmente responde à paisagem horizontal onde está inserido.

Laboratório de Projetos no Deserto / Losada Rodríguez Arquitectos - Imagem 7 de 23
Coretesia de Jorge Losada

O eixo longitudinal é orientado Leste Oeste para oferecer uma frente aberta das abóbadas para o Sul, onde sopram os ventos predominantes. A cobertura abobadada em balanço cobrem uma área consideravelmente maior do que o piso de concreto - 4 m em ambas as fachadas norte e sul - para evitar a luz solar direta. É preciso lembrar que em latitudes próximas ao Equador, a luz pode vir do sul ou do norte, dependendo do momento do ano.

Laboratório de Projetos no Deserto / Losada Rodríguez Arquitectos - Imagem 19 de 23
Longitudinal Section
Laboratório de Projetos no Deserto / Losada Rodríguez Arquitectos - Imagem 20 de 23
Malha Norte

Os espaços intersticiais vão acomodar dois jardins adaptados ao clima, auxiliando na captura de partículas de areia e afastamento dos mosquitos.

Laboratório de Projetos no Deserto / Losada Rodríguez Arquitectos - Imagem 12 de 23
Coretesia de Jorge Losada
Laboratório de Projetos no Deserto / Losada Rodríguez Arquitectos - Imagem 8 de 23
Coretesia de Jorge Losada

A fachada, assim como todo o resto, quase não existe. Uma malha metálica sutilmente encobre a paisagem e impede o acesso de animais de grande porte. Como o limite desaparece, tem-se a sensação de trabalhar no exterior, sob as árvores Algarrobo, com uma agradável sensação térmica.

Laboratório de Projetos no Deserto / Losada Rodríguez Arquitectos - Imagem 10 de 23
Coretesia de Jorge Losada

Por sobre a malha metálica e a viga que a calha que receberá as ocasionais chuvas torrenciais, o fechamento é feito em redes de pesca tensionadas. O Laboratório de Projetos define um espaço de acordo com o contexto e aproveitando o programa. Parafraseando Rem Koolhaas, o Laboratório de Projetos é quase nada, então tudo pode acontecer

Laboratório de Projetos no Deserto / Losada Rodríguez Arquitectos - Imagem 3 de 23
Coretesia de Jorge Losada

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Universidad de Piura, Av. Ramón Mugica 131, Piura, Peru

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Laboratório de Projetos no Deserto / Losada Rodríguez Arquitectos" [Design Lab in the Desert / Losada Rodríguez Arquitectos] 18 Out 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/775465/laboratorio-de-projetos-no-deserto-jorge-losada> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.