Casas no Dafundo / RVdM Arquitectos

Casas no Dafundo / RVdM Arquitectos - Imagem 2 de 48Casas no Dafundo / RVdM Arquitectos - Imagem 3 de 48Casas no Dafundo / RVdM Arquitectos - Imagem 4 de 48Casas no Dafundo / RVdM Arquitectos - Imagem 5 de 48Casas no Dafundo / RVdM Arquitectos - Mais Imagens+ 43

Cruz Quebrada, Portugal
  • Autor: Ricardo Vieira de Melo
  • Equipe: Ricardo Senos, Ânia Abrantes, Liliana Simões, Rafaela Naia, Nuno Marques
  • Especialidades: ASPP, Engenheiros Lda
  • Projeto: 2010
  • Cidade: Cruz Quebrada
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Casas no Dafundo / RVdM Arquitectos - Imagem 3 de 48
© Fernando Guerra | FG+SG

Descrição enviada pela equipe de projeto. Um terreno entalado entre uma banda de edifícios multifamiliares e uma casa unifamiliar, com uma variação de cotas correspondente a dois pisos para sul. Desse lado, o lugar tira partido de uma vista deslumbrante para o rio Tejo e a margem sul.

Casas no Dafundo / RVdM Arquitectos - Imagem 19 de 48
Corte
Casas no Dafundo / RVdM Arquitectos - Imagem 20 de 48
Corte

Um volume para duas casas de irmãos muito diferentes. A organização dos desejos de cada um resolveu-se colocando uma casa em cima da outra. Uma beneficia do contato com o solo e a possibilidade de um jardim privado; outra beneficia das vistas mais distantes. Uma afasta-se do solo e conta com os dois quadrantes disponíveis, outra toma contato com o solo, mas só se abre para um só quadrante.

Casas no Dafundo / RVdM Arquitectos - Imagem 5 de 48
© Fernando Guerra | FG+SG

Para organizar todas estas variantes a volumetria harmoniza o conjunto, unificando a construção para uma identidade clara. Cobertura e paramentos exteriores definem um revestimento contínuo de isolamento térmico que formaliza um prisma irregular.

Casas no Dafundo / RVdM Arquitectos - Imagem 11 de 48
© Fernando Guerra | FG+SG

Os interiores adotam soluções distintas para os espaços comuns e íntimos. Salas, cozinhas e escritórios partilham espaços mostrando-se coniventes na oferta espacial que proporcionam.

Casas no Dafundo / RVdM Arquitectos - Imagem 15 de 48
Planta Baixa

Os quartos encerram-se sobre si e fragmentam o espaço.

Casas no Dafundo / RVdM Arquitectos - Imagem 8 de 48
© Fernando Guerra | FG+SG

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casas no Dafundo / RVdM Arquitectos" [Two Houses in Dafundo / RVdM Arquitectos] 12 Out 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/775155/casas-no-dafundo-rvdm-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.