Edifício Integra / UMWELT

Edifício Integra / UMWELT - Imagem 2 de 16Edifício Integra / UMWELT - Imagem 3 de 16Edifício Integra / UMWELT - Imagem 4 de 16Edifício Integra / UMWELT - Imagem 5 de 16Edifício Integra / UMWELT - Mais Imagens+ 11

  • Arquitetos: UMWELT
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1108
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2014
  • Fotógrafo
    Fotografias:Felipe Fontecilla
  • Arquitetos Responsáveis: Arturo Scheidegger, Ignacio García Partarrieu
  • Estrutura: Leiva Ingeniería
  • Construtora: Constructora Rudloff
  • Cidade: Osorno
  • País: Chile
Mais informaçõesMenos informações
Edifício Integra / UMWELT - Imagem 8 de 16
© Felipe Fontecilla

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto nasce da vontade de uma série de empresas de Osorno, especialmente conectadas ao mercado leiteiro e a piscicultura, de fazer um espaço de trabalho de acordo com suas necessidades atuais em termos de espaço, localização e infraestrutura. Até agora, todas possuíam seus escritórios em uma série de casas antigas sem estrutura.

Edifício Integra / UMWELT - Imagem 5 de 16
© Felipe Fontecilla

O edifício se localiza em um bairro de baixa densidade no processo de transformação e com uma ocupação bastante diversa onde é possível encontrar moradias, cafés, ateliês, etc. Os terrenos são profundos e estreitos o que obriga todos os pavimentos à terem uma organização em planta livre de 30,5 metros de comprimento por 9,2 de largura. As condições climáticas de Osorno, com um inverno muito longo, chuvoso e escuro determinam os tempos de construção e a atmosfera do local.

Edifício Integra / UMWELT - Imagem 15 de 16
Plantas

A partir destas premissas, o projeto se define a partir da dialéticas entre a organização interior e a materialização da obra. 

Para a estrutura, optou-se por um sistema de elementos pré-fabricados de concreto armado situando uma série de elementos 40 x 100 ao longo do perímetro da planta baixa, liberando grande parte da área total e permitindo um balanço de 2.25 metros nos extremos. As duas paredes na área de serviço funcionam como contraventamento extra para a estrutura. 

Edifício Integra / UMWELT - Imagem 10 de 16
Processo Construtivo
Edifício Integra / UMWELT - Imagem 13 de 16
Conjunto Pré-fabricado
Edifício Integra / UMWELT - Imagem 11 de 16
Processo Construtivo

Este sistema permitiu otimizar o trabalho no terreno, limitando a montagem da estrutura principal em somente algumas semanas, mas além disso, determinou o caráter da obra, com seus módulos, altura livre e materialidade. 

Edifício Integra / UMWELT - Imagem 16 de 16
Cortes

Dentro da área, a organização da planta geral se divide em três faixas longitudinais. Uma primeira faixa leste contém os serviços, com banheiros e quitinetes em ambos extremos e a circulação vertical e aberta ao centro, o que permite dividir a planta em duas partes independentes. A segunda faixa, mais fina, define uma área central livre de circulação interna. A faixa oeste pensada para o espaço principal de postos de trabalho e espaços privados busca a maior quantidade de horas possível de luz solar. 

Edifício Integra / UMWELT - Imagem 9 de 16
© Felipe Fontecilla

Dentro da mesma configuração, no extremo norte de planta do quarto pavimento, encontra-se uma sala de reuniões e um grande terraço exterior, a única exceção dentro de uma estreita organização. 

Edifício Integra / UMWELT - Imagem 7 de 16
© Felipe Fontecilla

As instalações estão no perímetro da planta baixa para que junto com a modulação da estrutura e a divisão em faixas permita a máxima variabilidade de ocupação ao longo do tempo.

Edifício Integra / UMWELT - Imagem 3 de 16
© Felipe Fontecilla

O exterior do edifício transparece a organização interior da planta baixa e apresenta uma fachada aparentemente indiferente e rigorosa. Nos cruzamentos e lacunas entre os distintos sistemas organizativos é onde está o projeto. 

Edifício Integra / UMWELT - Imagem 4 de 16
© Felipe Fontecilla

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Osorno, Osorno, Los Lagos, Chile

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Edifício Integra / UMWELT" [Integra Building / UMWELT] 12 Out 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/775028/edificio-integra-umwelt> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.