Casa Fuego 121 / DPG arquitectos

Casa Fuego 121 / DPG arquitectos - Mais Imagens+ 28

Cidade de México, México
  • Arquitetos: DPG arquitectos; DPG arquitectos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  750
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2013
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Escenium HAUS, GRAPHISOFT, Teka, VALVO
  • Colaborador No Desenho E Projeto: Sergio Reinoso Ochoa
  • Construtora: DPG arquitectos
  • Arquiteto Responsável: Daniel Pérez-Gil de Hoyos
  • Cidade: Cidade de México
  • País: México
Mais informaçõesMenos informações
© Hector Armando Herrera

Descrição enviada pela equipe de projeto. Vencedora do prêmio Chicago Athenaeum 2014 na tipologia residencial, a Casa Fuego 121 nos envolve em um espaço harmonioso onde as cores neutras nos brindam uma sensação única. 

© Hector Armando Herrera

Concreto, madeira, cristal e granito são os materiais que dão forma e sentido ao projeto da residência, onde misturam-se e convivem de maneira racional representando intrinsecamente sua natureza e fim primordial. 

© Hector Armando Herrera

Uma linha continua de concreto traça o perfil da fachada emoldurando o corredor de acesso através de um espaço de pé-direito duplo. Este perfil cria um volume envidraçado suspenso na cobertura sem interromper seus vértices.

© Hector Armando Herrera

Através de uso de pigmentos naturais, areias sílicas e grãos finos, deu-se cor ao concreto. A força da pedra também ajudou a criar este sentido de sustentabilidade que permeia o projeto desde sua concepção, pois conta com células solares, materiais sustentáveis, vidros inteligentes, iluminação a base de led, planta de tratamento, reaproveitamento de água para irrigação e serviços, assim como filtração e purificadores de água através de areias e sais. 

Planta Baixa

A água como elemento de harmonia é representada no espelho d'água ao longo do corredor de entrada, encontrando um jardim no final do percurso. No hall de acesso, uma ponte sólida de madeira rompe com a altura do espaço integrando-nos à escala do lugar que está coroado por uma cúpula na parte alta, onde a escada - como elemento escultural - delimita a área pública e área privada. 

© Hector Armando Herrera

A cozinha foi um dos espaços mais importantes da casa, concebida como um lugar para conviver mais tempo do que o habitual. Por este fato foi destinada à ela um grande espaço dentro da casa, projetada como um balcão central onde se aloja todo o tipo de equipamentos. 

© Hector Armando Herrera

Os espaços exteriores são os expectadores do jogo de luz e sombra que cria a residência com o movimento do sol. Uma grande árvore rompe com a linearidade do deck do corredor de acesso, sendo a protagonista deste espaço de numerosas vistas interiores. 

© Hector Armando Herrera

A simplicidade e clareza do projeto foram alcançadas ao desenhar elementos puros com materiais naturais, os quais ao estarem deliberadamente aplicados, criam uma calidez que combina com a cor branca nas parede e nos mostram um esquema de referências e planos que delimitam visualmente cada lugar.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Fuego 121 / DPG arquitectos" [Casa Fuego 121 / DPG arquitectos] 11 Out 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/775027/casa-fuego-121-dpg-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.