O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. México
  5. DPG arquitectos
  6. 2013
  7. Casa Fuego 121 / DPG arquitectos

Casa Fuego 121 / DPG arquitectos

  • 19:00 - 11 Outubro, 2015
  • Traduzido por Camilla Sbeghen
Casa Fuego 121 / DPG arquitectos
Casa Fuego 121 / DPG arquitectos, © Hector Armando Herrera
© Hector Armando Herrera

© Hector Armando Herrera © Hector Armando Herrera © Hector Armando Herrera © Hector Armando Herrera + 33

© Hector Armando Herrera
© Hector Armando Herrera

Descrição enviada pela equipe de projeto. Vencedora do prêmio Chicago Athenaeum 2014 na tipologia residencial, a Casa Fuego 121 nos envolve em um espaço harmonioso onde as cores neutras nos brindam uma sensação única. 

© Hector Armando Herrera
© Hector Armando Herrera

Concreto, madeira, cristal e granito são os materiais que dão forma e sentido ao projeto da residência, onde misturam-se e convivem de maneira racional representando intrinsecamente sua natureza e fim primordial. 

© Hector Armando Herrera
© Hector Armando Herrera

Uma linha continua de concreto traça o perfil da fachada emoldurando o corredor de acesso através de um espaço de pé-direito duplo. Este perfil cria um volume envidraçado suspenso na cobertura sem interromper seus vértices.

© Hector Armando Herrera
© Hector Armando Herrera

Através de uso de pigmentos naturais, areias sílicas e grãos finos, deu-se cor ao concreto. A força da pedra também ajudou a criar este sentido de sustentabilidade que permeia o projeto desde sua concepção, pois conta com células solares, materiais sustentáveis, vidros inteligentes, iluminação a base de led, planta de tratamento, reaproveitamento de água para irrigação e serviços, assim como filtração e purificadores de água através de areias e sais. 

Planta Baixa
Planta Baixa

A água como elemento de harmonia é representada no espelho d'água ao longo do corredor de entrada, encontrando um jardim no final do percurso. No hall de acesso, uma ponte sólida de madeira rompe com a altura do espaço integrando-nos à escala do lugar que está coroado por uma cúpula na parte alta, onde a escada - como elemento escultural - delimita a área pública e área privada. 

© Hector Armando Herrera
© Hector Armando Herrera

A cozinha foi um dos espaços mais importantes da casa, concebida como um lugar para conviver mais tempo do que o habitual. Por este fato foi destinada à ela um grande espaço dentro da casa, projetada como um balcão central onde se aloja todo o tipo de equipamentos. 

© Hector Armando Herrera
© Hector Armando Herrera

Os espaços exteriores são os expectadores do jogo de luz e sombra que cria a residência com o movimento do sol. Uma grande árvore rompe com a linearidade do deck do corredor de acesso, sendo a protagonista deste espaço de numerosas vistas interiores. 

© Hector Armando Herrera
© Hector Armando Herrera

A simplicidade e clareza do projeto foram alcançadas ao desenhar elementos puros com materiais naturais, os quais ao estarem deliberadamente aplicados, criam uma calidez que combina com a cor branca nas parede e nos mostram um esquema de referências e planos que delimitam visualmente cada lugar.

Ver a galeria completa

Sobre este escritório
DPG arquitectos
Escritório
Cita: "Casa Fuego 121 / DPG arquitectos" [Casa Fuego 121 / DPG arquitectos] 11 Out 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/775027/casa-fuego-121-dpg-arquitectos> ISSN 0719-8906