Casa na Aclimação / Sub Estúdio

Casa na Aclimação / Sub Estúdio - Janela, DormitórioCasa na Aclimação / Sub Estúdio - Banheiro, Pia, BanheiraCasa na Aclimação / Sub Estúdio - Cadeira, PrateleiraCasa na Aclimação / Sub Estúdio - Mesa, Bancada, Cadeira, VigaCasa na Aclimação / Sub Estúdio - Mais Imagens+ 11

São Paulo, Brasil
  • Arquitetos: Sub Estúdio; Sub Estúdio
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2014
  • Fotógrafo
    Fotografias:Tomás Cytrynowicz
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Dalle Piagge
  • Desenho Ladrilhos Hidráulicos: Julia Masagão e Valentina Soares
  • Ladrilhos Hidráulicos: Dalle Piagge
  • Construtora: Aluízio Macedo de Miranda Arquitetura
  • Marcenaria: Jorge Hadad
  • Equipe: Isabel Nassif e Renata Pedrosa, Marina Causí e Rica Oliveira Lima.
  • Cidade: São Paulo
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Casa na Aclimação / Sub Estúdio - Mesa, Bancada, Cadeira, Viga
© Tomás Cytrynowicz

Descrição enviada pela equipe de projeto. Uma casa geminada de 1952, composta por dois quartos, um banheiro, sala, hall e cozinha, uma edícula com quarto, um banheiro e uma lavanderia. Esta era a composição da casinha da Aclimação que iríamos começar a reformar.

Pouca luz natural entrava nela devido a sua implantação.

Casa na Aclimação / Sub Estúdio - Imagem 11 de 16
© Tomás Cytrynowicz

A escada original ficava bem no meio da casa, entre sala e cozinha no piso inferior, e entre os dois quartos, junto com o banheiro, no piso superior.

Plantas

Resolvemos ampliar as aberturas e os ambientes integrando-os ao máximo, para isso era necessário tirar a escada do centro da casa.

Casa na Aclimação / Sub Estúdio - Bancada, Cozinha, Pia, Janela
© Tomás Cytrynowicz

Desenhamos uma escada nova, metálica, mais leve, que acompanha o sentido longitudinal da sala. Desta maneira conseguimos abrir todo o andar inferior, da entrada até a edícula.

A cozinha ganhou portas de vidro para o quintal no fundo. Uma entrada de luz bem generosa que acabou iluminando bem o andar inferior.

Casa na Aclimação / Sub Estúdio - Cama, Dormitório, Janela
© Tomás Cytrynowicz

No andar superior abrimos uma claraboia no hall da escada. Esta claraboia fez com que entrasse muita luz natural durante todo o dia no andar superior e na escada.

Casa na Aclimação / Sub Estúdio - Janela, Dormitório
© Tomás Cytrynowicz

Os dois quartos continuaram na sua configuração original, mas o quarto maior ganhou um banheiro integrado, com banheira e box abertos no ambiente .

A edícula abriga a sala de tv e escritório, assim como um lavabo, que optamos por deixar nos fundos a interromper a amplitude da sala e cozinha com um volume.

Casa na Aclimação / Sub Estúdio - Cadeira, Prateleira
© Tomás Cytrynowicz

A lavanderia foi feita com um mix de elementos vazados que a separa do quintal dos fundos. Na frente, uma escada caracol, também metálica e leve, que leva para uma suíte de hospedes em cima do escritório.

Casa na Aclimação / Sub Estúdio - Porta, Fachada, Vidro
© Tomás Cytrynowicz

Todas as portas de entrada da casa foram feitas de aço bruto, assim como o portão, que foi feito em chapa perfurada, permitindo que entre mais luz pela fachada da frente, que é leste.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa na Aclimação / Sub Estúdio" 09 Out 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/774950/casa-na-aclimacao-sub-estudio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.