O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. México
  5. TACO taller de arquitectura contextual
  6. 2015
  7. Casa Gabriela / TACO taller de arquitectura contextual

Casa Gabriela / TACO taller de arquitectura contextual

Casa Gabriela / TACO taller de arquitectura contextual
Casa Gabriela / TACO taller de arquitectura contextual , © Leo Espinosa
© Leo Espinosa

© Leo Espinosa © Leo Espinosa © Leo Espinosa © Leo Espinosa + 51

© Leo Espinosa
© Leo Espinosa

Descrição enviada pela equipe de projeto. Casa Gabriela é uma residência unifamiliar localizada numa zona em processo de desenvolvimento urbano da cidade de Mérida, México. O objetivo era dotar o usuário de um refúgio prático e sereno, que levasse em consideração a segurança, conforto térmico e eficiência energética, assim como um baixo custo de construção e manutenção.

Planta Baixa
Planta Baixa

Esquema 2 Corte Corte Planta Baixa + 51

A casa situa-se francamente com respeito à rua. Junto com as paredes vizinhas, gera uma pequena praça, a qual foi desenhada de maneira que o espaço púbico cumpra com a finalidade de produzir um uso para a via pública, uma característica da arquitetura tradicional de Yucatan, que contribui à segurança dos vizinhos.

© Leo Espinosa
© Leo Espinosa

Esse espaço é o preâmbulo para o acesso à residência, a qual se acentua com um elemento de água conformado por uma área de elementos orgânicos que funciona como controlador de mosquitos e que oxigena por meios naturais outra zona que é acessível para uso recreativo. Esse elemento é percebido desde todas as áreas sociais do interior, tendo especial interação com o vestíbulo de acesso.

Esquema 1
Esquema 1

O programa arquitetônico considera uma área social onde convergem a cozinha, o estar e o jantar; uma área de serviços intermediária onde se localiza o banheiro e o closet; e finalmente o dormitório. Tanto a área social como o dormitório contam com terraços semi-externos, percebidos como extensões dos mesmos. Desde o terraço social atinge-se o jardim traseiro e um pátio aberto no telhado.

© Leo Espinosa
© Leo Espinosa

O clima da região permite que vários vão sejam fechados unicamente com tela de mosquiteiro, permitindo uma ventilação natural constante. Os pés-direitos duplos contam com aberturas zenitais que permitem a evacuação do ar quente, atingindo uma temperatura interna confortável sem necessidade de utilizar meios artificiais.

© Leo Espinosa
© Leo Espinosa

O sistema construtivo é o mais comum da região, baseado em blocos de cimento, vigas e lajes. Este manifesta-se na parte inferior das placas que cobrem os pés-direitos duplos. Os tetos baixos são termicamente isolados com painéis de poliestireno. O manejo de elementos vazados de cimento permite proteger o interior da habitação da insolação, da chuva, do vandalismo e dos ventos.

© Leo Espinosa
© Leo Espinosa

Os acabamentos arquitetônicos são aparentes. Os pisos são de concreto polido, assim como as placas pré-coladas no local do mobiliário fixo. Todas as paredes e forros baixos têm um reboco a base de cimento impermeável lustroso. A vegetação proposta é, em sua maioria, nativa. Foram consideradas espécies icônicas da cultura local, outras que atraem aves silvestres e, finalmente, frutas, verduras e ervas para consumo humano.

© Carlos Patrón
© Carlos Patrón

A cor se faz presente nos vãos de acesso frontal e posterior, assim como no mobiliário e acessórios funcionais da casa. Foram eleitas a partir de uma gama encontrada em elementos artesanais da cultura local, assim como por sua capacidade de dialogar com as tonalidades das distintas florações do jardim.

© Leo Espinosa
© Leo Espinosa

Ver a galeria completa

Sobre este escritório
Cita: "Casa Gabriela / TACO taller de arquitectura contextual " [Casa Gabriela / TACO taller de arquitectura contextual] 08 Out 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/774808/casa-gabriela-taco-taller-de-arquitectura-contextual> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.