O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. México
  5. TACO taller de arquitectura contextual
  6. 2015
  7. Casa Gabriela / TACO taller de arquitectura contextual

Casa Gabriela / TACO taller de arquitectura contextual

Casa Gabriela / TACO taller de arquitectura contextual
Casa Gabriela / TACO taller de arquitectura contextual , © Leo Espinosa
© Leo Espinosa

© Leo Espinosa © Leo Espinosa © Leo Espinosa © Leo Espinosa + 51

© Leo Espinosa
© Leo Espinosa

Descrição enviada pela equipe de projeto. Casa Gabriela é uma residência unifamiliar localizada numa zona em processo de desenvolvimento urbano da cidade de Mérida, México. O objetivo era dotar o usuário de um refúgio prático e sereno, que levasse em consideração a segurança, conforto térmico e eficiência energética, assim como um baixo custo de construção e manutenção.

Planta Baixa
Planta Baixa

Esquema 2 Corte Corte Planta Baixa + 51

A casa situa-se francamente com respeito à rua. Junto com as paredes vizinhas, gera uma pequena praça, a qual foi desenhada de maneira que o espaço púbico cumpra com a finalidade de produzir um uso para a via pública, uma característica da arquitetura tradicional de Yucatan, que contribui à segurança dos vizinhos.

© Leo Espinosa
© Leo Espinosa

Esse espaço é o preâmbulo para o acesso à residência, a qual se acentua com um elemento de água conformado por uma área de elementos orgânicos que funciona como controlador de mosquitos e que oxigena por meios naturais outra zona que é acessível para uso recreativo. Esse elemento é percebido desde todas as áreas sociais do interior, tendo especial interação com o vestíbulo de acesso.

Esquema 1
Esquema 1

O programa arquitetônico considera uma área social onde convergem a cozinha, o estar e o jantar; uma área de serviços intermediária onde se localiza o banheiro e o closet; e finalmente o dormitório. Tanto a área social como o dormitório contam com terraços semi-externos, percebidos como extensões dos mesmos. Desde o terraço social atinge-se o jardim traseiro e um pátio aberto no telhado.

© Leo Espinosa
© Leo Espinosa

O clima da região permite que vários vão sejam fechados unicamente com tela de mosquiteiro, permitindo uma ventilação natural constante. Os pés-direitos duplos contam com aberturas zenitais que permitem a evacuação do ar quente, atingindo uma temperatura interna confortável sem necessidade de utilizar meios artificiais.

© Leo Espinosa
© Leo Espinosa

O sistema construtivo é o mais comum da região, baseado em blocos de cimento, vigas e lajes. Este manifesta-se na parte inferior das placas que cobrem os pés-direitos duplos. Os tetos baixos são termicamente isolados com painéis de poliestireno. O manejo de elementos vazados de cimento permite proteger o interior da habitação da insolação, da chuva, do vandalismo e dos ventos.

© Leo Espinosa
© Leo Espinosa

Os acabamentos arquitetônicos são aparentes. Os pisos são de concreto polido, assim como as placas pré-coladas no local do mobiliário fixo. Todas as paredes e forros baixos têm um reboco a base de cimento impermeável lustroso. A vegetação proposta é, em sua maioria, nativa. Foram consideradas espécies icônicas da cultura local, outras que atraem aves silvestres e, finalmente, frutas, verduras e ervas para consumo humano.

© Carlos Patrón
© Carlos Patrón

A cor se faz presente nos vãos de acesso frontal e posterior, assim como no mobiliário e acessórios funcionais da casa. Foram eleitas a partir de uma gama encontrada em elementos artesanais da cultura local, assim como por sua capacidade de dialogar com as tonalidades das distintas florações do jardim.

© Leo Espinosa
© Leo Espinosa

Ver a galeria completa

Sobre este escritório
TACO taller de arquitectura contextual
Escritório
Cita: "Casa Gabriela / TACO taller de arquitectura contextual " [Casa Gabriela / TACO taller de arquitectura contextual] 08 Out 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/774808/casa-gabriela-taco-taller-de-arquitectura-contextual> ISSN 0719-8906