O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Apartamentos
  4. Brasil
  5. Comunello Felix Arquitetura
  6. 2010
  7. Berutti 160 / Comunello Felix Arquitetura

Berutti 160 / Comunello Felix Arquitetura

Berutti 160 / Comunello Felix Arquitetura
Berutti 160 / Comunello Felix Arquitetura, © Marcelo Donadussi
© Marcelo Donadussi

© Marcelo Donadussi © Marcelo Donadussi © Marcelo Donadussi © Marcelo Donadussi + 29

  • Arquitetos

  • Localização

    Porto Alegre - RS, Brasil
  • Equipe de Projeto

    Arq. Pedro Comunello Felix, Arq. Sônia Beatriz Comunello Felix, Arq. Mateus Comunello Felix
  • Área

    1047.0 m²
  • Ano do projeto

    2010
  • Fotografias

© Marcelo Donadussi
© Marcelo Donadussi

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto do Residencial BERUTTI 160 foi concebido a partir do desejo dos arquitetos de comercializar apartamentos com arquitetura contemporânea. Em um mercado imobiliário onde a grande maioria dos apartamentos residenciais são muito similares, criar algo novo para pessoas que apreciam arquitetura foi o objetivo principal do projeto. 

© Marcelo Donadussi
© Marcelo Donadussi

Localizado em uma área residencial da cidade de Porto Alegre, o prédio busca integrar-se ao entorno no qual está inserido.

Corte
Corte

O prédio é estruturado em dois blocos iguais de quatro pavimentos cada, com um dos blocos voltado para a Rua João Berutti, enquanto o outro está voltado para os fundos do terreno (11x39,60m). Mesmo os apartamentos de fundos possuem ótimas visuais devido à declividade do terreno lindeiro. A circulação condominial do conjunto faz a conexão entre os blocos. 

© Marcelo Donadussi
© Marcelo Donadussi

Cada bloco é formado por um apartamento no primeiro pavimento e dois apartamentos tipo duplex que ocupam o segundo e o terceiro pavimentos. Um dos apartamentos tipo duplex possui terraço no topo, o que possibilita privilegiada vista da cidade.  

Planta Baixa
Planta Baixa
© Marcelo Donadussi
© Marcelo Donadussi
Planta Baixa
Planta Baixa

Como cada bloco é formado por três tipos diferentes de apartamentos, o resultado formal é uma fachada assimétrica, fazendo com que o prédio tenha a aparência de uma casa. 

O fato de os apartamentos serem totalmente diferentes também propicia que famílias com diferentes necessidades habitem no mesmo local. 

© Marcelo Donadussi
© Marcelo Donadussi

No pavimento térreo, estão localizadas as garagens e o hall de entrada.  Foram utilizados materiais duráveis como a madeira maciça e o tijolo à vista, os quais foram escolhidos tendo em vista a mão-de-obra local e o baixo custo de manutenção. Estes materiais também evidenciam o caráter residencial do conjunto.

 Todos os apartamentos possuem ventilação cruzada e esquadrias amplas de PVC que proporcionam excelente iluminação natural. 

© Marcelo Donadussi
© Marcelo Donadussi

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Berutti 160 / Comunello Felix Arquitetura" [Berutti 160 / Comunello Felix Arquitetura] 02 Out 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Delaqua, Victor) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/774636/berutti-160-comunello-felix-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.