O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Instalações Temporárias
  4. Espanha
  5. Carolina González Vives
  6. Observatório de Nuvens / Carolina González Vives

Observatório de Nuvens / Carolina González Vives

Observatório de Nuvens / Carolina González Vives
Observatório de Nuvens  / Carolina González Vives, © Nacho Uribe Salazar
© Nacho Uribe Salazar

© Nacho Uribe Salazar © Nacho Uribe Salazar © Nacho Uribe Salazar © Nacho Uribe Salazar + 16

  • Arquitetos

  • Localização

    Madri, Espanha
  • Arquiteta Responsável

    Carolina González Vives (Ojo de Pez Arquitectura)
  • Contexto

    Exposição de Design Casa Decor 2015
© Nacho Uribe Salazar
© Nacho Uribe Salazar

Descrição enviada pela equipe de projeto. Nosso trabalho começa observando o desempenho espontâneo dos oásis em geografias áridas, onde a combinação certa de sombra, vegetação e água refrigeram um ambiente aberto, com um consumo mínimo de energia. A eficiência dos ciclos fechados em experimentos de pesquisa aeroespacial apontam uma meta ambiciosa

© Nacho Uribe Salazar
© Nacho Uribe Salazar

Em paisagens bem abastecidas com água, a evaporação e condensação dissipam até 70% da radiação solar. Ao contrário do ar condicionado, que resfria um espaço aquecendo o vizinho, a energia embutida em partículas de vapor faz migrar para as camadas superiores da atmosfera, diminuindo o aquecimento do solo e dos materiais de construção. Por outro lado, os ecossistemas ativados mecanicamente, como máquinas de baixo desempenho energético, purificam a água in situ, usada para irrigação da vegetação e transpiração.

© Nacho Uribe Salazar
© Nacho Uribe Salazar

A tecnologia atual pode optimizar estes processos como um conteúdo de projeto na arquitetura: softwares modelam o movimento do ar, a radiação dos materiais e as temperaturas, de modo a definir formas e materiais para a preservação do ar refrigerado o máximo possível, aumentando a relação entre água, consumos de energia e nível de conforto.

O terraço de Casadecor no último piso tem sido uma boa oportunidade para testar esse conceito. Ele aparece como uma plataforma privilegiada sobre o tecido urbano apertado, oferecendo um contato direto com o céu urbano de enorme alcance.

© Nacho Uribe Salazar
© Nacho Uribe Salazar

Nosso objetivo tem sido o de preservar essa identidade, não doméstica, mas mais perto de uma paisagem, com o objetivo de construir um observatório atmosférico que aumente a percepção da dinâmica do ar e da água. Ao mesmo tempo, transformamos isso num mecanismo que mostra o enorme potencial do projeto arquitetônico, combinando forma, evaporação e sombras, para transformar a ilha de calor urbana num oásis fresco.

© Nacho Uribe Salazar
© Nacho Uribe Salazar

Poucos elementos são introduzidos: proteção contra sol e chuva é resolvida com a formação de nuvens baixas, três coberturas infláveis que completam o primeiro plano de água. Sua construção é muito leve e serve para sublinhar a espessura e densidade do ar, capaz de conter folhas plásticas suspensas. Abaixo delas, a vaporização forma um ar mais denso e fresco

© Nacho Uribe Salazar
© Nacho Uribe Salazar

Por outro lado, a geometria de inclinaçcões no pavimento e telhados continua com novas superfícies, como colinas artificiais, onde pode-se deitar e olhar para cima. Sua função é também de minimizar a presença das paredes perimetrais que delimitam o espaço.

© Nacho Uribe Salazar
© Nacho Uribe Salazar

Da mesma forma, imagens impressas em espelhos com diferentes inclinações encontram as paredes mais altas, para multiplicar em diferentes escalas da paisagem de nuvens e telhados

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato. Cita: "Observatório de Nuvens / Carolina González Vives" [The Clouds Observatory / Carolina González Vives] 02 Out 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/774597/the-clouds-observatory-carolina-gonzalez-vives> ISSN 0719-8906